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FIQUE LIGADO

identicon por Roberto Marks
18/11/2023
em Notícias, RM
Processo de GigaFundição da Toyota (Foto: Divulgação Toyota)

Processo de GigaFundição da Toyota (Foto: Divulgação Toyota)





Toyota estuda processo de produção da Tesla

A Toyota revelou recentemente o desenvolvimento de processo de fundição de alumínio que pode produzir vários conjuntos de componentes em uma única peça (foto). Conforme divulgou o site da revista Auto Motor und Sport, o princípio definido como GigaFundição pela Tesla — primeiro fabricante a adotar o processo —, foi demonstrado pela Toyota num treinamento na fábrica de Myochi, Japão, indicando que esta tecnologia pode reduzir o tempo de produção de uma carroceria com a união de apenas três peças fundidas.

Enquanto nos automóveis convencionais as peças metálicas são unidas por soldagem, adesivos industriais e outras técnicas, no sistema de fundição de alumínio sob alta pressão a estrutura básica de um automóvel pode ser moldada numa única peça. Segundo a Toyota, um monobloco convencional consiste de 86 peças que são unidas no setor de Armação em 33 etapas individuais. Com o novo processo, o tempo de produção do monobloco completo poderia ser reduzido à metade, de 20 para 10 horas por carro.

Assoalho completo do Tesla Y (Foto: Divulgação Tesla)

 

A fundição sob pressão de componentes de alumínio não é uma tecnologia de produção completamente nova na indústria automobilística. Mas foi a Tesla quem adotou enormes prensas que podem produzir estruturas completas rapidamente no processo que denominou GigaFundição e que é altamente produtivo. Agora outros fabricantes estudam o processo, como a Toyota, Ford e Hyundai, enquanto a Volvo já aderiu instalando duas prensas de 9.000 toneladas na sua nova fábrica em Košice, na Eslováquia.

Segundo fontes da Volvo, a empresa sueca investiu mais de US$ 900 milhões para adotar a tecnologia que denomina MegaEstampagem. Já a Toyota deverá adotar esta tecnologia como parte da estratégia para melhorar o desempenho e reduzir custos de produção e consequentemente o preço de futuros modelos elétricos. Segundo especulações da mídia japonesa, a tecnologia será usada pela primeira vez em um modelo elétrico Toyota que será produzido em massa e deverá ser lançado em 2026.

 

Hyundai venderá carros pelo site da Amazon

Foto: Divulgação Hyundai)

O site da revista inglesa Autocar, divulgou informação de que a Hyundai será a primeira a comercializar na plataforma “Move”, da Amazon, dedicada à venda de veículos, assim que esta entrar na rede, o que está programado para o ano que vem. O acordo também foi confirmado pela Amazon, que disse estar negociando com outros fabricantes.

A plataforma deverá incialmente comercializar veículos apenas no mercado americano. Nos lançamentos nos Estados Unidos, os fabricantes poderão listar e vender seus modelos no site amazon.com, com os clientes podendo comprar um automóvel da mesma maneira como fazem com qualquer outro produto no site. Os veículos serão dos estoques das concessionárias.

O acordo, que permitirá à Hyundai se antecipar às outras marcas no mercado, faz parte de uma parceria com a Amazon, que foi divulgada recentemente quando a fabricantes sul-coreana informou que passaria a adotar o assistente Alexa IA, da Amazon, para instalar em todos os modelos Hyundai.

 

Novo VW Transporter será baseado no novo Ford Transit 2023

Ford Transit Custom será a base do novo VW Transporter 7 (Foto:: Divulgação Ford)

Conforme informação divulgada pelo site da revista alemã Auto Motor und Sport, a nova geração do Volkswagen Transporter, a T7, será desenvolvida sobre o arcabouço do Ford Transit Custom, de segunda geração, lançado este ano no mercado europeu. A decisão faz parte do acordo entre as duas fabricantes em forma de aliança para compartilhamento de componentes e também parceria no desenvolvimento de novos modelos. A aliança foi firmada por ocasião do Salão de Detroit em janeiro de 2019, conforme noticiado pelo AE na época.

A história do VW Transporter começou com o modelo T1 denominado   VW Tipo 2 T1, ao ser lançado em março de 1950  na Alemanha e que logo  foi apelidado Bulli por seus fãs lá, e que aqui no Brasil ficou denominado comercialmente como Kombi, a versão de uso misto do Transporter. Seguiram-se as gerações T2, T3, T4, T5 e T6 do VW Transporter, que também serviu de base para as variações, furgão, picape e até motor-casas.







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Rolls-Royce acabou ficando para a BMW (Foto: Divulgação Rolls-Royce)

DE COMO A ROLLS ROYCE TRAPACEOU A VW EM US$ 800 MILHÕES

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