• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

AVISO PRÉVIO DÁ AS CARAS NA F-1

SARGEANT, STROLL E RICCIARDO SÃO OS NOMES MAIS PRÓXIMOS DE DEIXAR A F-1 E PÉREZ PODE PERDER LUGAR. PONTUAÇÃO PODE MUDAR EM 2025.

identicon por Wagner Gonzalez
23/04/2024
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3
Foto: Red Bull

Foto: Red Bull

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua surpreendendo pela rapidez com que novos acordos se desenvolvem e vagas aparecem (foto de abertura). Se Carlos Sainz já sabe que não continuará na Ferrari em 2025, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Logan Sargeant também estão próximos de perder o emprego atual e o contrato de Sergio Pérez termina em dezembro. Cada um deles, porém, vive o drama de maneira distinta, cenário desenhado por interesses dos mais diversos.

Sainz pode se gabar de ser o único piloto que derrotou os carros da Red Bull nos últimos 18 meses. Somando-se a isso o fato que ele tem atuado de modo mais eficiente que seu companheiro de equipe tornam seu passe valorizado. Nico Rosberg, campeão mundial de 2016, revelou em entrevista à SkyTV fatos que colocam o espanhol como opção forte para a vaga de Sergio Pérez, outro que está sem contrato para o ano que vem:
“Em Xangai eu vi Carlos Sainz Sênior conversando com Christian Horner, que parece não chegar ao valor que os espanhóis pedem.”

Liberado pela Ferrari, Sainz ainda não tem destino definido (Foto: Ferrari)

A reforçar as palavras de Roberg estão a declaração de Helmut Marko sobre Sainz e seu futuro: “Ele recebeu uma oferta irrecusável da Audi, uma oferta que não podemos igualar, muito menos superar”.
Aqui entra um outro elemento nesse processo: a prioridade de Sainz é um carro vencedor e os da Red Bull são praticamente imbatíveis há anos. Daí a queda de braço entre o que um pede e o outro oferece.

Popular no mundo inteiro, Ricciardo apresenta resultados abaixo da crítica (Foto: Red Bull)

O futuro do trio Ricciardo, Sargeant e Stroll, porém, é bem diferente. Depois de vencer corridas pela Red Bull, Daniel Ricciardo pulou de galho em galho, pousando nas equipes Renault, McLaren e, agora, Vcarb, a antiga Toro Rosso. Com exceção da vitória em situações especiais no GP da Itália de 2021, o australiano tem apresentado desempenhos cada vez menos eficientes, para não dizer decepcionantes para quem mostrou enorme potencial. Seu nome é destaque entre as possíveis despedidas da categoria, algo que pode acontecer antes do final da temporada. O neozelandês Liam Lawson é o favorito para substitui-lo.

O americano Logan Sargeant jamais brilhou nas categorias de base que percorreu até desembarcar na F-1, conquista que se justifica em boa parte pelo fato de ser estadunidense num momento que a categoria cresce bastante em seu país. Mesmo simpática a pilotos pagantes e que contribuem para ela aparecer em mercados importantes, mais cedo ou mais tarde cobra-se o preço para quem não consegue resultados minimamente destacáveis.

Filho do dono da equipe, Lance Stroll ainda não convenceu que merece o lugar onde está (Foto: Aston Martin)

O caso mais intrigante no tema desta coluna é, sem dúvida, o futuro de Lance Stroll. Filho de Lawrence Stroll, empresário mais que bem sucedido e um dos homens mais ricos do Canadá, ele foi criado para ser campeão mundial da categoria: nos tempos em que era um dos maiores investidores na equipe Williams, Lance tinha uma equipe dedicada da escuderia inglesa, o que permitia que ele treinasse nos circuitos europeus após o GP de cada país.

Quando a Williams não aceitou a proposta de ter Lawrence Stroll como sócio, o magnata canadense passou a investir na então Force India e a transformou em Aston Martin, tradicional marca inglesa de carros esportivos de alto luxo. Mais do que investir pesadamente no time de F-1, Stroll igualmente assumiu o controle acionário da marca e já garantiu parceria com a Honda a partir de 2026. Até quando ele bancará a carreira do filho, porém, é uma pergunta cada vez mais frequente. Afinal, apesar de pai e autoritário, espera-se que ele deva mostrar resultados aos seus patrocinadores e apoiadores.

No último fim de semana Stroll envolveu-se em mais uma acidente, desta vez determinando o fim de corrida para Daniel Ricciardo, que ao ter a traseira do seu carro levantada pelo monoposto do canadense acabou abalroando o McLaren de Oscar Piastri. Stroll alegou que foi um “um acidente estúpido e consequência do efeito sanfona de uma relargada”, justificativa que Piastri, Ricciardo e vários outros pilotos não aceitaram. O australiano foi mais além e disse que o erro do canadense “fez meu sangue ferver”.

Sergio Pérez pode ser ejetado da Red Bull se não conseguir o vice-campeonato (Foto: Red Bull)

Em todo esse contexto, o nome que detém a chave da vaga mais desejada por muitos segue discretamente fazendo uma campanha que o coloca na vice-liderança do campeonato. O mexicano Sergio Pérez busca fazer por merecer o poso de companheiro de equipe de Max Verstappen, nome abertamente cobiçado pela Mercedes. Ainda não se sabe se Toto Wolff, o grande chefe da equipe alemã, demonstra interesse real pelo holandês como substituto de Lewis Hamilton — que vai para a Ferrari — explora esse fato para desestabilizar a Red Bull ou pelos dois motivos.

No ambiente desportivo, a F-1 poderá ter sua forma de pontuação alterada para 2025. A Federação Internacional do Automóvel (FIA) considera estender até o décimo-segundo lugar as posições pontuáveis a cada prova, duas a mais que o sistema atual. A medida tem dois motivos já identificados. O primeiro é acirrar a disputa entre as equipes do fundo do pelotão, aquelas que raramente marcam pontos. O segundo é aumentar a fonte de renda da entidade, que cobra das equipes uma taxa anual e proporcional ao número de pontos que cada time marcou na temporada anterior. A medida tem grandes chances de ser aprovada.

O resultado completo do GP da China você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram.

Tags: avisoazulbilheteCampeonatoF-1MundialPerezprévioRicciardoSainzSargeantStrollVerstappen
Próximo
Fotos: autor

HORSE, A FÁBRICA DE MOTORES DO GRUPO RENAULT

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17