• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

BMW NEGA ESPECULAÇÕES DE QUE ABANDONARÁ MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

identicon por Roberto Marks
11/01/2024
em Notícias, RM
BMW M2 Foto: Divulgação BMW

BMW M2 Foto: Divulgação BMW





A BMW nega as especulações de que vai abandonar o desenvolvimento e produção de motores de combustão interna, conforme declarou seu chefe de pesquisa e desenvolvimento, Frank Weber, que definiu as insinuações como “completo absurdo”, em entrevista ao site da revista Autocar.

As recentes decisões tomadas pela empresa bávara, com a antecipação do fim da produção de motores a combustão na Alemanha, que foi totalmente transferida para as fábricas da empresa na Áustria e Inglaterra, estimularam o surgimento de boatos sobre esta possibilidade.

Com relação a isto, Frank Weber foi taxativo: “Em primeiro lugar, não é verdade. E em segundo lugar, sugerir que não há nada mais a fazer no segmento de motores a combustão também não é verdade. Há muito ainda o que fazer. E não apenas na Europa, mas também nos EUA e na China.”

BMW M, ontem e hoje (Foto: Divulgação BMW)

Weber também lembrou o regulamento de emissões Euro 7, recentemente confirmado e previsto para entrar em vigor a partir de julho de 2025, como apenas um exemplo da razão pela qual a BMW continua fortemente comprometida com o desenvolvimento do motor de combustão interna.

Algumas fontes, baseadas no próximo lançamento da ‘Neue Klasse’ de modelos elétricos da BMW, afirmaram que a empresa não teria interesse em continuar o desenvolvimento de motores de combustão, porque seus concorrentes aumentaram os investimentos em trens de força elétricos

O executivo-chefe da BMW, Oliver Zipse, que é contra à proibição do motor de combustão pela União Europeia, alega que isso vai colocar os fabricantes de automóveis europeus em uma guerra de preços com os fabricantes de automóveis chineses, o que é um “risco iminente”.

Zipse, que também defende os combustíveis sintéticos (e-fuels) como uma alternativa “importante” aos combustíveis fósseis, detalhou que a BMW estabeleceu o objetivo de que os carros com emissão zero representem cerca de 15% de suas vendas em 2024.

Motor S58 de 6 cilindros em linha 3-litros, biturbo, 510 cv a 6.250 rom (Foto: Divulgação BMW)

Além disso, embora a BMW também esteja investindo pesado em novos projetos de veículos elétricos, ela também mantém atualizado o motor de seis cilindros em linha (B58/S58), de 3 litros, que equipa diversos modelos de sucesso da marca, conforme destaca o site da Auto Motor und Sport.

Com dois turbocarregadores, o S58 é a variante de alto desempenho do B58 que é usado em todas as séries de modelos tração traseira BMW. Durante o desenvolvimento deste motor, a pressão máxima da injeção direta foi aumentada de 200 para 350 bar.

BMW 328 roadster, 1937, motor 6-cilindros em linha de 2 litros, 80 cv (Foto: Wikipedia)

Os motores de seis cilindros em linha fazem parte do DNA da BMW desde o roadster esportivo 328, de 1937. Seu motor de 2 litros produzia impressionantes 80 cv para a época. O motor de 6 cilindros atual da BMW, na sua versão mais potente S58, entrega 510 cv.

Motor 2-litros do roadster 328 (Foto: topgear.com)

O motor do roadster 328 tinha comando no bloco de ferro fundido, mas as válvulas no cabeçote de alumínio eram em “V” para obter câmaras de combustão hemisféricas. O formato das tampas de válvulas (duas) leva muitos a achar que se trata de duplo comando de válvulas no cabeçote. A plaqueta OZ 80 não indica a potência de 80 cv, mas a octanagem (Oktanzahl) requerida para o motor, 80 octanas MON, alta para a época. Mera coincidência.

RM







Próximo
Foto: seudinheiro.com

BOLA DE CRISTAL 2024: MAIS 6,1%, ANFAVEA OU 12%, FENABRAVE?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17