• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

identicon por chicolelis
01/12/2023
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Bolsa no afogador (Foto: autor)

Bolsa no afogador (Foto: autor)







Faz alguns dias, na casa de amigos, conversando com o jovem filho do casal, ele me contou uma velha piada, que muitos dizem ser um fato verdadeiro. É o caso daquela senhora, com seus mais de 65 anos, proprietária de um lindo Fusca azul “calcinha”, entrou na concessionária, onde havia comprado o carro uma semana antes, com cara de poucos amigos.

Quando o chefe da oficina, solícito, perguntou sobre a razão do seu aborrecimento ela disse que o carro não andava, que falhava muito e que ela estava muito chateada com aquilo.

Fusca examinado, nenhum problema encontrado, Fusca devolvido à senhora que saiu da oficina certa de que tudo estava bem. Mas não! Dois dias depois, lá estava a senhora, mas aborrecida ainda e querendo seu dinheiro de volta, pois iria comprar um outro carro. Talvez um Gordini, sobre o qual ouvira falar de um teste em Interlagos, com muitos quilômetros de voltas na pista, que antigamente, antes da desfiguração sofrida, tinha quase 8 km de extensão e um anel externo de 3,25 km, justamente onde o tal teste fora realizado.

Então o chefe da oficina perguntou se ele poderia acompanhá-la em uma volta pelo quarteirão, para que ele sentisse o problema e achar uma solução para ele.

A senhora entrou no carro, puxou o afogador, pendurou sua bolsa (foto de abertura, ilustrativa), deu na partida e saiu falando das falhas que o seu Fusca apresentava.

Não é preciso explicar a razão do problema, certo?

Mas aí surgiu outro: o jovem queria saber o que era afogador. Daí, recorrendo ao Google, respondi que “a função dele é enriquecer a mistura de ar e combustível no momento da partida. É muito útil quando o carro está frio, principalmente para carros antigos movidos a álcool. Isso porque esse combustível tem uma queima um pouco mais difícil do que a da gasolina”.

Então eu perguntei a ele sobre elementos imprescindíveis para os carros de décadas atrás, mas que não aparecem mais nos fabricados nos dias de hoje.

O que era um platinado?

Ele pensou muito e fez um movimento em direção ao computador. Ele também queria consultar o Google. Eu disse que não valia e que ele deveria usar a sua imaginação para responder.

— Acho que ele era o namorado daquela moça, a Vênus Platinada”, não?

Dei uma boa risada e disse que ele, mais tarde, procurasse a resposta no Google, que era algo não usado na fabricação dos carros da atualidade.

O que era um distribuidor?

Sorriu e disse que aquela era fácil, que deveria ser algo como um motoboy que faz entregas de pizzas, no domingo à noite na sua casa. Não podemos criticá-lo por fazer esta confusão que, afinal, ele nunca ouvira falar em um distribuidor no carro do seu pai, ou no da sua mãe. O dela, híbrido.

O que era um carburador?

Bem, esse ele nem tentou adivinhar o que era. Ainda arriscou um “um cara carburado, bêbado”, mas ficou nisso. O carro do pai tem injeção eletrônica, que chegou ao Brasil em 1988 e o híbrido da mãe não requer nenhum dos dois.

E quebra-vento?

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para fugir da área tecnológica, perguntei ao jovem se ele sabia o que era um quebra-vento.

— Isso é fácil — respondeu ele afirmando que ninguém pode quebrar o vento porque ele não é um corpo sólido. Mas sabe ele que antigamente, quase todos os modelos de carro tinham lá o seu quebra-vemto, com poucas exceções como o Maverick e o Chevette dos primeiros anos.

A “vingança”

Depois de darmos algumas risadas com o seu desconhecimento, o jovem filho dos meus amigos me convidou para jogar Mobile Legends: Bang Bang,  Paladins ou Arena Of Valor.

— Qualquer um, pode escolher, tio!!!. E deu um sorriso maroto e desafiador.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do s eu autor.







Próximo
Fotos: Divulgação netcarshow.com

DACIA LANÇA TERCEIRA GERAÇÃO DO DUSTER

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17