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CARRO HÍBRIDO SERIA A SOLUÇÃO PARA VIAGENS LONGAS? (COM VÍDEO)

UMA EXPERIÊNCIA COM O GWM HAVAL H6 PHEV EM VIAGEM DE 2.200 QUILÔMETROS AJUDA A RESPONDER

identicon por Gerson Borini
15/05/2024
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Captação de imagens e fotos: autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo

Captação de imagens e fotos: autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo





No primeiro momento da eletrificação dos carros no Brasil, questionava-se o quão rápido nosso país teria uma infraestrutura de carregamento rápido para atender a demanda. Muitos julgavam que a solução seria começar com os carros híbridos, mas surge a dúvida do tipo de carro híbrido seria o melhor, pois são várias tecnologias envolvidas.

Breve passagem pelas instalações da Itaipu Binacional (Foto: autor)

Neste ano viajei ao Rio de Janeiro com o híbrido autocarregável da Honda, o Civic Hybrid e:HEV, e consegui bom resultado de consumo, atingindo a média de 19 km/l com carro carregado. Nesse tipo de híbrido, chamado HEV (Hybrid Electric Vehicle), não há necessidade de se preocupar com o carregamento da bateria por fonte externa, pois o próprio motor a combustão movimenta um gerador elétrico, e quando necessário faz propulsão em conjunto com o motor elétrico, além da regeneração de energia em frenagens e desacelerações O mercado brasileiro já tem outros veículos com tecnologia similar ao Civic e o resultado de consumo é favorável quando comparado com carros de tamanho equivalente a combustão.

Fiz outra viagem com um carro puramente elétrico, o Volvo C40 Recharge Plus para a Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo, que apesar de não ser muito distante, havia a necessidade de um planejamento devido à carga da bateria ser insuficiente para ir e voltar saindo de Campinas. E aqui começou a aparecer o plano de viagem e a expectativa — diga-se ansiedade — dos carregadores estarem funcionando e/ou ocupados. A grande vantagem desse tipo de veículo é que ainda há alguns carregadores de carga rápida ao custo zero, outras operadoras e marcas estão cobrando um preço pelo kW.h que começa a equiparar o custo do quilômetro rodado com o de carros a combustão.

Nas estradas encontra-se sempre locais para descanso e relaxamento físico e espiritual

Neste mês o destino estava mais longe. Uma viagem que apenas uma parcela pequena da população opta em fazer de carro, Campinas-Foz do Iguaçu-Campinas com uma parada no meio do caminho para atender ao evento de apresentação da nova Chevrolet S10. E o carro escolhido foi um híbrido com possibilidade de carregamento de bateria também por fonte externa, o PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle. O Haval H6 PHEV tem a vantagem de poder ser carregado em carregadores rápidos de até 48 kW em corrente contínua (DC), o que acelera o tempo de carregamento. O alcance com uma carga de bateria é de 120 km pelo ciclo do Inmetro, dado que se mostrou bem real nessa viagem.

Mapa simplificado da viagem realizada

Após percorrida essa distância em propulsão elétrica, o veículo passa a funcionar como o Haval H6 HEV que já testamos. Nas desacelerações e frenagens ocorre a regeneração de energia, provendo carga elétrica para a bateria, e nas acelerações essa carga é consumida para minimizar o gasto de combustível fóssil.

Assista ao vídeo de apresentação deste veículo e das percepções de uso em viagem:

Desempenho

Na avaliação do lançamento do Haval H6, tanto no Rio de Janeiro quanto no autódromo de Interlagos os carros estavam com a bateria carregada, portanto foi possível extrair toda potência combinada do motor a combustão com o motor elétrico. Em conversa com proprietários da versão PHEV do H6 fiquei sabendo que havia uma deterioração do desempenho a partir do momento que a bateria está com menos de 10%, fato que o fabricante não declara espontaneamente.

Comandos simples de condução facilitam o uso do veículo

Nesta avaliação mais longa, ao atingir nível abaixo de 10% na bateria, o motor a combustão de 4 cilindros, 1,5-l turbocarregado com injeção direta de gasolina, duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão e escape, e 16 válvulas, fica responsável pela propulsão e geração conjunta de energia elétrica através do sistema DHT-Dedicated Hybrid Technology (tecnologia híbrida dedicada). E realmente nota-se que há uma perda de desempenho, impedindo o veículo de atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade em 4,8 segundos, conforme é declarado pelo fabricante.

