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Home Notícias

MOTOR 7-L DE 715 cv PARA CORVETTE C8 DESENVOLVIDO PELA LINGENFELTER

identicon por Roberto Marks
01/04/2024
em Notícias, RM
Foto:  roadantrack.com

Foto: roadantrack.com





Enquanto quase todo mundo está focado no futuro elétrico dos automóveis, a Lingenfelter Performance Engineering (LPE), preparadora americana sediada em Brighton, estado de Michigan, EUA, com 50 anos de história no desenvolvimento de motores especiais para o Corvette, está lançando sua versão do motor Chevrolet V-8 LT2, mas com 427 polegadas cúbicas (7 litros) que entrega nada menos que 714 cv e 82,9 m·kgf, como detalha o site da Road & Track.

Assim, este é o V-8 de aspiração atmosférica mais potente oferecido para a atual geração do Corvette, a oitava, e faz isso com gasolina de 95 octanas RON. O projeto denominado Eliminator Spec S 427 é a versão mais recente de 7 litros desenvolvida pela LPE. Mas, ao contrário das propostas anteriores, não é baseado no V-8 LS de 5,7 litros, mas sim no LT de 6,2 litros, que na versão normal de fábrica entrega 497 cv e 64,3 m·kgf.

Curvas de potência e torque do motor modificado (Desenho: Divulgação Lingenfelter)

No projeto, o bloco do motor de 6,2 litros (6.224 cm³) é usinado para a instalação de pistões Mahle de 4,125 polegadas de diâmetro (104,7 mm ante 103,2 mm), enquanto um novo virabrequim de aço forjado e com contrapesos modificados tem curso dos pistões de 4,000 polegadas (101,6 mm ante 93,01 mm), resultando em 7.007 cm³. Os cabeçotes originais de fábrica são mantidos, mas retificados em máquinas de controle numérico computadorizado (CNC) especificamente para suportar as exigências do motor de 7 litros.

Também foi desenvolvido o comando de válvulas Lingenfelter Eliminator Spec S que, segundo o preparador, proporciona faixa de potência ideal para o câmbio robotizdo de dupla embreagem. Além disso, a empresa já está desenvolvendo um segundo pacote com coletor de admissão Carbon pTR adicional e corpo de válvula de 103 mm, que aumenta a potência para 725 cv, enquanto o torque sobe para 84,8 m·kgf.

Conforme detalha o preparador, este projeto foi desenvolvido com foco na nova geração C8 do Corvette, por isso foi baseado no bloco LT2 V-8, o que permite integrações mais fáceis com o sistema de lubrificação original do C8, bem como com a caixa de câmbio Tremec de dupla embreagem do modelo. A Lingenfelter Performance Engineering não divulgou detalhes sobre o preço deste pacote, que deve lançar brevemente.

RM







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