Em setembro estive no lançamento do novo Peugeot 208 que passou a receber o motor T200 da Stellantis. O mesmo conjunto tricilindro 1,0 turbo flex com câmbio automático CVT que equipa os Fiat Pulse e Fastback. A versão avaliada foi a Allure, de entrada, que vem equipada com pneus 195/55R16 e o quadro de instrumentos é o convencional da linha Peugeot. Veja a matéria aqui.
Ficou faltando uma avaliação da versão Style (pronuncia-se sti-le, o carro é francês; fosse americano seria stai-el), equipada com o quadro de instrumentos 3D, o mesmo utilizado no elétrico e-208 GT, e com pneus 205/45R17. Atendendo a curiosidade de alguns leitores, solicitamos o empréstimo desta versão e aproveitamos para tirar algumas dúvidas que ficaram da avaliação inicial.
Motor e câmbio
O motor tricilindro 1,0 turbo flex com injeção direta tem ótima dirigibilidade enquanto utilizando o modo normal de condução. Ao acionar o modo Sport, através de interruptor no lado esquerdo do painel de instrumentos, a resposta do acelerador fica bem mais rápida. Uma solução muito boa para uso em rodovias de pista simples onde a necessidade de ultrapassagem exige uma resposta imediata.
Ao utilizar o modo Sport em trajetos urbanos a resposta mais rápida do pedal do acelerador chega a atrapalhar a dirigibilidade em velocidades baixas. Até 20-30% de aceleração no pedal, o carro apresenta oscilações a qualquer milímetro que o pedal seja movimentado. E nas vias remendadas das cidades é impossível manter o pé parado. Por isso a opção é dirigir no modo normal nessa situações é a mais adequada.
Os 125/130 cv de potência máxima a 5.750 rpm são bem aproveitados e o carro de apenas 1.157 kg acelera de 0 a 100 km/h em 9,2/9 segundos. A velocidade máxima declarada é de 206 km/h, e esse 208 chega fácil a 150 km/h, basta se distrair no pedal do acelerador. Não duvido que ultrapasse a barreira dos 200 km/h.
O torque máximo de 20,4 m·kgf a 1.750 rpm (com qualquer dos combustíveis) é o principal contribuidor para o prazer ao dirigir do veículo. Parece que tem sempre bom nível de potência, não precisando pressionar o pedal do acelerador até o fundo para tirar suspiros de quem vai ao lado. Com isso o consumo de combustível apresentou bom resultado também. Abastecido com gasolina, obtive 12,9 km/l no uso geral de uma semana com 420 km rodados. No trecho entre São Paulo e Campinas, a 120 km/h a média foi de 16,5 km/l.
O consumo homologado (Inmetro) é 12,3/8 km/l na cidade é 13,6/9.8 km/l, na estrada.
Uma correção necessária a fazer é com relação ao interresfriador. No evento do lançamento eu informei erroneamente que era o mesmo sistema do Pulse/Fastback, do tipo ar-água incorporado ao coletor de admissão, mas na verdade o 208 turbo utiliza sistema ar-ar. Os engenheiros da Stellantis viram que o interresfriador da plataforma PSA, montado na vertical `direita do radiador e usado nas versões com motor THP era suficiente para os objetivos do projeto, e assim ficou a nova instalação. A utilização a versão Fiat, posicionado junto ao coletor de admissão, seria mais difícil devido ao capô do 208 ser mais baixo que nos carros da marca italiana.
Dinâmica
Os pneus 205/45R17 Pirelli Cinturato P7 deram um comportamento dinâmico mais estável e com ótima resposta de direção. Nem mesmo a posição de dirigir do i-Cockpit que obriga a ter o volante mais baixo para visualizar o quadro de instrumentos foi capaz de estragar o fun to drive do 208 Style turbo.
A aspereza de rodagem é mais acentuada do que a da versão Allure, mas a maior estabilidade paga esse ligeiro desconforto. Por outro lado, o isolamento da carroceria é muito bom e são poucos ruídos externos que chegam a perturbar os ocupantes. Pelo lado vibracional os engenheiros da Stellantis fizeram um ótimo trabalho nessa integração do motor Fiat ao monobloco Peugeot.
Olhando de fora, e mesmo já sentado ao volante nota-se que o veículo é baixo, e em um mundo infestado de suves, ao dirigir um hatch compacto a sensação de ser baixo é ainda maior. No meu caso em particular é mais crítico, pois vim de uma sequência de avaliações de picapes (Ram 3500 e Rampage, Silverado) e entrei no 208. A cada lombada já sentia que a frente ou o meio do carro iria raspar no chão, mas isso não acontece. É preciso um uso bruto fora do comum para embicar o para-choque dianteiro no chão. E o centro do carro não topou com nenhuma lombada.
O equilíbrio de movimentação entre as suspensões dianteira e traseira é muito bom e mostra o ajuste de calibração de molas e amortecedores para maior conforto de rodagem. O conjunto McPherson na dianteira-eixo de torção na traseira é a fórmula de sucesso para esse tipo de veículo, além de garantir manutenção de baixo custo. O sistema de direção com assistência elétrica agrada no uso geral e o pneu de perfil mais baixo e maior largura não deixou as manobras de estacionamento mais pesadas.
