• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

FAMILIARIZAÇAO COM O AUTOMÓVEL É MUITO IMPORTANTE

identicon por Bob Sharp
21/01/2024
em Colunas, O editor-chefe fala
Foto: blog.kitssom.com.br

Foto: blog.kitssom.com.br

Minha matéria nesta semana sobre a importância de saber lidar com uma falha hidráulica nos freios levou-me a falar de um assunto correlato, a igualmente importante familiarização com o veículo para que sua operação seja  a mais segura possível.

Estar familiarizado com o carro envolve muitos aspectos. Isso é importante ao  dirigir um carro pela primeira vez, dirigir um da família que não seja o seu, e fundamental para quem testa automóveis com o Gerson Borini e eu.

Isso porque o ato de dirigir é automático, como eu já disse aqui a respeito das trocas de marchas nos câmbios manuais, daí ser útil estar familiarizado com carro. Quanto mais, melhor.

Desde o tempo do Best Cars, na minha coluna semanal “Do banco do motorista”, defendo padronização dos comandos do carro tal como é feito nos aviões., onde até a forma dos dos comandos, e sua localização no painel, são padronizadas para que seja desnecessário olhar para eles para operá-los. A alavanca do trem de pouso, por exemplo, a manopla tem forma de roda (foto abaixo) de modo a poder ser identificada pelo tato.

Foto: pilotworkshop.com

Em todo carro que nunca dirigi ou que não dirijo há algum tempo verifico alguns detalhes da operação do veículo e procuro memorizá-los. Interruptor de luzes, de destravamento de portas, controle do ar-condicionado, ajuste dos espelhos. Até o acionamento um-toque do limpador de para-brisa, se para cima ou para baixo (minha preferência). Observar onde fica o conta–giros, se na esquerda ou direita

A familiarização abrange tudo o que está à sua frente. Se o controle d volume do áudio é por botão físico ou via tela do multimídia; se o velocímetro tem repetidora digital.

Um cuidado importante é observar os pedais. Nos primeiros BMW Série 3, dos anos 1990, eram muito deslocados para a esquerda devido ao grande volume do túnel do câmbio, podendo-se procurar podal de freio e encontrar o acelerador. Notei que na geração seguinte isso foi corrigido, até contei isso num teste.,

Nos primeiros quilômetros deve-se dirigir com atenção redobrada, em especial sentir a modulação do freio. No a primeira oportunidade de pegar um rodovia sinuosa, preste atenção na resposta de direção. E no primeiro percurso em autoestrada comece com 100 km/h e se você se sentir à vontade vá ao limite “sem multa” de 129 km/h.

Quando o freio de estacionamento for a pedal, como no Corolla Cross, com o carro parado acione-os várias vezes para conhecer seu funcionamento. como  aplicar esse freio e soltá-lo, pois o pé esquerdo precisa levantar bastante.

Assim que puder, leia o manual do carro, todas as informações nele contidas são importantes. Até como abrir o capô. A leitura do manual faz parte do processo de familiarização.  Ali pode-se saber, por exemplo, como ativar o farol alto automático e como ajustar a intensidade da iluminação dos instrumentos.

Nos carros híbridos e elétricos é bom conhecer de antemão as intensidades da regeneração para aproveitá-la ao máximo.

Meu conselho final é:  interesse-se pelo seu carro. Quem tem interesse aprende mais.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor;

 

 

 

.

Próximo
Foto: acervo do Autor

E O FÜHRER SE APODEROU DO NOME VOLKSWAGEN

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17