Compartimento do motor é bem organizado e demonstra o bom trabalho de engenharia

Os 393 cv de potência máxima combinada e 77,7 m·kgf de torque máximo só estão disponíveis quando há maior carga da bateria. Mas nem por isso o carro é um suve lento. Continua sendo rápido e as ultrapassagens podem ser feitas com plena segurança, basta pressionar o pedal do acelerador ao fundo que a carga remanescente da bateria é utilizada para a propulsão conjunta, porém se isso for feito em um autódromo ou pista que permita acelerar por muito mais tempo, a carga não será suficiente para sustentar a demanda.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para o uso diário há a vantagem de se utilizar a carga da bateria pelos 120 km, podendo chegar até 170 km, caso o uso seja urbano e baixas velocidades, o que certamente atende as necessidades da maior parte dos consumidores desse tipo de veículo. O veículo tem o desempenho de um carro elétrico de média potência e nos momentos que se deseja potência máxima, novamente a solução é afundar o pé no acelerador que o motor a combustão é acionado, com um pequeno lapso de tempo, e tem-se plena aceleração.

Ainda no uso diário, a carga da bateria pode ser reestabelecida por meio de carregador doméstico de corrente alternada de até 6,6 kW de potência, exigindo cerca de 5 horas para o carregamento completo da bateria de 34 kW·h. Nada mau, considerando-se carregamento noturno e diário.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Resultado em viagem

Para o uso rodoviário o Haval H6 PHEV traz a vantagem do carregamento de até 48 kW em corrente contínua (DC), necessitando cerca de 30 minutos para elevar a carga dos 10% remanescente para 80%. A partir desse ponto há uma sensível redução na potência de carregamento, mesmo estando conectado a carregador de potência superior a 50 kW, o veículo não aceita mais do que 5 kW, visando preservar a vida da bateria. Para atingir os 100% foram mais 30 minutos. Muitas vezes desnecessário utilizar essa estratégia, pois perde-se menos tempo carregando mais vezes até 80%.

Carregador da operadora Copel em Cascavel para carga DC de 50 kW

Mas é obvio que para uma viagem de 2.200 km não faz sentindo parar a cada 120 km para fazer o carregamento da bateria. O recurso é utilizar a segunda fonte de energia disponível, o tanque de 55 litros, e traçar um plano de viagem para carregar a bateria a cada 250-300 km, nas paradas para descanso.

O interior mais despojado do Haval H6 tem a vantagem de não ser cansativo em viagens longas, ou atrativos que distraiam a atenção do motorista

No percurso de ida a Foz do Iguaçu não consegui fazer carregamento intermediário entre Avaré, SP e Cascavel, PR, com isso foram cerca de 700 km, sendo 120 km em modo elétrico e o restante no motor a combustão, com o sistema híbrido operando para favorecer o consumo. O resultado nesse trecho foi um pouco melhor do que um suve de mesmo porte faria. A média obtida foi de 13 km/l, enquanto um suve puramente a combustão a estimativa seria de 10 a 12 km/l.

Após carregamento (DC) de 30 minutos em Cascavel, tempo para um lanche, segui viagem até Foz do Iguaçu, chegando com média acumulada de 16,1 km/l desde Campinas.

Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir as imagens e ver os resultados do computador de bordo ao chegar em Foz do Iguaçu

 

Não esperava encontrar muitos carregadores em Foz do Iguaçu, pois o aplicativo PlugShare assim indicava, mas para surpresa o hotel escolhido para os dias de lazer tem dois carregadores Volvo de 7 kW, com isso foi possível restabelecer a carga da bateria e carregá-la diariamente para o uso diário na localidade, tendo 100% de carga na partida do retorno.

Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir as imagens e ler as legendas

A programação de carga em Cascavel falhou, pois os dois carregadores estavam em uso, e a espera seria de mais de uma hora. Portanto segui viagem até Maringá utilizando a gasolina do tanque, e onde há várias opções de carga. A primeira e bem-sucedida foi na concessionaria Audi onde a carga foi cedida em cortesia, porém pelo aplicativo da marca já há cobrança de R$ 3,50 por kW.h. Um valor que coloca o km rodado no mesmo preço do km rodado com gasolina. Outro ponto negativo é que este carregador fica no interior da concessionária, portanto seu uso está restrito ao horário de funcionamento dela.

Concessionária Audi Center de Maringá propiciou carga gratuita ao veículo, mas pelo aplicativo já há cobrança

A próxima parada programada era Londrina, onde também há várias opções de carga. A escolhida foi a concessionária Volvo, onde novamente houve cortesia e o veículo foi carregado para seguir viagem de volta.

Novamente em Avaré, após 270 km, outra carga gratuita em eletroposto de 50 kW da Volvo para seguir viagem de 250 km até Campinas. Completando o percurso total de 2.397 km e consumo acumulado foi de 18,3 km/l. Se tivesse tido mais paciência para um parada na ida e a parada na volta em Cascavel, o resultado seria melhor.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

Podemos tirar várias conclusões, e certamente os defensores do carro híbrido plugável irão dizer que é a melhor escolha, enquanto os odiadores da eletrificação dirão que não vale a pena o capital investido. Como engenheiro que trabalhou a vida toda fazendo análises de viabilidade técnica e econômica é possível dizer que tudo depende do resultado que se espera alcançar.

