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Podemos afirmar seguramente que o sucesso do Ford Mustang é, sem dúvida, se não o maior, um dos maiores dentro do mundo automobilístico. O nome “Mustang” ganhou tamanha força que acabou se transformando em sinônimo de um carro valente, de alto desempenho, resistente e com design que é quase uma unanimidade quanto às linhas intimidantes e harmoniosas. Já são 60 anos, ou seis décadas, desde seu lançamento para o público consumidor em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, quando a expectativa de venda era de 150 mil unidades até o final daquele ano.
O carro caiu tanto nas graças do consumidor, e agradou, que superou as expectativas e chegou, na verdade, a mais de 400 mil unidades comercializadas! Logo no início de 1966, a marca de 1 milhão de Mustang fabricados já havia sido atingida, ou seja, pouco mais de 1 ano e meio após sua apresentação, indícios claros de que o sucesso estrondoso do modelo já rumava para ser uma referência mundial. Um muscle car que já nasceu com o brilho do sucesso.
O nome Mustang remete a uma raça de cavalos encontrados principalmente no oeste americano, que se destaca pela velocidade, independência de suas manadas e beleza, sendo responsável também pela ocupação do seu território e por transportar indígenas e povos locais. Porém, “Mustang” também se refere ao nome de batismo do avião-caça americano North American P-51 que tantas glórias deu à Força Aérea dos EUA na Segunda Guerra Mundial, graças à rapidez e agilidade com que combatia. De qualquer forma, as duas origens representam muito bem a identidade do carro: bonito, rápido e independente.
No mercado nacional, a Ford passou a vendê-lo a partir da linha 2018, porém bem antes disso importadores independentes já o traziam para o Brasil, dada a busca do nosso consumidor por um carro que já era reverenciado nos quatro cantos do mundo. Desde 1990, quando reabriram-se os portos brasileiros para a importação de automóveis, estima-se que cerca de 300 Mustangs tenham sido trazidos por ano. Sem contar os mais de 3.000 felizes proprietários do muscle car vendidos pela Ford desde 2018.
Diante da grandeza trazida pela marca Mustang ao mercado nacional, e numa escala ainda maior no mundial, em um momento de comemoração das suas seis décadas de lançamento chega ao Brasil sua sétima geração. A comemoração para o aniversário e lançamento foi o maior evento comemorativo feito para o modelo na América do Sul, realizado em Interlagos no dia 13 de abril último. A festa reuniu mais de 400 Mustangs de diversas gerações, cores e versões, que puderam desfilar pelo circuito do autódromo com seus proprietários desfrutando o prazer de guiar seus muscle cars numa verdadeira pista de competição, utilizada até pela F-1.
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Para os mais de 1.000 participantes da festa, havia uma unidade de cada geração do bólido exposta, incluindo a novíssima sétima, sem contar motores V-8 Coyote e 302 Windsor mostrados fora do carro, test drive com o Mach 1 e Mach-E, entre outras várias atrações. Interlagos ferveu, especialmente na hora do desfile com os mais de 400 Mustangs na pista, o ronco dos V-8 ecoando pelo autódromo e, no final, queima de fogos para realmente enaltecer o aniversário de um ícone do mundo automobilístico. Uma festa inesquecível para quem gosta de carros, e reverenciar o único muscle car com motor V-8 ainda em produção no mundo.
Ainda como parte das comemorações, uma única unidade do Novo Mustang GT Performance 2024, de sétima geração, na cor prata metálica. foi trazida ao Brasil. O carro, exclusivíssimo, está em fase de personalização de carroceria feita por Alan Mosca, renomado artista de personalização de carros de competição e capacetes, que segue o legado de seu consagrado pai Sid Mosca. Depois, o Mustang personalizado, com cores e arte guardados a sete chaves pelo artista, será doado a uma ONG para ir a leilão, arrecadando fundos para causas nobres.
E o aniversário do ícone não parou por aí: sua história foi contada em um álbum de figurinhas com 120 cromos feito pela Panini em uma edição limitada de 5.000 impressos, enquanto integrantes do Clube do Mustang puderam visitar a sede da Ford em Dearborn, Michigan, próxima a Detroit, conhecendo também o berço do muscle car nos EUA e o Museu Henry Ford.
A sétima geração do esportivo já está no mercado nacional por R$ 529 mil. É o Mustang mais moderno e potente da história, com linhas que remetem ainda mais às primeiras gerações da década de 1960, e uma nova versão do V-8 Coyote, agora com 488 cv de potência e 57,2 m·kgf de torque, operando em conjunto com o câmbio automático epicíclico de 10 marchas recalibrado. A rapidez é item de série: acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, atingindo 250 km/h de velocidade máxima.
Seu monobloco está 30% mais rígido, as suspensões foram aperfeiçoadas, e agora há inclusive a seleção de diferentes cargas dos amortecedores, para um uso mais confortável ou esportivo, sem contar tecnologias como a detecção automática de buracos ou freio de estacionamento eletromecânico no formato de alavanca (permitindo um modo para drift).
Vida longa ao filho prodígio da Ford e que venham outros 60 anos!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor