O espírito esportivo da Mazda está de volta
A Mazda aproveitou o recente Salão de Tóquio para apresentar dois modelos do Spirit Racing (foto), a denominação da marca japonesa para a divisão de modelos especiais destinados às competições e agora também para os fãs da marca que gostam de visual e desempenho esportivo. O Mazda Spirit Racing é o sucessor natural do “espírito esportivo” da linha denominada Mazdaspeed, descontinuada há mais de uma década.
A Mazda Spirit Racing apresentou na ocasião o roadster MX-5 com o motor Skyactiv de quatro cilindros a gasolina, 2 litros, de alto rendimento, que equipa o modelo de corrida Super Taikyu ST-Q, de 203 cv, além de suspensão e aerodinâmica revisadas. O outro modelo é o hatch de 4 portas Mazda3, que além de adendos aerodinâmicos, terá motor de 4 cilindros, 2,5 litros, turbocarregado, mas sua potência não foi divulgada
Fábrica da Volkswagen e Audi no Paraná completa 25 anos
A fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil, em São José dos Pinhais, Paraná, completou 25 anos de atividades. Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica paranaense é definida pelo Grupo VW como referência em modernidade, eficiência e cuidado com o meio ambiente nos processos produtivos e, desde sua inauguração, já produziu mais de 3 milhões de veículos.
Com área total construída de 1,3 milhão de metros quadrados, a unidade teve o início das atividades com a produção do Audi A3, posteriormente também foram fabricados os VW Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox. Atualmente são produzidos ali o VW T-Cross e os modelos Audi Q3 e Q3 Sportback.
Esta fábrica é estratégica nos negócios das marcas do Grupo VW. “Nesses 25 anos, já foram produzidos na unidade modelos que fazem sucesso nas ruas até hoje. E, atualmente, é fabricado aqui o T-Cross, outro modelo de muito sucesso e que foi o suve mais vendido do Brasil em 2023”, celebra Cesar Drazul, gerente da fábrica de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Além das vendas no mercado interno, com 72.445 emplacamentos no ano, o T-Cross, também alcançou a marca de 80 mil unidades exportadas para 18 mercados na América Latina e África. Com isso, já superou a produção de 200 mil unidades na fábrica paranaense.
A escassez mundial de navios de carga ro-ro poderá estrangular exportações chinesas
Conforme detalha o site da revista Auto Motor und Sport, a falta de navios para transporte específico de veículos, popularmente denominados ro-ro (roll on-roll off, veículos embarcados e desembarcados rodando por meios próprios), pode atrapalhar o acelerado processo de ampliação de exportação das fábricas chinesas. Segundo a publicação, atualmente a capacidade total de carga é insuficiente para transportar por mar o grande número de veículos produzidos pelo mundo.
Para reverter esta situação a BYD acaba de lançar ao mar seu primeiro navio cargueiro ro-ro. Denominada Explorer No.1, a embarcação com 199,9 metros de comprimento tem capacidade de carga de 7.000 veículos e conta com sistema inovador de propulsão de bicombustível, diesel convencional e GNL (gás natural liquefeito). Com ele, a BYD procura dar impulso significativo às capacidades de logística internacional da marca.
A empresa também projeta nos próximos dois anos aumentar a frota com mais sete embarcações, todas integrando a tecnologia de bateria de armazenamento de energia BYD e sistemas de gerador de eixo. Em linha com seu espírito colaborativo, a empresa também planeja ampliar o serviço destes navios para outros fabricantes e ajudar a desenvolver uma nova era para as marcas chinesas no cenário internacional, conforme detalhou Wang Junbao, gerente-geral da Divisão Corporativa da BYD.
Vale lembrar que na década 1960 a Volkswagen adotou a mesma solução após construir sua terceira fábrica na cidade portuária de Emden exclusivamente para produzir veículos para exportação em razão da também crescente demanda do VW Fusca nos Estados Unidos.
RM