Seguramente há muitas maneiras de se fazer trailers com a imagem do VW T2, começando por cortar VW Kombis e fazendo trailers. Mas estamos em um tempo no qual os Kombis que restaram, em especial os VW Kombi Tipo T1 (“Corujinha”) em bom estado atingem preços muito altos. Então foi necessário seguir um outro caminho para se fazer trailers modernos com a imagem do VW Kombi.
A solução inglesa da Dub-Box
A empresa Dub Box foi criada por um casal do condado de Herefordshire, Matt e Becky Clay. Apaixonados por motorhomes retrô e por todo estilo de vida envolvido, eles precisavam de um jeito confortável de levar seus três filhos e o cachorro da família para acampar, sem perder a diversão!
Na foto de abertura pode-se ver um dos tipos de trailers da Dub-Box, no caso atrelado a um VW Kombi, ambos pintados na mesma combinação de cores.
Tendo mais de uma década de experiência na construção de trailers de luxo para a indústria de eventos, Matt conseguiu casar essa capacidade com o olhar de Becky para produzir designs retrô chiques, levando ao que viria a ser a linha Dub-Box. Inspirando-se em uma amostragem de trailers para campismo americanos clássicos e motorhomes vintage, o formato do design Dub-Box reúne a essência do estilo moderno e elegante e oferece uma alternativa real e individual ao tradicional espírito de acampar com trailers.
Eles partiram para uma construção em compósito de fibra de vidro sobre um chassi de aço feito especialmente, com uma união muito bem feita para evita a entrada de água. Para criar o molde para a carroçaria de seus trailers, Matt partiu de dois restos de VW Kombi, como se pode ver na foto abaixo:
Estas partes foram justapostas para formar a base do molde, como mostra a foto abaixo:
Com base no molde foram feitas as diversas variações de trailers tanto para passageiros (um grande e outro menor), bem como uma série de trailers da versão “profissional” para food trucks (lanchonetes volantes), bares ambulantes, trailers de demonstração e vendas de produtos dos mais variados, entre outras aplicações.
A Dub-Box atende aos pedidos de seus clientes, isto chegando ao lado em que ficará a porta de entrada, acabamento interno, tipo de teto, com ou sem área rebatível ou elevável — e de que tamanho. É tudo feito ao gosto do cliente. Veja abaixo exemplos de alternativas de teto (Fotos: dub-box.com)]:
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Abaixo um exemplo da linha de trailers comerciais, no caso atrelado a um Kombi de mesma pintura:
Na página da Dub-Box na internet lê-se o seguinte: “Nossos trailers retrô de duas ou quatro camas para acampamento são incrivelmente atraentes. Eles podem ter um acabamento em esquemas de cores para combinar com a decoração interna e externa do seu carro ou Kombi. Instalamos o maior número possível de peças retrô reproduzidas como maçanetas, fechaduras, vedações de janelas, dobradiças e para-choques, mas também adicionamos luzes de de sinalização de alto desempenho. Foram feitas modificações no chassi e foi atualizada a distribuição de energia para garantir que todos os nossos trailers tenham a aprovação de tipo de veículo completo da CE – Comissão Europeia.
Mesmo na sua versão menor, de duas camas (ou uma de casal) o trailer para acampamento com seus acessórios oferece bastante conforto com um bom-gosto exclusivo:
No outro lado do Atlântico: a Type 2 Campers
É a própria Heather Gardella, que também foi a criadora da Dub-Box USA cerca de 12 anos atrás, que contou como a Type 2 Campers foi criada.
A Type 2 Campers é um desdobramento da Dub-Box USA voltado exclusivamente para trailers campistas, e há grandes novidades: a empresa agora está construindo seus trailers com aço de grau automobilístico destinado a projetos de restauração de VW Kombis. Em outras palavras, esses trailers são o mais próximo que se pode chegar de um trailer oriundo de um VW Tipo 2 sem precisar usar uma serra para cortar um veículo real.
Heather Gardella explicou que há cerca de 12 anos sentiu necessidade de uma mudança em sua vida. Seu amigo Shane Medbery lhe mostrou uma descoberta na internet, um trailer Dub-Box à venda no Reino Unido. Gardella e Medbery se apaixonaram e ficaram tão empolgados com o trailer que viajaram ao Reino Unido para ver os trailers pessoalmente. Ao longo desta jornada eles adquiriram os direitos de distribuição do Dub-Box na América do Norte e se estabeleceram no estado de Oregon, na costa oeste, que faz fronteira com o estado de Washington ao norte, com Idaho ao leste e com a Califórnia, ao sul
Os primeiros produtos Dub-Box vendidos nos Estados Unidos eram robustas unidades de compósito de fibra de vidro que pesavam apenas 680 kg e ficavam ótimos acoplados a todo tipo de veículo, tanto novos quanto antigos. Os trailers vinham com pintura personalizada, interior personalizado e equipamentos modernos. Gardella também viu um potencial muito maior nesses trailers e os Dub-Box foram personalizados como carrinhos de comida, vitrines móveis e muito mais.
Entre as variações do Dub-Box estava o Dinky Dub, um trailer curto de 2.500 mm de comprimento e peso vazio de 450 kg. Esse trailer vinha com uma configuração interna simples, não muito diferente do que seria um verdadeiro motorhome Volkswagen Tipo 2, e era perfeito para aquelas pequenas escapadas:
E a paixão pelo VW Kombi nos EUA continua até hoje e há motivos para isto. Como a própria Volkswagen observa ainda hoje, o Microbus, como a Volkswagen of America chama o VW Kombi de passageiros, era um veículo acessível que rapidamente se tornou o favorito das pessoas que queriam viajar pelo país e além. Ele podia acomodar até nove pessoas e sua bagagem, enquanto a ampla área envidraçada dava a todos uma visão clara do mundo que passava.
