Porsche para de vender o suve Macan e os carros esporte 718 Boxster/Cayman na Europa nas próximas semanas
A Porsche vai parar de comercializar os modelos Macan e 718, Boxster e Cayman para o mercado europeu nas próximas semanas. A informação é do site da revista Auto Motor um Sport. O motivo é que estes modelos não estarão enquadrados na regulamentação de segurança cibernética que entrará em vigor na Comunidade Europeia em 1º de julho de 2024.
Isto, entretanto, não significa o fim da produção destes modelos, que devem ficar em linha até o fim de 2025 e comercializados no resto do mundo. Ainda, segundo informação da publicação, um porta-voz da Porsche detalhou que apenas cerca de 1/3 das vendas do Macan são na UE, já que somente os mercados dos Estados Unidos e da China cobrem praticamente os 2/3 restantes.
A decisão de não investir na atualização com relação a regulamentação de segurança cibernética europeia se deve também ao fato da Porsche estar preparando o lançamento das versões elétricas do Macan, Boxster e Cayman para breve, inicialmente na Europa.
Apple abandona projeto do modelo elétrico autônomo iCar
Arte: blogdoiphone.comA Apple notificou nesta terça-feira (27/2) sua equipe de funcionários envolvidos no projeto do carro elétrico autônomo, que cancelou a proposta do iCar em andamento há mais de uma década. A informação foi divulgada pela agência de notícias Bloomberg baseada em memorando interno da empresa distribuído para cerca de 2.000 funcionários.
A Apple informou que parte da equipe envolvida no desenvolvimento do carro, nomeada como Grupo de Projetos Especiais, será transferida para a divisão de inteligência artificial generativa (IA). O memorando foi assinado pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e por Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo projeto, informou a agência.
O cancelamento do “Projeto Titan”, denominação interna na empresa, é surpreendente, já que no mês passado, a própria Bloomberg informou que a Apple planejava lançar o carro em 2028, mas que havia reduzido a proposta de condução totalmente autônoma (SAE Nível 5) para o sistema autônomo limitado ao “Nível 2+”.
O projeto da Apple estava sendo planejado desde 2014, e muitos rumores sobre a proposta evoluíram ao longo desse período, como também a configuração do modelo, que teve diversos desenhos de carroceria. Ainda, segundo a Bloomberg, os executivos da empresa estariam preocupados com o preço-alvo de 100.000 dólares, mas com margens de lucro reduzidas.
Audi anuncia contratação de novo chefe de design
Segundo informação no site da revista Autoweek, a partir de 1º de junho deste ano, Massimo Frascella (foto ao lado) assumirá o cargo de Chefe de Design da Audi, no lugar de Marc Lichte, que ocupava este cargo desde 2014. O designer italiano de 52 anos estava há mais de uma década trabalhando na JLR (Jaguar e Land Rover), onde ingressou em 2011 e ocupou diversos cargos, incluindo o de chefe de design das duas marcas ultimamente.
Formado pelo Istituto d`Arte Applicata & Design de Torino, Frascella iniciou sua carreira na Stile Bertone, passando posteriormente pelos departamentos de design da Ford Europa e Kia, antes de chegar JLR. O designer ingressa na Audi em um momento de grandes mudanças na indústria, quando os fabricantes investem na transição para modelos elétricos.
Atualmente existe muita controvérsia com relação a falta de criatividade no design de veículos elétricos. “O design sempre fez parte do núcleo da marca, está no DNA da Audi. É por isso que, especialmente durante esta fase de transformação tecnológica, o Vorsprung durch Technik (Avanço através da técnica) deve ser visível e tangível nas próximas séries de modelos”, detalhou o executivo-chefe da Audi, Gernot Döllner, ao anunciar a contratação de Frascella.
Ainda, segundo Döllner: “Massimo Frascella garantirá que os modelos Audi incorporem a identidade da marca através de uma linguagem de design inconfundível e emocional, já que a clareza, precisão e proporções perfeitas estão no centro de sua filosofia de design – qualidades que se encaixam perfeitamente na imagem da marca Audi”. Quanto a Lichte, ele assumirá um novo cargo dentro do grupo, afirmou o diretor da Audi.
RM