Cada fabricante busca atingir um público diferenciado com suas versões “especiais” de veículos. Alguns montam versões de topo de gama, outros nem tanto. No caso da Nissan Frontier Attack 4×4 o resultado é uma picape mais despojada, com preço mais acessível mas sem perder o desempenho e capacidade fora de estrada das demais versões. Os concessionários e o site da marca estão anunciando generosos descontos ao preço público sugerido de R$ 244.500, sendo que é a única das picapes médias a oferecer 6 anos de garantia total.
Motor e transmissão
O motor de quatro cilindros em linha montado na longitudinal tem 2,3-l de cilindrada, é biturbo diesel com interresfriador ar-ar e injeção direta entrega a potência máxima de 190 cv a 3.750 rpm com torque máximo de 45,9 m·kgf entre 1.500 e 2.500 rpm.
O câmbio é automático epicíclico de 7 marchas e possibilidade de trocas de marcha em modo manual e sequencial pela alavanca de câmbio. O consumo de combustível mostrou-se adequado e compatível com os valores homologados junto ao Inmetro de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
A tração é traseira com acoplamento eletromecânico da dianteira, tanto para modo normal quanto em reduzida, proporcionando maior força motriz às rodas. O acionamento é feito através do seletor no console central, onde também está posicionado o botão de acionamento do controle automático de descida. Esta versão está desprovida do bloqueio mecânico do diferencial traseiro, permitindo apenas o bloqueio eletrônico gerenciado pelo sistema de controle de tração.
Os modos de condução (Standard, Sport, Off Road e Tow) são selecionados através de outro botão no console central e faz alteração da curva de resposta do pedal do acelerador, modificações nos pontos de troca de marcha e até a resposta do sistema de controle de estabilidade e tração são alterados.
Em todas as condições de uso durante a semana e nas avaliações anteriores que já realizei na picape Frontier a sensação de força é sempre positiva. Sua capacidade de vencer obstáculos é muito boa, surpreendendo a quem pensa que a menor potência em relação às demais picapes do seguimento poderia ser um problema.
Dinâmica agradável
A suspensão traseira por eixo rígido com quatro braços longitudinais e barra transversal (Panhard), utilizando molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem, proporciona bom conforto de rodagem. Ao encontrar terrenos mais acidentados, seja no asfalto, paralelepípedo ou na terra, o sistema ainda mostra suas vantagens. Principalmente para os ocupantes do banco traseiro, que sofrem menos com as irregularides do piso.
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A capacidade de carga de 1.029 kg da versão testada é outro atributo elogiável e necessário, pois no Brasil as picapes com motorização a diesel são obrigadas a ter o mínimo de 1 tonelada de capacidade de carga.
A suspensão dianteira com duplo braço sobreposto também utiliza os amortecedores pressurizados, molas helicoidais e barra antirrolagem. É o padrão de mercado para este tipo de aplicação.
No uso geral a picape proporciona conforto superior às picapes com suspensão traseira com feixes de mola. A estabilidade em curvas é muito boa e nota-se pouca rolagem da carroceria. A calibração dos coxins de cabine é outro fator preponderante para que esse bom resultado. O ruído de rodagem dos pneus Pirelli Scorpion ATR 255/65R17 não chega a causar incômodo.
O incômodo é ver uma picape com tantas qualidades ainda utilizando sistema de direção com caixa de setor e sem-fim em vez de pinhão e cremalheira e com assistência hidráulica, deixando de fazer a migração para o sistema mais moderno, eletroassistido. Os benefícios seriam menor esforço para manobras e a possibilidade de obter melhor definição de centragem do volante.
Os freios a disco ventilado na dianteira e na traseira são a certeza de elogios por alguns, mas a grande vantagem está na facilidade de manutenção e funcionamento mais homogêneo em situações de lama, além da melhor recuperação do coeficiente de atrito após transpor trechos alagados.
Desenho robusto
A versão Attack da picape Frontier 2024 traz todas as modificações de desenho interior e exterior que foram apresentados em 2022 na matéria de apresentação. A Nissan adotou o conceito global da marca para modernizar a picape, apresentando nova grade dianteira e caçamba mais alta. O grafismo no para-lama dianteira, na parte inferior das portas e na caçamba também estão renovados.
Barras longitudinais no teto, “santantônio” na caçamba, rodas pintadas de preto brilhante, igualmente às maçanetas e carcaças do espelhos retrovisores realçam a aparência de pouco brilho pela ausência de cromados. Os faróis utilizam lâmpadas halógenas combinado com a função de luz de rodagem diurna.
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Na caçamba, fornecida sem revestimento nesta versão, aparecem quatro alças de amarração de carga posicionadas nas laterais e no painel dianteiro. Nota-se outros pontos para fixação de acessórios e/ou argolas adicionais na parte superior dos painéis da caçamba, demonstrando a preocupação de oferecer melhor serventia para o uso.
No interior o destaque fica para o revestimento dos bancos em tecido com desenho atraente nas costuras duplas e na alternância de grafismo e texturas. O conforto dos bancos dianteiros é muito bom com ajuste de altura para o motorista. Na traseira há espaço suficiente para acomodar três pessoas com conforto adicional do descansa-braço central, caso de apenas dois ocupantes.