Além de seu preço atraente e excelente utilidade, o VW Kombi era fácil de reparar e acabou se tornando um ícone cultural como veículo que foi adotado pela contracultura. Pode-se ter tido um carro potente, mas as pessoas ficavam encantadas em entrar num veículo com um motor de quatro cilindros com escapamento sibilante. Um pouco de todo mundo, de hippies a rockstars, se apaixonou pelo VW Kombi, portanto não é surpresa que as pessoas ainda queiram experimentar essas sensações propiciadas pelo VW Kombi hoje em dia.
Os trailers T2.3 da Type 2 Campers
A grande mudança com a introdução do T2.3 foi uma grande reforma no material e no design. Saiu a carroceria de compósito e entrou a de aço de grau automobilístico estampado.
Como eu disse antes, os trailers estão usando componentes reproduzidos destinados a VW’s Kombi reais. É por isso que nesses trailers parece que alguém pegou um VW Kombi e cortou sua frente.
Heather Gardella afirma que a sua empresa Type 2 Campers está obcecada em reproduzir a experiência do VW Kombi, por isso os engenheiros usaram o maior número possível de peças do VW Kombi. A porta, que foi movida para a traseira, foi feita com o que normalmente seriam portas do salão do VW Kombi. O mesmo vale para a tampa do que seria o motor, luzes, janelas e até mesmo as vedações delas Inclusive, as cores dos trailers estão reproduzindo as usadas nos VW Kombi. Em outras palavras, ao se olhar para alguma coisa no T2.3 e se perguntar se ela veio de um VW Kombi, provavelmente é uma peça reproduzida destinada a restaurações.
A exceção à regra é o teto. Ele não é de metal, mas de um material de compósito reforçado feito para resistir ao tempo e, também, para transportar carga no teto.
É raro ver um trailer que seja construído como um carro. Ver-se-á com mais frequência trailers que são supostamente construídos como aeronaves. Em teoria, construir um trailer como um carro deve significar uma longa vida útil, sem maiores preocupações.
Heather Gardella afirma que há um benefício colateral: é muito mais fácil e rápido fabricar trailers de metal do que os de compósito de fibra de vidro. Ela lembrou que a Dub-Box estava produzindo trailers usando um único molde, o que significava fabricação um tanto lenta.
Gardella também diz que “ficou claro para mim que a categoria de trailers estava pronta para uma evolução. Precisávamos de tempos de produção menores, materiais leves e duráveis e um formato mais fácil de rebocar e guardar.”
Quanto ao nome do seu trailer, a Type 2 Campers também tem uma explicação para isso: como os aficionados da Volkswagen podem identificar, o nome T2.3 é uma homenagem à herança icônica da Volkswagen, em que o Fusca era chamado de “Tipo 1”, e o VW Kombi subsequente, em 1950, foi chamado de “Tipo 2”. O “.3” refere-se às três janelas nas laterais dos trailers.
Todos os modelos do T2.3 da Type 2 Campers têm as mesmas dimensões externas 2.740 mm de comprimento, 1.530 mm de largura e 2.140 mm de altura com o teto expansível na condição de armazenamento. Isso permite que o trailer seja guardado em uma garagem americana típica com espaço de sobra. Há três modelos no T2.3, que determinam seu equipamento.
Por US$ 29.950, o modelo básico é o Sleeper. Nele há uma área de banco em forma de “U” com almofadas de tweed que se converte numa cama de 1.830 mm. Há também um banco na janela, um armário para casacos, compartimentos para objetos e uma bancada extensível. É isso mesmo, não há nem mesmo uma mesa para fazer um lanche.
Por um preço de US$ 35.000, há o Sleeper+. Esse T2.3 tem todas as características do Sleeper, mas acrescenta um chuveiro externo e um aquecedor de água.
Por fim, o modelo topo de linha é o Kitchenette, por US$ 39.000, que oferece os recursos dos dois modelos Sleeper (mas sem banco na janela traseira), além de um fogão elétrico, uma pia e uma mesa.
A Type 2 Campera observa que quando o teto pop-top está aberto, há 1.800 mm de espaço, dá para se ficar em pé. Os pesos básicos são bem baixos, os T2.3 chegam a 408 kg, 418 kg e 445 kg, respectivamente.
Ótimo para o fã de Volkswagens! Obviamente, há também uma longa lista de acessórios, desde um rack de teto em estilo vintage até cortinas de tweed, e muito mais. Com as especificações fornecidas, não é de se esperar que o T2.3 da Type 2 Campers fosse algo em que se ficasse dentro por muito tempo. Como os trailers de compósito de fibra de vidro de antigamente, esse trailer seria ótimo — para uma escapada de fim de semana.
Por isso, é certo que algumas pessoas conseguiriam passar mais tempo num desses se houvesse um toalete químico, painéis fotovoltaicos e outras modificações. Comenta-se que é exatamente isso que algumas pessoas fazem. Elas compram um Dub-Box e o modificam para que se torne habitável. Não há dúvida de que o mesmo acontecerá com o T2.3 da Type 2 Campers;
O preço, US$ 29.950 é alto para o que equivale a uma cama que se pode rebocar com o próprio carro. Isso é quase US$ 10.000 mais caro do que um trailer convencional tipo Scamp de tamanho comparável.
Esse é o caso de um trailer que é mais do que a soma de suas partes. É um trailer que se pode rebocar com um VW antigo e e que não vai se parecer com muitos outros por aí. É um trailer que é diferente e tem orgulho disso. Esse é um trailer que se parece com um VW Kombi porque é o mais próximo que se pode chegar de um deles sem precisar comprar um. Para alguns, certamente só isso já vale o preço.
AG
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