Na apresentação do suve ZR-V Touring na semana passada em São Paulo, perguntada a que se referia o Z do nome de modelo, a equipe da Honda incumbida de apresentá-lo disse referir-se à geração Z, que é a dos nascidos entre 1995 e 2010, hoje na faixa etária 13-27 anos, portanto de adolescentes a jovens. Achei curioso. E o “R-V” eu já sabia, é de Recreational Vehicle, veículo de lazer.
Foi essa a impressão que tive ao conhecer o ZR-V, especialmente pelas linhas joviais e elegantes, com destaque para a grade harmoniosamente inserida na seção dianteira sem intenção de ser dominante ou intimidante. O suve é produzido no México na cidade de Celaya e foi lançado em junho do ano passado para atender aos mercados americano e da América Latina.
Já está nas concessionária da marca e seu preço público sugerido é R$ 214.500. Não tem opcionais.
O veículo
O ZR-V é mais um suve para quem se sente melhor a bordo de um do que num sedã três-volumes ou hatchback ou mesmo numa camioneta. simplesmente por questão de porte. Ou por ser indiscutivelmente moda.
Nada tem do que se pode chamar de especial, mas tudo que tem é bem feito, uma apreciada característica da marca criada por Soichiro Honda em 1948, mas que só começou a produzir automóveis em 1963, com o pequeno roadster S500.
Este tinha motor 4-cilindros de 531 cm³, duplo comando de válvulas e quatro carburadores de fluxo horizontal Keihin. Entregava 44 cv a 8.000 rpm com corte a 9.500 rpm, nitidamente um motor de motocicleta, justamente por onde a Honda começou.
O ZR-V, na contramão da tendência atual de motores menores turbocarregados, tem motor 4-cilindros de 2 litros de aspiração atmosférica a gasolina, duplo-comando de válvulas com tecnologia de variação de fase e levantamento de válvulas(4 por cilindro) e de coletor de admissão de dois comprimentos, com injeção no duto, chamado K20Z5.
Entrega 161 cv a 6.500 rpm e 19,1 m·kgf a 4.200 rpm. Não é um motor que se possa chamar de brilhante — densidade de potência de apenas 80,6 cv/L e de torque, 9,6 m·kgf/L — mas desloca bem o suve de 1.446 kg e com suavidade por ser dotado de árvore contrarrotativa de balanceamento. Sua aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima, duas referências mundiais de desempenho, continuam inexplicavelmente top secret na Honda, Ah, se Soichiro soubesse disso…
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É claro que o AE e qualquer veículo de imprensa pode efetuar essas duas medições até com o velho cronômetro (velocidade = espaço ÷ tempo), mas exige pista plana, nível do mar, vento nulo e, no caso de velocidade máxima, reta de seis quilômetros. Tudo o que se quer são referências apenas, e não provar a capacidade do veículo nesses dois quesitos.
Por minha experiência e estimativa eles situam-se ao redor de 10 segundos e 200 km/h, na ordem. A relação peso-potência é 9 kg/cv. Não há dúvida quanto a ser desempenho que atende bem ao uso familiar, seja urbano ou rodoviário.
Sua taxa de compressão é 10,8:1, comedida para o nosso tempo, mas permite operação plena do motor com gasolina comum/comum aditivada, já que a exigência mínima de octanagem é 91 RON e a nossa gasolina comum tem octanagem mínima oficial 93 RON, embora na verdade seja de 95 RON, como já comentei diversas vezes aqui.
Com consumo de homologação 10,2 km/L na cidade e 12,1 km/L na estrada, o tanque de 53 litros permite rodar 540 quilômetros na cidade e 640 quilômetros na estrada em uso normal, sereno.
O câmbio, de fabricação Honda, é um CVT de 7 marchas, acoplado ao motor por conversor de torque. Em Automático há trocas de marcha à medida que rotação e velocidade aumentam. Nas freadas há redução de marcha automática, mas sem aceleração interina e nenhum tranco. A Honda não informa ao menos a maior e a menor redução, tampouco a relação de diferencial. Por isso não foi possível calcular a rotação do motor a 120 km/h (velocidade real). Pelo conta-giros, 2.400 rpm,
Trocas manuais só podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante é há modo Sport que deixa as trocas de marchas, quer automáticas ou manuais, um pouco mais rápidas.
Toda a parte rodante — suspensão, direção, freios — é de primeira grandeza, traço comum a todo Honda. Direção bem rápida (relação 12,5:1), suspensão macia sem ser descontrolada, pouca rolagem, freios potentes e de boa modulação. Aponta bem para as curvas e as faz com dose certa (pequena) de subesterço.
O ZR-V tem 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura sem espelhos e 2.093 mm com, 1.611 mm de altura e 2.655 mm entre-eixos.. O espaço para pernas no banco traseiro é bom, mas seu porta-malas não chega a 400 litros, fica nos 389 litros, apesar do estepe estreito. A capacidade carga é razoável, 464 kg, o que pelo “Padrão Gerson” resulta em 350 kg de cinco ocupantes de 70 kg e 114 kg de bagagem.
Segurança
Como em praticamente todo carro atual, o ZR-V conta com construção projetada para absorver a energia dos impactos de maneira a reduzir a desaceleração a níveis seguros, e com o Trio de Segurança — Ativa (ajuda o motorista a evitar acidentes, como boa estabilidade), Passiva (mitiga a severidade dos acidentes, como a bolsa inflável) e Preventiva (dá ao motorista as melhores condições para dirigir, que o fatiguem o menos possível, como faróis potentes viagens noturnas).
Também, cada vez mais populares e conhecidos, os sistemas avançados de auxílio ao motorista, no caso da marca japonesa, Honda Sensing. Todos os seis são descritos na lista de conteúdo em seguida à ficha técnica.
Em resumo
Senti a falta das úteis alças de teto para motorista e acompanhante e estranhei muito dirigir um carro com espelho esquerdo plano depois de 45 anos dirigindo com este espelho convexo. Caso comprasse um trataria de dar um jeito nisso, como mandei fazer num Kadett SL/E 1982.
Quanto ao ZR-V, nele encontram-se todos os atributos de um eficiente a agradável veículo familiar, especialmente para quem aprecia cilindradas mais altas e a pressão atmosférica para encher os cilindros, que jamais falhará. E que nunca ficará em dúvida se abastece com álcool ou gasolina.
BS
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FICHA TÉCNICA HONDA ZR-V TOURING | |
MOTOR | |
Designação | K20Z5 |
Descrição | Dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio., duplo comando de válvulas, corrente, controle de fase e de levantamento na admissão e escapamento, árvores contrarrotativa de balanceamento, infeção no duto, Sistema de injeção PGM-FI. gasolina 91 RON (comum) |
Cilindrada (cm³) | 1.996 |
Diâmetro x curso (mm) | 86 x 85,9 |
Potência (cv/rpm) | 161 / 6.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 19,1 / 4.200 |
Taxa de compressão (:1) | 10,8 |
Densidade de potência (cv/L) | 80,6 |
Densidade torque (m·kgf/L) | 9,6 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo Honda dianteiro com câmbio automático CVT, trocas manuais sequenciais por borboletas, modo Sport, conversor de torque, tração dianteira |
Número de marchas | 7 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, dois pinhões, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 12,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do voante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Atuação | Servoassistência a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, auxílio a frenagens de emergência |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 312 |
Traseiros (Ø mm) | Disco / 310 |
Freio de estacionamento | Eletromecânico, atuação rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5J x 17 |
Pneus | 215/60R17H (Michelin Primacy All Season) |
Estepe | Temporário estreito T135/90D17M com roda de aço |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro de alumínio |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.568 |
Largura sem / com espelhos | 1840 / 2.093 |
Altura | 1.611 |
Entre-eixos | 2.655 |
Distância mínima do solo | 178 |
ANGULOS (º) | |
Entrada | 16,4 |
Saída | 20,2 |
Transposição de rampa | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.446 |
Capacidade de carga (kg) | 464 |
Peso bruto total (kg) | 1.910 |
Volume do porta-malas (L) | 389 / 1.306 com os encostos do banco traseiros rebatidos |
Tanque de combustível (L( | 53 |
DESEMPENHO | n.d. |
CONSUMO DE GASOLINA, INMETRO | |
Cidade (km/L) | 10,2 |
Estrada (km/L) | 12,1 |
GARANTIA | 3 anos |
CONTEÚDO DO HONDA ZR-V TOURING |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acabamento do volante em preto piano |
Alças de teto para os passageiros do banco traseiro |
Alto-falantes (8) |
Ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar-climatizado sob os bancos dianteiros |
Banco do motorista com ajustes elétricos |
Banco traseiro com encosto bipartido 60:40 |
Bancos com estabilizador corporal |
Bolsa porta-revistas e objetos estreitos no dorso do encostos do banco dianteiro direito |
Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático em velocidade |
Carregador de celular por indução (15 W) |
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade |
Controles de áudio e botão de assistente de voz no volante |
Desligamento automático dos faróis programável |
Espelho retrovisor interno fotocrômico |
Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete) |
Modo de condução Sport |
Multimídia 9” com interface para smartphones com Android Auto e Apple CarPlay |
myHonda Connect – Conexão única entre você e o seu Honda |
Painel digital TFT de 7″ de alta resolução |
Para-brisa acústico |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Partida do motor por botão assistida |
Portas USB tipo C ( 2 dianteiras e 2 traseiras) |
Revestimento dos bancos em couro preto ou cinza claro |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros com aviso sonoro |
Setas com função de três piscadas mediante um toque na alavanca sem armá-la |
Teto solar |
Vidros elétricos com função um-toque subida/descida nos dianteiros |
Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro (alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade |
SEGURANÇA |
Alarme de segurança com imobilizador do morro |
Alerta de frenagem de emergência para o veículo de trás |
Alerta de pressão dos pneus |
Assistente de dirigibilidade ágil |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina |
Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas |
Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Engates rápidos Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de autoativação nas paradas |
Lembrete de afivelar cintos dianteiros e traseiros |
Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro |
Monitor de atenção do motorista |
HONDA SENSING |
Assistente para redução de ponto cego |
Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade |
Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação |
Sistema de centralização e permanência de faixa: |
Sistema de correção de evasão de pista que pode evitar possíveis acidentes |
Sistema de frenagem para mitigação de colisão mediante acionamento automático dos freios ao detectar uma possível colisão frontal para mitigar acidentes. |
ACABAMENTO EXTERIOR |
Antena tipo barbatana de tubarão |
Chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave e partida do motora a distância |
Conjunto óptico Full LED: Faróis e luzes de rodagem diurna |
Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste elétrico de altura do facho |
Lanternas traseiras em LED |
Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados |
Luz de iluminação da placa em LED |
CORES |
Azul Aurora perolizada (acabamento interno na cor cinza claro) (NOVA) |
Branco Topázio perolizada (acabamento interno na cor cinza claro) |
Cinza Barium metálica (acabamento interno na cor preta) |
Cinza Titanium perolizada (acabamento interno na cor cinza claro) (NOVA) |
Prata Platinum metálica (acabamento interno na cor preta) |
Preto Cristal perolizada (acabamento interno na cor preta) |
Vermelho Adrenalina (acabamento interno na cor preta) (NOVA) |