A variedade de operadoras de carregamento com necessidade de uso de aplicativo diversos é um complicador para os usuários de carros eletrificados

Certamente, se o uso em viagens longas for muito frequente, o carro híbrido plugável não é a melhor opção, principalmente se o veículo não oferecer opção de carregamento rápido (DC). Um carro híbrido HEV teria o mesmo rendimento sem a preocupação ou chateação que é ficar procurando locais de recarga e aguardando as cargas.

O Haval H6 PHEV mostrou ser um carro confiável e confortável para uso em viagens longas

Se o uso for em viagens de média distância, cerca de 250~300 km, e com possibilidade de carregamento, mesmo que seja em corrente alternada (AC) de baixa potência durante a noite, o híbrido plugável é uma boa opção, pois reduz bem o gasto por quilometro. Além de permitir o uso diário e urbano em modo elétrico, o que é uma grande vantagem econômica.

GB

Ficha técnica e lista de equipamentos após a galeria de fotos adicionais do veículo

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

FICHA TÉCNICA DO HAVAL H6 PHEV
MOTOR
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, turbocarregado com interresfriador, injeção direta, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.499
Diâmetro x curso (mm) 75 x 84,8
Taxa de compressão (:1) n.d.
Potência máxima (cv/rpm) n.d.
Torque máximo (m·kgf/rpm) n.d.
MOTORES ELÉTRICOS
Tipo Trifásico, síncrono de ímã permanente, um acoplado ao câmbio na dianteira e outro no eixo traseiro
POTÊNCIA E TORQUE COMBINADOS
Potência máxima combinada (cv) 393,0
Torque máximo combinado (m·kgf) 77,7
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Íons de lítio (níquel, cobalto, manganês)
Tensão (V) n.d.
Capacidade (kW·h) 34
Localização Sob o assoalho da carroceria
RECARGA
Conector Tipo 2/CCS
0-100%, (Wallbox AC 6,6 kW, horas) Até 6 horas
20-80% (tomada CCS DC, 45 kW, minutos) Até 30 minutos
TRANSMISSÃO
Câmbio Automatizado, duas marchas não slecionáveis
Relações das marchas (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) n.d.
Tração Quatro rodas permanente, distribuição entre os eixos eletônica
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, 3 modos selecionáveis
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,5
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado / 340
Traseiros, tipo (Ø mm) Disco /  342,5
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8J x 19
Pneus 235/55 R19 (Michelin)
Estepe kit de reparo
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada) (m²) 2,68
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 515
Tanque de combustível 55
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.050
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.727
Largura sem/com espelhos 1.940 / n.d.
Altura 1.729
Distância entre eixos 2.738
Distância mínima do solo 172
Ângulo de entrada/de saída/de rampa (º) 19,8 / 24,8 / n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,8
Velocidade máxima, elétrico  (km/h) 140
Velocidade máxima, híbrido  (km/h) 180
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 27,4
Estrada (km/l) 25,2
Alcance em modo elétrico Inmetro (km) 170

 

CONTEÚDO DO GWM HAVAL H5 PBEV
Ar-condicionado de controle digital de duas zonas com saída para o banco traseiro
Assistente de estacionamento semiautônomo
Assistente para desembarque seguro
Banco do acompanhante com ajuste elétrico em 4 direções.
Banco do motorista com ajuste elétrico em 8 direções
Bancos dianteiros com aquecimento e  ventilação
Bancos revestidos de material que imita couro em cor preta
Barras no teto
Bolsas inefáveis dianteiras laterais de cortina e de joelhos para o motorista (7)
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos de bancos dianteiros
Câmera 360º
Carregador de bateria de telefone celular por indução (sem fio)
Conectividade Android Auto e Apple CarPlay
Controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda
Descansa-braço central para os bancos dianteiros
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Faróis de neblina e luz traseira de neblina de LED
Faróis, luzes de rodagem diurna e luzes traseiras de LED
Farol alto automático
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e cruzamentos
Iluminação ambiente
Monitoramento de atenção do motorista
Monitoramento de ponto cego
Porta de carga motorizada com comando mãos-livres
Porta-copos no console
Porta-garrafas nas portas
Projetor de dados no para-brisa visíveis somente para o motorista
Quadro de instrumentos digital com tela de 10,25″
Reconhecimento de placas de sinalização de trânsito
Repetidoras de seta nos espelhos
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Sistema de áudio com 8 alto-falantes
Sistema de infotenimento com tela tátil de 12,3″
Teto solar panorâmico
Tomada USB para o banco traseiro (2)
Vidros das 4 janelas com acionamento elétrico um-toque descida e subida
Volante de direção com aquecimento
Volante de direção revestido de couro






Tags: C-SUVcarro hibridoeletropostoEletroposto VolvoGBGerson BoriniGWMGWM Haval H6 PHEVSUVsuve hibrido
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