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Na Ford Ranger Raptor, o superdesempenho caminha junto com a alta tecnologia. Nunca no mercado nacional viu-se uma picape com tantas modernidades e soluções interessantes como a da nova versão esportiva da consagrada Ranger. Fruto de um desenvolvimento feito pela Ford Performance, a Ranger Raptor supera o desempenho de qualquer outra picape hoje existente no mercado nacional, e sob todos os aspectos: já imaginaram uma caminhonete de cabine dupla que acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos? E é capaz de transpor rampas de até 45º com relativa facilidade? Esses e outros desafios, ela tira de letra.
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Só para que se tenha uma ideia, a linha Raptor foi apresentada inicialmente nos EUA na F-150 em 2008, ainda como protótipo esportivo e focado no alto desempenho em competições off-road nos desertos, como a famosa Baja 1000, realizada nos desertos mexicanos. O carro experimental deu tão certo, entusiasmando tanto, que as primeiras F-150 Raptor de série foram chegar às ruas antes de 2010. Sucesso! Em 2018 veio a primeira Ranger Raptor, seguindo os passos da irmã maior. E agora, pela primeira vez, o consumidor brasileiro poderá ter uma Ranger Raptor para chamar de sua, um verdadeiro templo ao off-road, que transpõe quaisquer barreiras, seja na areia ou no barro, com aparatos tecnológicos que deixam para trás qualquer rival.
É importante ressaltar que a Ford Ranger Raptor vendida no Brasil foi concebida pela divisão Performance a partir do zero, em um projeto separado do das Ranger “normais”. Tudo nela é especial: rodas de liga de alumínio forjado aro 17, pneus Grabber preparados para trilhas, suspensões dianteira e traseira com bitola mais larga e curso aumentado, amortecedores adaptativos Fox (concebidos para o uso em aventuras), chassi com longarinas reforçadas e maior rigidez torcional, ponto de apoio das molas especialmente calculados para resistir impactos, freios e direção refeitos para melhor dirigibilidade.
E, claro, o visual acompanha a nova proposta, com toque totalmente exclusivo, lembrando que a bitola e curso maiores das suspensões obrigaram os técnicos a acertar os paralamas e caixas de rodas para se adequarem ao novo conjunto, que se somam ainda aos grandes pneus off-road. Para as utilizações mais severas, a Ranger Raptor é capaz de passar em regiões alagadas com até 850 mm de água, graças a vedações exclusivas da mecânica e da eletrônica.
Seus para-choques esportivos, além de deixar a picape mais intimidante, também são funcionais: permitem um ângulo de ataque de até 32º sem raspar no chão, e uma saída de até 27º nas mesmas condições. Com a nova Raptor, é possível ainda transpor objetos com mais de 27 cm de altura sem contato com componentes da parte inferior como cárter, transmissão ou tanque de combustível. Aliás, essas e outras peças são protegidas com chapas moldadas de aço, evitando danos em aventuras fora-de-estrada. Foi um minucioso trabalho da engenharia Ford.
Um capítulo a parte da Ranger Raptor, importada da Tailândia, está relacionado ao conjunto motor-câmbio e diferenciais. Debaixo do capô da Rapto está um V-6 3.0 a gasolina, com configuração não encontrada na grande maioria dos carros e picapes chamados de esportivos: bloco fundido em liga de ferro com alto índice de grafite, cabeçotes fundidos em alumínio, configuração de duplo comando de válvulas de fases variáveis, quatro válvulas por cilindro, injeção de combustível no duto e direta e a superenchimento dos cilindros garantido por dois turbocarregadores, fornecendo desempenho invejável.
São nada menos que 397 cv de potência e torque máximo de brutais 59,4 m·kgf, o que garante força trativa suficiente para arrancadas surpreendentes, como a de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, sem que o motor perca força para vencer subidas das mais íngremes com menores rotações mesmo centenas de metros acima do nível do mar. A associação do motor V-6 com o câmbio automático de 10 marchas reescalonado e adequado aos quase 400 cv da Raptor, permite que as quatro rodas tracionem a Ranger esportiva em quaisquer condições de piso. Porém, a velocidade máxima é limitada em apenas 180 km/h,
Seu sistema, tal qual o das demais Ranger V-6, é um 4WD, mas com o bônus da opção da tração traseira selecionável pelo motorista quando não há necessidade de enviar torque para as quatro rodas. Assim, é possível rodar com a Ranger Raptor movendo apenas duas das quatro rodas, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Falando nisso, a alta tecnologia também se faz presente na hora de poupar gasolina e emitir menos gases poluentes, pontos que a Ranger Raptor não faz nada feio: pelos dados oficiais, são até 10,2 km/l na estrada, o que significa que a picape esportiva pode viajar mais de 830 km com apenas um tanque!
