A Obrist, uma pequena empresa austríaca, está fazendo um caminho inverso no desenvolvimento de trem de força híbrido com seu sistema Hyper Hibrid, que incorpora um motor à combustão, com o conceito inovador de Gerador de Vibração Zero, segundo informa o site da Auto Motor und Sport.
Também, conforme detalhou a publicação, o sistema já está pronto para produção em série e, curiosamente, foi montado num Tesla Model 3 (foto)para intensivos testes de bancada e também em estrada. A proposta da empresa austríaca é oferecer uma alternativa que aumente o alcance de modelos elétricos em longos trechos com toda segurança.
O trem de força Hyper Hybrid Mark II aproveita o motor elétrico do Tesla e adiciona ao arcabouço um motor a gasolina de 2 cilindros, que transforma o modelo, originalmente elétrico, em um híbrido de carregamento externo com o conceito de Gerador de Vibração Zero. O fabricante afirma que o sistema proporciona máxima eficiência energética, com baixíssimas emissões.
A estratégia operacional é utilizar o motor elétrico a bateria nos trechos urbanos e mudar para modo híbrido em rodovias, onde os dois motores atuam em conjunto com o Gerador de Vibração Zero ligado. É um sistema de transmissão híbrido inverso, no qual o motor a combustão é pequeno, enquanto o motor elétrico maior e mais potente tem maior alcance.
Com a redução do tamanho da bateria do Tesla Modelo 3 normal, de 54 para 17 kW·h, o que também reduziu o peso do carro, ele roda até 65 km/h apenas no modo elétrico, quando o minúsculo motor turbocarregado (a empresa não divulgou a cilindrada) entra em ação. Ele também entra sempre que a bateria tem carga reduzida para menos de 50% da capacidade.
Segundo informa a Obrist, o sistema tem preço comparável aos modelos comuns a gasolina ou diesel, enquanto o conceito inovador de Gerador de Vibração Zero é responsável por valores NVH (ruído, vibração e aspereza) comparáveis aos de um carro elétrico a naeria, além da vantagem de não provocar ansiedade no motorista com relação a alcance.
Nos testes a empresa informa que alcançou consumo médio de 2 litros de gasolina de 95 octanas e 7 kW·h de eletricidade em uma viagem de 100 km. Com o tanque de 30 litros instalado no Tesla Model 3, o alcance foi de 1.500 km, afirma o fabricante. Rodando somente no modo elétrico o alcance, devido a bateria menor, é de 96 km (WLTP).
RM