Publieditorial: saiba mais
Foi um ano auspicioso para a Ford esse 2023. Todos os resultados foram positivos, tanto nas vendas, que chegaram a crescer cerca de 40%, quanto no lançamento de novos modelos, que bateu todos os recordes dentre as marcas de carros presentes no Brasil, chegando a nove novidades para o mercado nacional. Um recorde absoluto, que também veio acompanhado de evoluções na rede de concessionárias, serviços de pós-venda e soluções tecnológicas. A Ford venceu de braçada toda a concorrência em um mercado que cresceu apenas 10% no geral, e para 2024 os planos incluem maiores vendas, e com ainda mais novidades em sua linha.
Os lançamentos para 2023 foram de peso: Transit Automático com eficientes 10 marchas, pioneirismo dentre vans; Maverick Hybrid, inovando o segmento de picapes monobloco com propulsão mista; Nova Ranger, mais capaz e moderna do que nunca, deixando a concorrência para trás; F-150, com capacidade, luxo e extrema robustez; Novo Territory, com ótima relação custo-benefício e muita tecnologia; Transit Chassi, com modularidade e praticidade de sobra, podendo ser dirigida por motoristas com CNH categoria B; E-Transit, que iniciou testes com grandes frotistas; Mustang Mach-E, 100% elétrico com poderio de um esportivo para as ruas e pistas; além da Ranger Raptor, primeira picape média esportiva do mercado brasileiro, com 400 cv de potência.
A consagrada picape grande F-150, por exemplo, que hoje é líder absoluta no ranking de vendas de picapes pelo mundo, chegou ao Brasil balançando o segmento: só na pré-venda, o lote de 500 unidades se esgotou em poucos minutos! Ela deve terminar o ano de 2023 com mais de 1.000 emplacamentos, representando 11% do mercado de picapes grandes. A Ranger, outra picape sólida com quase 30 anos de presença no mercado brasileiro, esbanjou sucesso em sua nova geração, chegando a mais de 3 mil unidades vendidas em apenas uma semana, já despontando como vice-líder do segmento. No caso dela, foi um crescimento de quase 40%, enquanto o segmento evoluiu só cerca de 2,5%!
Sempre preocupada com o desenvolvimento do país, a Ford não ficou alheia ao mercado comercial, e hoje sua linha Pro oferece uma das melhores propostas quando o assunto é baixo custo operacional, confiabilidade e eficiência com baixo consumo e menores custos de manutenção. Estreando novas versões do Transit e Ranger de quarta geração, a linha Ford Pro, que tem serviços de pós-venda dedicados, chegou a excelentes 16 mil unidades comercializadas, com aumento de 28% na participação do mercado de veículos profissionais ou de trabalho. E os mais de 100 anos da marca Ford no Brasil dão ao consumidor a segurança de adquirir um produto robusto e durável, mesmo nas mais duras condições de uso diário.
Outras evoluções vieram nos serviços de pós-venda e comercialização dos Ford. A rede de concessionárias, por exemplo, ganhou nova identidade visual, que deverá estar em todos os 114 pontos autorizados da marca no final de 2024. Os centros de distribuição de peças tornaram-se ainda mais eficientes, bem como a equipe das revendas Ford espalhadas pelo Brasil. Lembrando que, hoje, a marca já oferece serviços de agendamento de revisões online e contato direto com técnicos das concessionárias para solução de problemas pelo aplicativo FordPass, tudo pela tela do celular.
Enquanto isso, os centros de desenvolvimento e tecnologia da Ford brasileira foram de vento em popa. Um time com mais de 1.500 profissionais, incluindo engenheiros, técnicos e especialistas em determinados produtos, trabalha boa parte do tempo na evolução e adequação dos veículos para uso perfeito no Brasil, um país de dimensões continentais (clima, combustível, piso, preferências do público e por aí vai). Esse competente corpo de profissionais também atua em projetos mundiais: hoje, cerca de 35% das tecnologias presentes nos carros Ford pelo mundo são fruto das equipes brasileiras.
Socialmente, o treinamento, capacitação e formação de alunos de baixa renda, preparados para atuação no mercado de tecnologia, é feito pelo programa Ford <Enter>: presente também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru, recebeu, só no Brasil, mais de 8.500 inscrições para suas três turmas. Já são mais de 200 alunos formados, e parte deles já foi inclusive contratada pela Ford brasileira para operações em diferentes áreas. É outro setor que deve receber dedicação devida ao longo de 2024, com mais formados e inscritos.
O ano que vem, 2024, deve ser ainda mais promissor, com projeção de crescimento ainda na casa dos dois dígitos, além da chegada de novidades em todos os segmentos em que a Ford atua. O foco continuará sendo a confiabilidade, tecnologias de série e boa relação custo-benefício dos modelos, bem como a dedicação especial ao pós-venda e máxima eficiência no atendimento e prestação de serviços aos proprietários.
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.