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O painel de instrumentos tem desenho similar à demais versões com a central multimídia de 8” integrada e a vantagem de alguns comandos por botões mecânicos. O espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay é por cabo USB. Abaixo da central está o comando do sistema de ventilação e ar-condicionado com apenas uma zona e a comodidade da saída de ar climatizado pela extensão do console para o banco traseiro.
No volante multifuncional encontram-se os principais comandos para configurações do computador de bordo, sistema de som, telefonia e controle de cruzeiro. No painel de instrumentos no lado esquerdo da coluna de direção estão os comandos adicionais com destaque para o ajuste eletromecânico de altura do facho dos faróis.
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Conclusão
Apesar de não ser um veículo recheado de tecnologia e sistemas de auxílio ao motorista como as versões de topo (Platinum e PRO-4X), esta versão Attack entrega o que é necessário ao usuário deste tipo de picape.
A versatilidade da caçamba, aliada à possibilidade de levar equipamentos mais longos no bagageiro de teto, com a vantagem de permitir a instalação de engate para reboque, fazem da Nissan Frontier Attack um ótimo veículo para o trabalho e lazer, podendo até ser utilizada no dia a dia.
GB
FICHA TÉCNICA NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4 2024 | |
MOTOR | |
Tipo | 4 cil.,dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, dois turbocarregadores com interresfriadores, injeção direta, 16 válvulas, Diesel |
Cilindrada (cm³) | 2.298 |
Diâmetro x curso (mm) | 85 x 101,3 |
Potência (cv/rpm) | 190/3.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 45,9/1.500 a 2.500 |
Densidade de potência (cv/L) | 81,7 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20 |
Taxa de compressão (:1) | 15,1 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático de 7 marchas com trocas manuais sequenciais |
Tração | Traseira, 4×4 temporária |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,89; 2ª 3,17; 3ª 2,03; 4ª 1,41. 5ª 1,00; 6ª 0,86; 7ª 0.78 |
Relação de diferencial | n.d. |
Controle do diferencial traseiro | Bloqueio eletrônico |
SUSPENSAO | |
Dianteira | Triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, molas helicoidais, localização do eixo por quatro braços longitudinais e um transversal, amortecedor pressurizado barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica |
Voltas entre batentes | 3,4 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,6 |
FREIOS | |
Descrição | Discos dianteiros ventilados e discos traseiros com ABS de 4 canais e 4 sensores, distribuição eletrônica da forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 17″ |
Pneus | 255/65R17 All Season |
Estepe | igual com roda de aço |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.260 |
Largura | 1.850 |
Altura | 1.860 |
Distância entre eixos | 3.170 |
Bitola dianteira/traseira | 1.570/1.570 |
Distância mínima do solo | 249 |
Comprimento máximo da caçamba | 1.509 |
Largura máxima da caçamba | 1.560 |
Altura máxima da caçamba | 473 |
ÂNGULOS (º) | |
Ataque | 31,4 |
Saída (com para-choque) | 25,8 |
Transposição de rampa | n.d. |
Inclinação máxima em subida | 22,2 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Capacidade da caçamba (L) | 1.054 |
Tanque de combustível (L) | 73 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.180 |
Peso bruto total (kg) | 3.209 |
Capacidade de carga (kg) | 1.029 |
Capacidade de reboque sem/com freio (kg) | 750 / 2.770 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/f | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |
Cidade (km/l) | 9,1 |
Estrada (km/l) | 11 |
Garantia | 6 anos |
CONTEÚDO DA NISSAN FRONTIER ATTACK 2024 |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura da portinhola do bocal de abastecimento de combustível por acionamento interno |
Adesivo lateral nas portas |
Alarme com sistema imobilizador de motor |
Alavanca de câmbio com acabamento premium |
Alças de auxílio para entrada no veículo (3) |
Alças de teto (3) |
Alerta de tráfego transversal traseiro |
APARÊNCIA |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em rampa |
Banco do motorista com regulagem manual (inclinação, distância, altura) |
Bloqueio de diferencial eletrônico |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Câmera de ré |
Carcaças dos retrovisores externos na cor preta |
Cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos (3) |
Console central com descansa-braço |
Controle de descida |
Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos |
Desembaçador traseiro com temporizador |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Estribos laterais |
Faróis de neblina |
Ganchos de amarração interna da caçamba (4) |
Luzes de freio de LED |
Luzes de rodagem diurna |
Maçanetas externas e da caçamba pintadas de preto |
Molduras das portas cromadas |
Para-brisa com proteção UV |
Para-choques na cor do veículo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos (6) |
Porta-luvas com trava |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Rack de teto |
Retrovisores com ajuste elétrico e repetidoras de setas |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |
SEGURANÇA |
Seletor de tração rotativo |
Sensor de estacionamento traseiro |
Termômetro externo |
Tomada de 12 V (3) + entrada USB-A (3) + entrada USB-C (1) + entrada auxiliar (1) |
Vidros elétricos (4) com função um-toque para o motorista |
Volante com acabamento premium |
Volante multifuncional com ajuste de altura |
ÁUDIO |
Seis alto-falantes (2 nas portas dianteiras + 2 tweeters + 2 nas portas traseiras) |
Antena de teto |
Multimídia A-IVI de 8″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |