Volkswagen atualizou dois motores a gasolina
A Volkswagen atualizou recentemente dois de seus atuais motores a gasolina. Um deles é um dos mais importantes da linha VW, trata-se do EA-211 1,5 TSI, lançado em 2016 em substituição ao 1,4 TSI e que agora passou a ser denominado 1,5 TSI evo2 (foto), que vem novas características técnicas. O outro, também de 4 cilindros, é TSI de 2,3 litros da Amarok. A informação é do site da revista alemã Auto Motor und Sport
Esta segunda geração do 1.5 TSI agora funciona no ciclo Miller, com o desenvolvimento adicional do processo de combustão e resfriamento otimizado da câmara de combustão, além da adoção da desativação de dois cilindros quando em velocidade estabilizada com baixa carga O pós-tratamento dos gases de escapamento e também foi revisado para atender os atuais requisitos legais em vigor.
AC Cobra terá versão cupê
A nova AC Cars, que no ano passado apresentou a sétima geração do icônico esportivo Cobra, totalmente reprojetado com uma moderna estrutura tubular de alumínio e carroceria moldada em compósito de fibra de carbono, divulgou recentemente a imagem coberta da nova versão cupê, que deverá apresentar até o final deste ano.
A versão cupê do modelo original foi construída pelo americano Carroll Shelby, na década de 1960, mas para ser utilizada somente em competições e denominada Shelby Daytona Cobra Coupe. Ela foi desenvolvida para enfrentar a Ferrari na classe GT e teve apenas seis unidades construídas em 1964 e 1965. O desenho foi de Peter Brock, que também desenhou o Corvette Stingray Racer, na década de 1950.
Alfa Romeo Giulia 2026 com arcabouço do Dodge Charger
O novo Alfa Romeo Giulia, programado para lançamento em 2026, vai compartilhar o mesmo arcabouço com o muscle car americano, mas não será um Charger rebatizado, ressalta o fabricante. Porém, os dois têm projeto baseados no arcabouço modular SLTA Large do Grupo Stellantis e, assim, como ocorre com o modelo da Dodge lançado recentemente, o futuro Alfa Giulia terá as opções de trem de força elétrico a bateria e também a combustão. A informação é do site carssoops.com.
A variabilidade nas dimensões da SLTA Large, arcabouço desenvolvido especificamente para modelos elétricos, possibilita a utilização de motores a combustão e deverá ser utilizada em pelo menos oito novos modelos da Stellantis, de várias marcas, incluindo Jeep e Maserati. Ainda não existe informação sobre motores a gasolina do novo Giulia, mas eles deverão ter opção híbrida leve e de carregamento externo. Além disso, é bem provável que o atual V-6 de 2,9 litros seja atualizado para uso no híbrido.
Com relação ao desenho, o executivo-chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, confirmou que ele não terá nenhuma característica do Dodge Charger. Conforme declarou ao site Motor1 Italia, o executivo ficou encantado o desenho da carroceria: “O que projetamos é sensacional. Não poderíamos finalizar o estilo deste carro sem estarmos absolutamente apaixonados por ele. E agora estamos”. Segundo Imparato, o design já foi finalizado, mas só será conhecido no início de 2026.
RM