No último dia 8 a Anfavea fez a sua apresentação mensal para os cadernos econômicos e imprensa especializada, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, exibia mais otimismo que de costume, talvez puxado por leve melhora nos números. Com quase 218 mil emplacamentos, tivemos o segundo melhor mês do ano, melhor até mesmo que dezembro último, perdendo somente para julho, que fora impulsionado pelos incentivos tributários do governo.
Márcio também enfatizou que são as locadoras que vêm dando o tom, fato que nossos leitores já vinham sendo informados por aqui ao longo do ano, as vendas diretas de leves são mais da metade das vendas totais, porém o varejo também apresenta melhora, com quase 94 mil licenciamentos. As restrições de crédito ao consumidor permanecem, quem viu a apresentação pode notar que bancos e entidades financeiras vêm recusando três de quatro pedidos de crédito para automóveis novos. A Selic vem tendo queda gradual e já nos permite projetar um cenário mais positivo para o varejo, isso se não tivermos mais obstáculos no caminho.
No total, foram 217.848 unidades vendidas, sendo 206.819 leves, 9.447 caminhões e 1.582 ônibus, 9.840 licenciamentos diários de leves, alta de 5% sobre setembro. Comparar este outubro com o anterior não vale a pena, a crise dos semicondutores estava em seus mais duros momentos no ano passado, o que mascararia um boom que não está acontecendo.
No gráfico de emplacamentos diários dos anos 2018 a 2023 pode-se ver um dos melhores outubros, para engatarmos um ritmo de reação, falta mesmo voltarem as vendas financiadas.
Um varejo com mais de 80 mil automóveis permitiu mais otimismo, ao menos de forma contida, novembro apresenta ritmo parecido.
No acumulado do ano os emplacamentos de leves aumentaram 11,4%, o varejo cresceu 10% e atacado 13%, Nissan, Toyota, Honda, GM e VW foram as que tiveram maior crescimento (tabela abaixo)
Ranking do mês e dos dez meses
Fiat emplacou 44.456 unidades, VW em 2º, com 32.886, Chevrolet em 3º, 32.274, Toyota consolidada em 4º lugar, depois Hyundai, Renault, Jeep. No acumulado do ano a Fiat também abre distância, com 384.444 unidades, VW com 271.310, Chevrolet com 268.581, Toyota, Hyundai, na mesma ordem. As duas marcas chinesas novatas, respectivamente BYD e GWM, ocupam respectivamente 15º e 17º lugares, posicionando-se acima de todas as marcas de luxo e ameaçando até outras tradicionais como Mitsubishi e Citroën, agora com fábricas rodando a espremida tende a ser maior. Aquele imposto sobre os eletrificados a vigorar em janeiro próximo tem muito suco de Brasil.
Nos automóveis, o Polo segue disparado na frente, com 11.123, Onix em 2º, 10.657, Mobi em 3º, 8.037, HB20, Onix Plus, quatro suves entre os dez primeiros. Nos dez meses, Polo também lidera com 83.051, Onix com 81.405, HB20 com 69.224, Onix Plus, Mobi, T-Cross.
Strada (foto de abertura) segue num ritmo avassalador, vendeu quase três vezes o volume da Saveiro, a 2ª colocada, depois Toro, 4.081, Hilux, 4.026, Montana, 2.924, a Ranger renovada e a Rampage são as novidades nos top10. Nos dez meses a Strada acumulou 98.512 unidades emplacadas, depois Toro, 42.188, Saveiro, 38.223, Hilux, Montana, S10.
Até mês que vem!
MAS