Na foto de abertura aparece o logotipo do Super Bowl de 2024 com o número 58 em algarismos romanos (LVIII), indicando ser o 58º, e a foto ao fundo faz parte da página do VW of America dedicada ao vídeo “An American Love Story” — “Uma história de amor americana” que foi apresentado num dos intervalos da transmissão deste icônico jogo de futebol americano. Este vídeo foi dirigido por Peter Berg, que dirigiu filmes como “Hancock” e “Battleship – A Batalha dos Mares”.
Vamos dissecar este vídeo de dois minutos de duração que faz parte das comemorações dos 75 anos da Volkswagen nos EUA. Ele apresenta muitos aspectos simbólicos que fazem sentido mais para os americanos que acompanharam esta trajetória de perto. Vou tentar esclarecer as imagens que se sucedem rapidamente no vídeo, mas que tem significados que talvez não sejam tão fáceis de se compreender. Antes disto vamos falar um pouco do Super Bowl.
O que é o Super Bowl?
O Super Bowl é a final da temporada da National Football League (NFL), a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. É considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo, atraindo milhões de telespectadores a cada ano. O jogo de 2024 foi o mais assistido da história do Super Bowl, com uma audiência de 123,4 milhões de pessoas.
O jogo é disputado entre os campeões das duas conferências da NFL: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). O Super Bowl é sempre realizado no primeiro domingo de fevereiro.
Além do jogo em si, o Super Bowl é conhecido por seus shows de intervalo extravagantes, que apresentam alguns dos maiores artistas do mundo. O show do intervalo de 2024 foi apresentado pelo cantor, compositor e dançarino Usher Raymond IV. Os anúncios publicitários durante o Super Bowl também são muito esperados e podem custar milhões de dólares.
O LVIII Super Bowl(2024)
O LVIII Super Bowl realizou-se no dia 11 de fevereiro de 2024 no Allegiant Stadium em Paradise, Nevada (cidade adjacente a Las Vegas). O jogo foi disputado entre o Kansas City Chiefs (campeão da AFC) e o San Francisco 49ers (campeão da NFC).
O jogo foi muito equilibrado e emocionante. No final do tempo regulamentar, o placar estava empatado em 20 a 20. Na prorrogação, o Kansas City Chiefs conseguiu marcar um field goal (chute direto ao gol) e vencer o jogo por 25 a 22.
Este foi o quarto título do Super Bowl na história do Kansas City Chiefs. O quarterback (armador de ataque) Patrick Mahomes foi eleito o MVP do jogo. MVP significa Most Valuable Player — Jogador Mais Valioso. Esse prêmio reconhece o jogador em campo que mais contribuiu para o sucesso de sua equipe, independentemente de sua posição.
Vídeo “An American Love Story”
Para começar, apresento o vídeo em questão:
O anúncio do Super Bowl faz parte de uma campanha mais ampla que a Volkswagen planeja lançar no próximo ano e que celebrará as contribuições e os marcos que a empresa fez nas décadas seguintes à sua chegada aos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez que a fabricantes fez um anúncio durante o Super Bowl desde 2014.
O comercial começa em preto e branco com “I Am… I Said” de Neil Diamond tocando durante todo o vídeo. A música faz referência a “um sapo que sonhava em ser rei”, destacando a improvável história de sucesso do Fusca. Ele estreou na América em uma época em que os carros grandes e quadrados estavam na moda, enquanto seu design era exatamente o oposto. O comercial enfatiza esse começo humilde ao mostrar a estreia do Fusca no país, retratando sua chegada ao porto de Nova York após passar pela Estátua da Liberdade — relembrando a jornada dos imigrantes da virada do século 20..
Durante a guerra, a fábrica produziu principalmente Kübelwagens e Schwimmwagens e outros veículos militares, sem que os civis recebessem nenhum carro. Após a guerra, os britânicos assumiram o controle da fábrica e começaram a produzir alguns Fuscas, também para que os alemães derrotados voltassem a trabalhar. Em 1949, a Volkswagen estava começando a ficar confiante o suficiente para fazer algumas versões de “exportação” do espartano Beetle com para-choques e frisos cromados, estofamento mais bonito e todo esse tipo de coisa, e tentar vendê-los fora da Alemanha.
Portanto, é aí que começa a história da Volkswagen e é por isso que vemos esse homem no centro, Ben Pon (aqui representado por um ator):
Em 1947 ele se tornou o primeiro a vender Volkswagens fora da Alemanha, inicialmente em seu país, a Holanda. Ele também é o homem que exportou dois Volkswagens para os Estados Unidos pela primeira vez, em 1949.