Aparência
No lado estético a versão Style do 208 turbo traz o desenho exclusivo da roda de 17” e o logotipo posicionado na coluna traseira, similar à versão de mesmo nome com motor 1,0 de aspiração atmosférica que já testamos.
Os faróis são em LED e tem ótimo desempenho sem o recurso de acendimento e/ou alto automático, e nas luzes de rodagem diurna (DRL) os dentes de sabre já viraram marca registrada da marca.
As sapatas dos pedais e do apoio do pé esquerdo com acabamento esportivo em alumínio complementa o bonito acabamento dos bancos que utiliza uma mescla de tecido com material que imita couro. O volante tem revestimento em couro com ótima textura para o toque e incorpora os comandos de som, telefonia e computador de bordo. Os comandos do controle de cruzeiro estão em uma alavanca adicional atrás do volante, outra característica já conhecida da marca Peugeot.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A central multimídia tem ótimo tamanho e caracteres de fácil visualização e leitura, o que não se pode dizer do quadro de instrumentos 3D que tem o atrativo da aparência tridimensional, mas cuja leitura é prejudicada sob forte luz solar. O pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay formam o conjunto perfeito com o carregador sem fio, por indução.
O teto solar panorâmico é exclusividade entre os hatches compactos e deixa o veículo mais bonito, além de clarear o interior que tem revestimento predominante em cor escura.
Mercado
As novas versões do Peugeot 208 turbo e câmbio automático CVT seguem anunciadas com os mesmos preços de lançamento:
Allure – R$ – 99.990
Style – R$ – 109.990
Griffe – R$ – 114.990
Na última análise de mercado do nosso editor Marco Aurélio Strassen, referente ao mês de outubro, ainda não mostrou um crescimento das vendas do 208, mas esperamos ver algum crescimento nos próximos meses, pois já se nota mais veículos pelas ruas. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA PEUGEOT 208 2024 | |||
MOTOR | |||
Designação | T200 Flex | ||
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão com atuação indireta eletro-hidráulica Multi-Air III com inerente variação de fase e levantamento, no escapamento atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico e variação de fase, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | ||
Comprimento de biela (mm) | 149,3 | ||
Relação r/l | 0,289 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 125/130/5.750 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/4.250 | ||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 125,1 / 130,1 | ||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 20,4 | ||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | ||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora por toques para trás/frente subir/reduzir, tração dianteira | ||
Relações das marchas (:1) | n.d. | ||
Relação de diferencial (:1) | n.d. | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade | ||
Diâmetro do volante (mm) | 350 na horizontal/330 na vertical | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,2 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / n.d. | ||
Operação | Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, ABS, servoassistência a vácuo | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 17 | ||
Pneus | 205/45R17 (Pirelli Cintrurato P7) | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,36 | ||
Área frontal (m²) | 2,138 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,77 | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.055 | ||
Largura (espelhos rebatidos/abertos) | 1.738/1.960 | ||
Altura | 1.453 | ||
Distância entre eixos | 2.538 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.500 / 1.500 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.157 | ||
Porta-malas (litros, VDA) | 265 | ||
Tanque de combustível (L) | 47 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||
Cidade (km/l) | 12,3 / 8,0 | ||
Estrada (km/l) | 13,6 / 9,8 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s G/A) | 9,2/9 | ||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 206 |
CONTEÚDO DO PEUGEOT 208 TURBO STYLE |
Acesso ao interior sem chave |
Acionamento elétrico de todos os vidros |
Ajuste elétrico dos espelhos externos |
Alavanca seletora de câmbio com aplique em preto piano |
Alerta de colisão |
Alerta e correção de permanência na faixa de rolamento |
Alto-falantes dianteiros e traseiros (4) e dois tweeters |
Ar-condicionado digital |
Bancos de couro |
Bolsas infláveis dianteiras e laterais (4) |
Carcaças dos retrovisores externos em preto brilhante |
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio) |
Central multimídia Peugeot Connect 10,3″ com pareamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay |
Comandos de áudio no volante |
Controle automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Defletor de teto em preto piano |
Descansa-braço para o motorista almofadado em couro |
Detector de fadiga |
Duas entradas USB (tipo A e C) |
Emblema Turbo 200 |
Encosto do banco traseiro rebatível |
Faróis de LED |
Farol alto automático |
Frenagem autônoma de emergência |
Grade do radiador cromada |
iluminação interna traseira |
Interior escurecido |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Maçanetas de porta externos na cor da carroceria |
Modo de condução Eco/Sport |
Painéis de porta em couro e bordados em azul |
Peugeot Driver Assist |
Quadro de instrumentos 3D |
Reconhecimento de placas de trânsito |
Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante |
Rodas de liga de alumínio de 17″ usinadas Bronx |
Saída de escapamento cromada |
Sapatas dos pedais e do apoio do pé esquerdo de alumínio |
Sensor de chuva e crepuscular |
Sensor de estacionamento traseiro |
Soleira “Peugeot” |
Teto panorâmico |
Visiopark 180º (sensor de estacionamento e câmera traseira 180º |
Volante de direção Sport Drive revestido de couro |