Lançado para o público em geral no dia 13 de março de 1969, o filme “The Love Bug” (“Se meu Fusca Falasse”) continua a ser um clássico atemporal e foi ele que lançou o Herbie. Este filme continua a encantar gerações com a sua história cativante e personagens inesquecíveis.
Por décadas, filmes e programas de TV têm humanizado carros. Alguns carros, como os da série animada Carros, se tornam personagens adoráveis. Outros, como Christine, o Plymouth Fury vermelho e maligno de 1958, são assustadores.
Alguns carros nem precisam receber qualidades humanas para se tornarem icônicos. Pense no Aston Martin DB5 de James Bond, na Eleanor, o Ford Mustang de 60 Segundos, no Batmóvel do Batman e no Ford Mustang de Steve McQueen em Bullitt.
Mas vamos focar no carro que realmente recebeu qualidades humanas. Um dos personagens de carro mais amados e adoráveis é o Herbie, do filme The Love Bug de 1968 (liberado para o público em 1969). Herbie, um Volkswagen Fusca de corrida de 1963, era tão popular que estrelou vários filmes e programas de TV.
Este personagem da Disney adorava perseguições de carro, corridas e testar seus limites sempre que tinha chance.
O primeiro filme da série “The Love Bug”, estrelado por Dean Jones, Michelle Lee e Herbie, o Volkswagen Fusca, se tornou um clássico cult. O filme também apresenta o ator Buddy Hackett como o esclarecido e bondoso amigo de Jim, Tennessee Steinmetz, um personagem que cria “arte” a partir de peças de carros usados e acaba se entendendo muito bem com o Herbie de quem foi mecânico. Além de grande elenco.
Lembrando o roteiro do “The Love Bug”
O piloto de carros de corrida Jim Douglas foi reduzido a competir em corridas de demolição contra pilotos com metade de sua idade. Jim mora em um antigo quartel de bombeiros com vista para a Baía de São Francisco com seu amigo Tennessee Steinmetz, que afirma ter alcançado a iluminação budista e é mecânico e escultor que usa peças de carros antigos para fazer suas obras de arte.
Em um showroom de carros europeus de luxo, Jim conhece a mecânica e assistente de vendas Carole Bennett e o proprietário britânico da concessionária, Peter Thorndyke, que maltrata um VW Beetle branco que havia sido devolvido ao showroom naquela manhã. Sem dinheiro, Jim deixa o showroom de Thorndyke, mas o VW Bettle o segue até sua casa.
Depois de uma batida policial sob a acusação de roubo, Jim concorda em fazer um contrato de leasing para comprar o pequeno carro.
A princípio, Jim não aceita gentilmente a relutância do VW Beetle em pegar uma rodovia e depois emparelhá-lo com Carole, e suspeita que Thorndyke o enganou com um carro defeituoso. No entanto, Tennessee acredita que o carro tem uma mente própria, e faz amizade com ele, nomeando-o de “Herbie”.
Jim prepara o Herbie para as corridas e, para a surpresa de Thorndyke, Herbie vence sua primeira corrida. Jim e Herbie então derrotam o próprio Thorndyke em uma corrida no Riverside Raceway, dando a Jim a propriedade total de Herbie, e eles entram em uma série de vitórias, deixando Thorndyke frustrado com o sucesso deles.
Thorndyke se infiltra na garagem do Tennessee na noite anterior à próxima corrida, enquanto Jim e Carol estão em um encontro, e sabota o Herbie despejando café irlandês (que leva Whiskey irlandês) no tanque de gasolina, fazendo com que o Herbie, que fica bêbado, não consiga terminar a corrida no dia seguinte.
Jim, desgostoso, com os olhos voltados para a próxima corrida de estrada de El Dorado, decide trocar o Herbie por um Lamborghini 400 GT novinho em folha, para a ira de Carole (que deixou o emprego no showroom da Thorndyke em protesto) e Tennessee. Invejoso e chateado com o tratamento dado por Jim, Herbie danifica o Lamborghini e foge. Deprimido, ele se deixa capturar por Thorndyke, mas foge quando este ordena que seus homens o desmontem.
Finalmente percebendo que Herbie está vivo, Jim segue Herbie enquanto ele deixa um rastro de danos pela cidade. Ele encontra Herbie tentando se jogar da ponte Golden Gate. Jim arrisca sua vida para deter Herbie e eles fazem as pazes.
Na delegacia de polícia, Tang Wu (Benson Fong), um empresário sino-americano cuja loja foi danificada por Herbie, se oferece para retirar as acusações de danos em troca da posse de Herbie depois de se revelar um fã de corridas. Jim e Tennessee aceitam a oferta de Wu, desde que dirijam o Herbie na corrida de El Dorado, e Wu concorda em vender o Herbie de volta para Jim por um dólar se eles vencerem.
A El Dorado, uma corrida de estrada aberta de dois dias, com ida e volta, percorre as montanhas de Sierra Nevada do Vale de Yosemite até Virginia City e vice-versa. Na primeira etapa, Thorndyke e seu copiloto Havershaw executam uma série de truques sujos contra Herbie. Como resultado das tramoias de Thorndyke, Jim (com Carole e Tennessee como copilotos) chega mancando em último lugar, com Herbie sem duas rodas e tendo que usar uma roda de carroça para chegar à linha de chegada.
Durante os reparos noturnos, Herbie se recusa a dar a partida e Wu revela que também fez um acordo com Thorndyke sobre a propriedade de Herbie caso eles perdessem a corrida. Depois que Thorndyke tenta rebocar Herbie e agride Jim, Herbie dá a partida, afugentando um Thorndyke assustado.
No dia seguinte, Herbie começa a segunda etapa em último lugar, mas graças a alguns atalhos engenhosos, eles conseguem recuperar o tempo perdido. Ao se aproximar da linha de chegada, Herbie sucumbe à fadiga do material e se parte em dois, com sua metade traseira (carregando Tennessee e o motor) cruzando a linha logo à frente de Thorndyke, enquanto a dianteira (carregando Jim e Carole) rola sobre a linha logo atrás, o que significa que Herbie fica com o primeiro e o terceiro lugares.
Como parte do acordo sobre Herbie, Wu assume a concessionária de carros de Thorndyke, contrata Tennessee como seu assistente e rebaixa Thorndyke e seu cúmplice Havershaw para a oficina mecânica. Com o carro novamente em forma, Herbie leva os recém-casados Jim e Carole para a lua de mel.
O “The Love Bug” acabou gerando uma série de filmes
Do filme inicial Se Meu Fusca Falasse, (The Love Bug) de 1969 surgiu a seguinte série de cinco filmes adicionais igualmente produzidos pelos estúdios Disney: As Novas Aventuras do Fusca, (Herbie Rides Again) de 1974; Um Fusca em Monte Carlo, (Herbie Goes to Monte Carlo) de 1977 (também conhecido como Herbie – O Fusca Enamorado); A Última Cruzada do Fusca, (Herbie Goes Bananas) de 1980, Se o Meu Fusca Falasse (Remake do primeiro filme — The Love Bug) de 1997 e o mais recente filme da série é Herbie – Meu Fusca Turbinado, (Herbie: Fully Loaded) de 2005, teve como protagonista a atriz Lindsay Lohan.
Cada sequência solidificou ainda mais o status de Herbie como um ícone cinematográfico amado, reafirmando seu lugar no panteão dos personagens inesquecíveis do cinema.
Ao comemorarmos os 55 anos de “The Love Bug”, revisitamos com carinho esse clássico atemporal e refletimos sobre seu apelo duradouro. Por meio de seus personagens encantadores, sua história emocionante e seus momentos memoráveis, o filme atinge o público de todas as idades, lembrando-nos do poder do amor, da amizade e da magia de acreditar no impossível.
Alguns fatos interessantes sobre o Herbie
* O Herbie do primeiro filme era um Volkswagen Beetle Deluxe sedan de 1963 com teto solar de lona de fábrica. Ele vinha com a agora icônica cor branca pérola L87.
* O número de corrida “53”, marca registrada de Herbie, foi escolhido pelo produtor Bill Walsh, que era fã do jogador de beisebol do Los Angeles Dodgers, Don Drysdale — o número da camisa de Drysdale, mais tarde aposentado pela equipe, era 53.
* Bill Walsh, criou as listras de corrida azuis e vermelhas para Herbie.
* O primeiro filme originalmente deveria se chamar “Car, Boy, Girl” que era o título do roteiro original escrito por Gordon Buford.
* The Love Bug foi o segundo mais bem sucedido filme da Disney da história na época.
* Houve seis filmes do Herbie no total.
* Herbie foi interpretado por um total de 30 Volkswagen Beetles diferentes.
* A placa do Herbie é OPF 857. Onde se acredita que OPF vem de Our Pal Frank (nosso companheiro Frank), onde Frank era o nome do mecânico que cuidava dos Herbies em suas diferentes versões. Já não há registro sobre a razão do 857. Esta placa foi usada em todos os filmes. Outra interpretação da placa “OFP 857” é ligada ao diretor do filme Robert Stevenson e seu começo na Disney. Onde “OFP” seria “Our First Production” (Nossa Primeira Produção) e o número seria o mês e ano desta primeira produção dele nos Estúdios Disney.
* Herbie foi originalmente dublado por Paul Winchell, mas o papel foi posteriormente assumido por David Tomlinson.
* Herbie apareceu em vários outros filmes da Disney, incluindo “The Rescuers” — “Bernardo e Bianca” e “Mickey’s Magical Christmas” — “O Natal Mágico do Mickey”.
* Herbie também apareceu em vários programas de televisão, incluindo “The Brady Bunch” e “The Muppet Show”.
* Herbie foi introduzido no Hall da Fama Automobilístico em 2006.
Como já comentado em matéria anterior, o filme “The Love Bug” no Brasil recebeu o título de “Se meu Fusca Falasse” parafraseando um filme de 1960 estrelado por Jack Lemon e Shirley MacLaine: “Se meu apartamento Falasse” — título original “The Apartment”. Não há dúvida que nesta titulação em português houve malícia no sentido das atividades que também eram exercidas nos Fuscas pela juventude da época.
Segue o trailer oficial do filme “The Love Bug” para matar a saudade:
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(Alteração feita em 19/03/2024 às 02:40 horas: acrescentada mais um versão sobre o significado da placa do Herbie)
(Alteração feita em 11/04/2004 – matéria reescrita em grande parte, complementando e individualizando o seu conteúdo)
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