Apesar da natureza otimista do comercial, Ben Pon não teve uma vida fácil com seus dois Fuscas na América — o vídeo, é claro, mostra apenas um. Ele não conseguiu encontrar revendedores interessados, e conta a história que ele teve que vender um dos Fuscas por US$ 800 apenas para cobrir o que devia ao hotel Roosevelt.
A partir daí, o vídeo mostra algumas belas cenas do Fusca parecendo deslocado nas ruas americanas, cercado por enormes carros americanos do início dos anos 1950.
Há até mesmo uma pequena referência ao marketing e à publicidade de carros americanos, algo que a Volkswagen definitivamente desafiou com sua abordagem honesta e humilde adotada pela agência de publicidade DDB — Doyle Dane Bernbach, que foi uma das partes principais de seu sucesso nos Estados Unidos.
Esse anúncio falso foi feito para um carro genérico com aparência de anos 50, com uma grade colossal e o slogan remetendo à filosofia americana da época “Bigger & Better…than last year!” — “Maior e melhor… do que no ano passado!”), que, é claro, era o oposto de como a VW se posicionava. O endereço desta comparação foi claramente ao anúncio da DDB “Think Small” (“Pense pequeno”) que foi considerado “o anúncio do século”:
Há também uma tomada de cena de um Fusca em uma concessionária de automóveis, que talvez pudesse ser a representação da concessionária de Max Hoffman em Manhattan, embora os carros mostrados na cena, além do Fusca, pareçam ser americanos, e não os Jaguares e outros carros europeus nos quais Hoffman tinha se especializado. Hoffman começou a importar Fuscas em 1950 e, embora não tenha tido muito sucesso, ele se saiu melhor do que o Ben Pon. Em 1955, a Volkswagen of America foi fundada e assumiu as vendas nos EUA.
Curiosamente, este Fusca parece ser o mesmo Fusca 49 que vimos nas docas anteriormente, com sua buzina externa, garras de para-choques estilo banana e manopla do capô giratória.
Aquele Fusca na concessionária foi avistado por estes beatniks simpáticos:
O que mostra o apelo duradouro do Fusca nos movimentos juvenis e de contracultura, que foram um tipo de “clientes preferenciais” deste carro.
Tem uma cena que surge logo depois que realmente me chamou a atenção, por motivos que ficarão claros em um momento. É essa cena fofa de um pai fazendo seu Fusca “falar” com seu filho pequeno abrindo e fechando a tampa do porta-malas como se fosse uma boca:
Pois é, acho que esta é uma ideia um tanto comum, pois quando eu fui entrevistado no programa do Jô Soares, no dia 1º de março de 1993, ele pediu que eu levasse o meu Fusca 1956, o Rosinha. Ainda era no SBT (Canal 4), no bairro do Sumaré em São Paulo. O carro foi colocado o palco e o contrarregra “Tião” tentou usar um dispositivo improvisado para fazer o fusca falar. A ideia foi boa, mas não deu muito certo…
As cenas de pessoas amontoadas no que parece ser um Fusca azul 1963 são, é claro, baseadas em tentativas reais de amontoar pessoas em Fuscas. De acordo com os registros da Volkswagen o recorde foi de 25 pessoas em Kremser, Áustria no dia 29 de abril de 2000. Mas fica aí a pergunta se alguém tem algum registro maior do que este?
Há a cena de uma pessoa pedindo carona e sendo apanhada por um VW Kombi, e depois algumas cenas de filmes do Herbie, incluindo esta do filme “Herbie Goes to Monte Carlo” que no Brasil recebeu o título de “O Fusca Enamorado” que pode ser identificado pelo bocal externo do tanque de combustível:
Há também um pequeno clipe interessante de “Herbie Rides Again (1974)” que no Brasil recebeu o título “Herbie, o Fusca Mais Veloz do Mundo”, onde Herbie passa por cima de outros Fuscas que servem como uma rampa e sai voando de um prédio atravessando uma rua até outro prédio do outro lado da rua:
Depois, há alguns clipes deste famoso comercial da VW onde um Fusca é um pouco punido e depois flutua na água:
Depois, é claro, temos os hippies e Fuscas no Festival de Woodstock, depois mais hippies, dessa vez com VW Kombi na praia, e então a era do arrefecimento a água é introduzida, curiosamente, com esse clipe curto do comercial “Champagne Edition” — “Edição Champanhe” de 1978:
Esse comercial apresentava com destaque: Rabbit/Golf, Scirocco e Dasher/Passat primeira geração (com um Fusca cabriolé e um Kombi ao fundo).