Outra virtude da Ranger Raptor são os dois diferenciais inéditos com função bloqueante, trabalhando de acordo com a perda de tração em cada um dos eixos, e corrigindo de forma automática. Aliás, ambos os eixos da Raptor são diferenciados, com maior robustez, além da bitola mais larga. Ainda falando da parte inferior da picape esportiva da Ford, destaque para o escapamento exclusivo com cano duplo, que, graças a um difusor, consegue ter até quatro sons diferentes (silencioso, normal, esportivo e um especial Baja), escolhidos de forma eletrônica pelo motorista, ou seguindo o seletor de modos de condução (esse contempla outras sete configurações).
Mais esportividade e preparação exclusiva segue em seu interior: como grande destaque, a Ford Ranger Raptor traz bancos dianteiros em formato que se assemelha aos bancos-concha dos carros de corrida, que têm como grande virtude maiores abas laterais e capacidade superior de segurar o corpo nas curvas rápidas. Na Raptor, a espuma utilizada também é especial, e foi desenvolvida para absorver uma parte dos impactos quando o carro salta ou passa por grandes obstáculos, e o que acentua a esportividade da picape é também a forração especial em couro e camurça.
No conjunto há ainda grafias exclusivas nos instrumentos do painel digital, volante com acabamento esportivo e marcação de centro na parte superior do aro (como nos carros de rali), acabamento com predominância de tons escuros e detalhes em laranja, sem contar tecnologias exclusivas que só ela tem, a exemplo dos faróis em LED matriciais inteligentes, sistema de iluminação externa 360º ou câmera off-road na dianteira. Um carro com tudo o que o consumidor de picapes precisa e nunca imaginou encontrar num só veículo..
A Ford Ranger Raptor não surpreende apenas pela tecnologia e por seu elevado desempenho em qualquer terreno, mas também pode fazer feliz quem imagina valores assustadoramente altos, como o de outras picapes cabine dupla do mercado nacional. Completa, e ainda com diversos acessórios no catálogo, a Ranger Raptor tem preço público sugerido de meros R$ 450 mil, sem perder em praticamente nada para caminhonetes maiores e mais caras vendidas no mercado brasileiro. Mais uma vez, a Ford surpreendendo.
DM
(Atualizada em 28/11/23 às 9h50, informação da velocidade máxima, 180 km/h, indisponível no material de imprensa por ocasião da compilação da ficha técnica pela redação do AE ontem)
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
FICHA TÉCNICA DA NOVA RANGER RAPTOR 2024 | |
MOTOR | |
Denominação | EcoBoost V-6 3,0 |
Descrição | Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em “V” a 60º, bloco de ferro-grafite e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, dois turbocarregadores com interresfriador, injeção no duto e direta, gasolina 91 RON mínimo |
Cilindrada (cm³( | 2.949 |
Diâmetro x curso (mm) | 85,3 x 85,8 |
Potência máxima (cv/rpm) | 397 / 5.650 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 59,4 / 3.500 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Densidade de potência (cv/L) | 134 |
Densidade de torque (m·kgf/L | 20,1 |
TRANSMISSÃO | |
Denominação | Ford 10R80 |
Tipo | Conversor de torque, câmbio automático epicíclico Selectshift, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 permanente, distribuição de torque ente os eixos conforme demanda, troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante, diferenciais autobloqueantes |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,714; 2ª 2,9997; 3ª 2,149; 4ª 1,769; 5ª 1,521; 6ª 1,275; 7ª 1,00 (direta), 8ª 0,853; 9ª 0,689; 10ª 0.636; ré 4,885 |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,70 (dianteiro), 3,73 (traseiro) |
Caixa de transferência | 2 reduções com 4H, 4L e 4A, redução máxima total 57,88:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares de alumínio superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado FOX 2,5″ e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, mola helicoidal, 2 braços de locação longitudinal e transversal (paralelogramo do Watt) e amortecedores pressurizados FOX 2.5″ montados externamente às longarinas do chassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direção (:1) | 17,2 |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 13,2 |
FREIOS | |
Descrição | Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito dianteiro-traseiro, freio de estacionamento eletromecânico |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 310 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 308 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8,5J x 17 |
