Você se encontra numa situação embaraçosa. Está só no seu carro num local ermo e plano, tenta ligar o motor, mas o motor de partida não vira por defeito ou a bateria está fraca. Se houvesse pessoas por perto elas poderiam ajudá-lo empurrando o veículo para o motor pegar “no tranco”, mas não há ninguém para fazer isso.
Mas você não se veria nessa situação se o carro fosse um DKW e ele fosse equipado com a embreagem automática Saxomat.
O automatismo desse embreagem é feito de duas maneiras. Uma é pelo efeito centrífugo, outra por ela ter atuação eletropneumática. Sua “salvação” é pela parte centrífuga.
O platô de embreagem da Saxomat é especial. Nele há três pesos equidistantes entre si que, ao se expandirem com o aumento de rotação, movimentam a placa de pressão do platô em direção ao disco, acoplando a embreagem progressivamente. dando início ao movimento do veículo.
Ocorre que esse platô especial tem também três pequenos pesos que ficam expandidos quando o motor funciona e se recolhem quando o motor é desligado.. Ao se recolherem elas engatam em um dos entalhes com rampa no cubo do disco de embreagem. O motivo desse arranjo é poder deixar o câmbio engrenado em primeira ou ré ao estacionar num aclive como medida de segurança em acréscimo ao freio de estacionamento.
O entalhes com rampa podem ser vistos. na foto de abertura, no disco de embreagem à esquerda, assinalados com a letra ‘r’. No platô à direita, assinalados como ‘s’, estão os três pequenos pesos (os pesos principais não aparecem por estarem ocultos pela placa de pressão do platô);
A “mágica”
O DKW ´é leve, 945 kg, empurrá-lo é fácil. Seu motor tricilindro de dois tempos tem o girar bem leve, como todo dois-tempos, e o ciclo de funcionamento se dá em apenas uma volta do virabrequim. Como são três cilindros, a cada 120º um pistão está em posição de disparo de centelha da vela. Isso faz o motor pegar facilmente.
Ignição ligada, câmbio em primeira, você mesmo empurra o carro, o motor logo pega. Só que em vez de o carro sair andando e ser preciso correr atrás para sentar ao volante e frear, o motor pega mas fica em marcha-lenta, uma vez que a embreagem continua desacoplada — os pesos principais ainda não se movimentaram — e o carro logo para por estar no plano.
Quando eu tinha a concessionária Vemag, depois VW, cansei de demonstrar essa “mágica”, deixando perplexo quem a assistisse.
BS