O que nos interessa é o primeiro vídeo da coletânea acima que também tem o comercial de uma câmera instantânea da Kodak (que acho não chegou a ser comercializada no Brasil) e do Bill Munday Pontiac.
Também seguem cenas com alguns Golfs de rali e uma cena de pessoas andando de skate ao redor de um Golf cabriolé. E do instante 01:19 até o 01:23 aparece um aviso na base da imagem que diz: “If you’re not living in the 70s, 80s or 90s, do not attempt” — “Se você não estiver vivendo nos anos 70, 80 ou 90, não tente” porque são mostradas cenas arriscadas que eram comuns naqueles tempos.
Em seguida, temos algumas tomadas do cenário atual de entusiastas saudosistas Volkswagen, com muitos Fuscas, Kombis e Golfs rebaixados, e depois temos um clipe curto dos Simpsons sobre o jogo “punch buggy” – “vi um Fusca e vou te dar um soco no braço” (versão americana do “Fusca Azul”, só que lá não importa a cor, basta ser um Fusca e gritar a cor dele):
Só quem lembra da cena do “punch buggy” do episódio “What if I have a bad grade at school” — “E se eu tiver uma nota ruim na escola?” dos Simpson vai entender a inserção feita no vídeo de Volkswagen of America. Eu encontrei o trecho que interessa deste vídeo dos Simpsons, vejam dos instantes 01:17 ao 01:47 que a tal inserção ficará absolutamente clara (é interessante como aparecem imagens de Fuscas nos vídeos dos Simpsons):
Até aqui tudo se passa num ambiente de nostalgia, de contar a história, de alegria e de amor aos carros — de festejar os 75 anos de EUA, tudo numa boa. Mas entre os instantes 01:37 e 01:40 a polêmica toma conta do vídeo. A Volkswagen of America fez questão de, seguindo a posição ESG da empresa em nível mundial, incluir cenas de um casamento entre lésbicas e o trecho inclui um beijo das recém-casadas dentro de um Volkswagen Tiguan — uma cena inclusiva que se passa na frente do que parece ser uma igreja. O trecho termina com o Tiguan branco com as duas, arrancando e no vidro traseiro se lê “Just Married” — “Recém-casadas”:
Eu só estou relatando este trecho do vídeo, vou me abster de tecer quaisquer comentários, coisa que deixo para os leitores e leitoras que quiserem comentar esta passagem.
Já entre os instantes 01:41 e 01:46 é feita a alusão a uma das mais divertidas propagandas recentes da Volkswagen of America que envolve um garotinho vestido de Darth Vader da franquia “Guerra nas Estrelas”:
O vídeo da propaganda em questão (The Force Volkswagen Commercial – Mini Darth Vader) é este:
Segue uma cena da Fábrica de Chattanooga, e as frases: “We shape its metal” — “Nós moldamos seu metal”; “You shape its soul” — “Você molda sua alma”. E ato contínuo se abrem as portas de um contêiner com um ID. Buzz dentro e este acende as suas luzes:
Ainda sobrou tempo para a Volkswagen of America dar a mensagem que o velho Fusca é definitivamente do passado, e os tempos são de carros elétricos como o ID. Buzz que chama a atenção de um casal jovem que anda numa calçada enquanto ele passa. Enquanto isso, ao fundo da imagem um VW Tipo 1 numa vitrine que remete a um museu:
Nesta sequência, como ocorre na foto de abertura, o primeiro VW Tipo 1 que chegou aos EUA está junto com o moderno ID. Buzz, fechando um ciclo de 75 anos de presença da Volkswagen nos Estados Unidos.
E isto encerra o vídeo, cuja cena final realça o ID. Buzz:
Preço do anúncio em vídeo “American Love Story”
O custo do anúncio da Volkswagen of America no Super Bowl 2024 não foi oficialmente divulgado. No entanto, estima-se que o preço médio de um anúncio de 30 segundos durante o LVIII Super Bowl foi de US$ 7 milhões.
É possível que a Volkswagen tenha pago mais do que o preço médio, devido à alta visibilidade do evento e ao grande público que ele atinge. Além disso, a fabricante também pode ter pago um valor adicional para garantir a exibição do anúncio em um momento específico do jogo.
A Volkswagen não divulgou detalhes sobre o custo do anúncio, mas ela disse que o investimento valeu a pena. O anúncio foi bem recebido pelo público e gerou muita atenção para a marca.
AG
Para este trabalho foram consultados os seguintes sites: theautopian.com com o trabalho de Jason Torchinsky; slashgear.com com o trabalho de Jack Picone; media.vw.com com o trabalho de Rachael Zaluzec. Além do apoio da Gemini – IA do Google.
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A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.