Pneus | 285/70R17 (General Grabber) |
Estepe | Igual ás demais rodas |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.415 |
Capacidade de carga | 715 |
Rebocável | 2.500 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 82 |
Caçamba | 1.232 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.381 |
Largura sem/com espelhos | 2,027 / 2.202 |
Altura | 1.922 |
Distância entre eixos | 3.270 |
Bitola dianteira/traseira | 1.620 / 1.620 |
Caçamba | Comprimento 1.514, largura 1.584 (1.224 entre caixas de rodas), altura 529 |
Distância mínima do solo | 272 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) | 32 / 27 / 24 |
Imersão (mm) | 850 |
CONSTRUÇÃO | Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas, 5 lugares |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Urbano (km/L) | 8,3 |
Rodoviário (km/L) | 10,2 |
Alcance máximo (km) | 836 |
CONTEÚDO DA FORD RAPTOR 2024 |
EXTERIOR |
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis |
Estribo plataforma de alumínio |
Faróis de neblina de LED |
Faróis principais matriciais de LED com facho alto automático |
Grade do radiador ativa |
Grade Raptor |
Iluminação 360º |
Iluminação para a caçamba |
Lanternas traseira de LED |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Molduras de para-lamas pretas |
Para-barros dianteiros e trazei-os |
Para-choques pretos |
Protetor da caçamba |
Protetores inferiores off-road |
Retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidoras de setas, rebatimento elétrico, aquecimento e luz de cortesia |
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento |
Tomadas 12 V e 120 V na caçamba |
Visual Raptor |
INTERIOR |
Interruptores auxiliares (6( |
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro em 10 direções |
Aquecimento dos bancos |
Chave com sensor de presença e partida sem chave |
Compartimento extra sob o banco traseiro |
Descansa-braço traseiro |
Espelho retrovisor eletrocrômico |
Pontos de amarração de carga na caçamba (6) |
Quadro de instrumentos de 12,4″ em cores, configuráveis pelos comandos no volante |
Sensor de chuva |
Tomada 120 V |
Vidros elétricos dianteiros/traseiros um -toque descida e subida |
volante com ajuste de altura e distância |
Volante Raptor com revestimento premium e marca de referência de direção reta à frente |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos |
Alerta de trêfego transversal à retaguarda |
Assistente de manobras evasivas |
Assistente de partida em aclives |
Assistente de permanência e centralização nas faixas de rolamento |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais, de cortina e para joelhos do motorista |
Câmera 360º |
Cintos de segurança de três pontos nos cinco lugares |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda |
Controle de velocidade off-road (controle em trilhas) |
Controle de estabilidade e tração |
Frenagem automática pós-colisão |
Limitador de velocidade |
Monitoramento de ponto cego |
Reconhecimento de placas de trânsito |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres em deslocamento para frente e ré |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Trava elétrica da tampa da caçamba |
TECNOLOGIA |
Carga do volante de direção ajustável |
Comando de câmbio eletrônico |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas |
Modos de amortecimento selecionáveis: 3 (Normal, Sport e Off-Road) |
Modos de condução selecionáveis: 7 (Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Baja e Rock Crawl (piso com pedras, marcha bem lenta) |
Modos de rodagem selecionáveis: 4 (Normal, Conforto, Sport e Off-Road) |
Modos de som do escapamento selecionáveis: 4 (Silencioso, Normal, Sport e Baja( |
Monitoramento da pressão dos pneus |
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC 4 |
App link |
Assistência de emergência |
Bluetooth |
Comando de voz em português |
Comandos de áudio no volante |
Entradas USB |
Espelhamento Android /auto e Apple CarPlay sem fio |
Navegador GPS nativo |
Navegador Off-Road |
Sistema de áudio premiu Bang & Olufsen com 8 alto-falantes |
Tela central multifuncional tátil da alta definição |
FORDPASS CONNECT; CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS |
Alerta de acionamento do alarme no telefone celular |
Alertas de funcionamento do veículo |
Condição remota do veículo (nível de combustível, hodômetro) |
localização do veículo no telefone celular |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado |
Partida remota e com agendamento |
travamento/destravamento remoto do veículo |