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Podemos afirmar seguramente que o sucesso do Ford Mustang é, sem dúvida, se não o maior, um dos maiores dentro do mundo automobilístico. O nome “Mustang” ganhou tamanha força que acabou se transformando em sinônimo de um carro valente, de alto desempenho, resistente e com design que é quase uma unanimidade quanto às linhas intimidantes e harmoniosas. Já são 60 anos, ou seis décadas, desde seu lançamento para o público consumidor em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, quando a expectativa de venda era de 150 mil unidades até o final daquele ano.
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O carro caiu tanto nas graças do consumidor, e agradou, que superou as expectativas e chegou, na verdade, a mais de 400 mil unidades comercializadas! Logo no início de 1966, a marca de 1 milhão de Mustang fabricados já havia sido atingida, ou seja, pouco mais de 1 ano e meio após sua apresentação, indícios claros de que o sucesso estrondoso do modelo já rumava para ser uma referência mundial. Um muscle car que já nasceu com o brilho do sucesso.
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O nome Mustang remete a uma raça de cavalos encontrados principalmente no oeste americano, que se destaca pela velocidade, independência de suas manadas e beleza, sendo responsável também pela ocupação do seu território e por transportar indígenas e povos locais. Porém, “Mustang” também se refere ao nome de batismo do avião-caça americano North American P-51 que tantas glórias deu à Força Aérea dos EUA na Segunda Guerra Mundial, graças à rapidez e agilidade com que combatia. De qualquer forma, as duas origens representam muito bem a identidade do carro: bonito, rápido e independente.
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No mercado nacional, a Ford passou a vendê-lo a partir da linha 2018, porém bem antes disso importadores independentes já o traziam para o Brasil, dada a busca do nosso consumidor por um carro que já era reverenciado nos quatro cantos do mundo. Desde 1990, quando reabriram-se os portos brasileiros para a importação de automóveis, estima-se que cerca de 300 Mustangs tenham sido trazidos por ano. Sem contar os mais de 3.000 felizes proprietários do muscle car vendidos pela Ford desde 2018.
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Diante da grandeza trazida pela marca Mustang ao mercado nacional, e numa escala ainda maior no mundial, em um momento de comemoração das suas seis décadas de lançamento chega ao Brasil sua sétima geração. A comemoração para o aniversário e lançamento foi o maior evento comemorativo feito para o modelo na América do Sul, realizado em Interlagos no dia 13 de abril último. A festa reuniu mais de 400 Mustangs de diversas gerações, cores e versões, que puderam desfilar pelo circuito do autódromo com seus proprietários desfrutando o prazer de guiar seus muscle cars numa verdadeira pista de competição, utilizada até pela F-1.
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Para os mais de 1.000 participantes da festa, havia uma unidade de cada geração do bólido exposta, incluindo a novíssima sétima, sem contar motores V-8 Coyote e 302 Windsor mostrados fora do carro, test drive com o Mach 1 e Mach-E, entre outras várias atrações. Interlagos ferveu, especialmente na hora do desfile com os mais de 400 Mustangs na pista, o ronco dos V-8 ecoando pelo autódromo e, no final, queima de fogos para realmente enaltecer o aniversário de um ícone do mundo automobilístico. Uma festa inesquecível para quem gosta de carros, e reverenciar o único muscle car com motor V-8 ainda em produção no mundo.
Ainda como parte das comemorações, uma única unidade do Novo Mustang GT Performance 2024, de sétima geração, na cor prata metálica. foi trazida ao Brasil. O carro, exclusivíssimo, está em fase de personalização de carroceria feita por Alan Mosca, renomado artista de personalização de carros de competição e capacetes, que segue o legado de seu consagrado pai Sid Mosca. Depois, o Mustang personalizado, com cores e arte guardados a sete chaves pelo artista, será doado a uma ONG para ir a leilão, arrecadando fundos para causas nobres.
E o aniversário do ícone não parou por aí: sua história foi contada em um álbum de figurinhas com 120 cromos feito pela Panini em uma edição limitada de 5.000 impressos, enquanto integrantes do Clube do Mustang puderam visitar a sede da Ford em Dearborn, Michigan, próxima a Detroit, conhecendo também o berço do muscle car nos EUA e o Museu Henry Ford.
A sétima geração do esportivo já está no mercado nacional por R$ 529 mil. É o Mustang mais moderno e potente da história, com linhas que remetem ainda mais às primeiras gerações da década de 1960, e uma nova versão do V-8 Coyote, agora com 488 cv de potência e 57,2 m·kgf de torque, operando em conjunto com o câmbio automático epicíclico de 10 marchas recalibrado. A rapidez é item de série: acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, atingindo 250 km/h de velocidade máxima.
Seu monobloco está 30% mais rígido, as suspensões foram aperfeiçoadas, e agora há inclusive a seleção de diferentes cargas dos amortecedores, para um uso mais confortável ou esportivo, sem contar tecnologias como a detecção automática de buracos ou freio de estacionamento eletromecânico no formato de alavanca (permitindo um modo para drift).
Vida longa ao filho prodígio da Ford e que venham outros 60 anos!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor