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Home Avaliações

VOLVO C40 RECHARGE PLUS, NA ESTRADA

identicon por Gerson Borini
01/04/2024
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Viagens
Fotos: autor

Fotos: autor





Depois de passar o final de 2023 e início de 2024 utilizando o Renault Megane E-Tech, período em que fiz várias viagens curtas sempre com distância suficiente para ir e voltar para casa, onde tenho carregador à minha disposição, resolvi fazer uma viagem mais longa. O destino escolhido foi o litoral paulista, na cidade de Bertioga onde a Volvo já colocou em operação dois dos mais de 100 pontos de carregamento rápido que planeja instalar até o final do ano.

Além do sistema Volvo de carregamento, a região ainda conta com outros pontos de carregamento rápido (DC), um no shopping da Riviera de São Lourenço e outro no posto Shell na mesma região, portanto não faltaria energia para recarregar o abateria do veículo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O carro escolhido foi o Volvo C40 Recharge Plus que é equipado com um motor elétrico de 238 cv e 33,7 m·kgf no eixo traseiro, proporcionando obviamente a tração apenas nesse eixo. E para aqueles que têm medo desse tipo de tração com alta potência, não há o que temer. A entrega de potência para as rodas é feita de forma precisa e se exagerar no acelerador em contorno ou saídas de curva o controle de estabilidade e tração está ali para ajudar.

Carroceria suve-cupê é bem atraente e mostra esportividade

A aceleração 0-100 km/h é feita em 7,4 segundos e a velocidade máxima limitada a 160 km/h, como todos os veículos da marca sueca, pertencente ao grupo chinês Geely Holding desde 2010.. É desempenho mais do que suficiente para levar 4 adultos + bagagem confortavelmente ao litoral.

O alcance com uma carga de bateria pelo ciclo do Inmetro é de 385 km, e como venho observando em outros elétricos já testados, o fator de redução de 30% utilizado pelo Inmetro sobre o resultado do ciclo WLTP mostra-se realista para o uso cidade-estrada nos padrões brasileiros. Se o uso for estritamente urbano é possível obter melhor alcance, e do mesmo modo que um carro com motor a combustão, se o uso for muito entusiasmante com acelerações fortes, esse alcance decresce.

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A bateria de 69 kW·h aceita carregamento de até 200 kW em corrente contínua (DC), mas os carregadores rápidos instalados pela Volvo variam de 50 a 150 kW devido a indisponibilidade de carga nas redes públicas. Em um futuro, quando as concessionárias de energia conseguirem melhorar as redes nos locais onde os carregadores estão sendo instalados, esse panorama deve ficar melhor.

A navegação foi feita pelo aplicativo Google Maps residente no sistema multimidia do veículo e a programação do percurso foi feita pelo comando de voz do Google Assistent, uma facilidade que o Volvo C40 oferece. Ao estabelecer o roteiro o sistema lê a carga da bateria do veículo e projeta a carga remanescente na chegada ao destino, ou indica postos de carregamento ao longo do percurso, o que não era o caso. O sistema identifica descida ou subida de serra, levando isso em consideração no cálculo estimado.

Ao longo da viagem, o sistema faz atualizações em tempo real, levando em consideração a carga que vem sendo consumida devido ao modo de condução e peso total do veículo. A projeção inicial era chegar no litoral com 43% de carga após percorrer os 221 km de porta a porta, mas ao longo do percurso, ao trafegar em velocidades mais baixas devido ao trânsito intenso, essa estimativa foi crescendo até chegarmos no destino com 47%. Bem diferente de um carro com motor a combustão, onde o anda e para do trânsito intenso aumenta muito o consumo de combustível.

Rodas de 19″ com face diamantada tem desenho bem aerodinâmico, como é necessário em um veículo elétrico

Ao chegar no destino verifiquei se os pontos de recarga estavam em operação e deixei para fazê-la em um momento em que tivesse que ir ao supermercado ou restaurante, pois como iria passar alguns dias no local, não tinha a urgência de carregar a bateria a 100%. Se assim tivesse, havia 5 carregadores desocupados em 3 locais diferentes com distância entre eles de no máximo 5 km. Bastava acessar o aplicativo de cada operadora para identificar se o carregador estava desocupado e ir até lá.

Iluminação em LED é bem eficiente e conta com facho alto automático

O carregador Volvo permite pré-agendamento, com máximo de 20 minutos de antecedência, portanto ao verificar no aplicativo a disponibilidade, basta reservar e seguir até ele. Nesse carregador a carga não é cobrada para nenhum usuário/marca de veículo, necessitando apenas o cadastro no aplicativo para liberar e acompanhar a carga remotamente.

Iluminação traseira em LED forma o desenho característico dos carros da Volvo

A carga foi feita em um momento oportuno quando precisei utilizar o estabelecimento comercial onde o carregador está instalado, assim não perdi nem um minuto esperando carregar. O tempo perdido foi aquele de conectar o cabo ao veículo e liberar a carga pelo aplicativo.

Utilizei o carregador DC da Volvo para elevar a carga da bateria até 90%, pois à medida que a carga da bateria vai subindo, a taxa de carregamento vai declinando, tendo uma queda significativa aos 80% e outra a 92%. Portanto ficar mais tempo ali seria perder tempo, além de impedir que outros pudessem utilizar o equipamento.

Silhueta do carro agrada

Em outro dia, visitando o shopping da cidade, onde há um carregador lento de 7 kW em corrente alternada (AC) da Porsche, sem taxa de carga, utilizei-o para chegar a 100% da carga, isso já na véspera da viagem de retorno, e durante o tempo de uma refeição no local.

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Retorno

O destino casa foi adicionado ao sistema de navegação, mas desta vez a previsão de era de 30% de carga na chegada, pois havia a subida de serra no trajeto. Ainda assim, fiz a pesquisa de como ficaria a carga caso esticasse a volta passando pela cidade de Bragança Paulista. O sistema informou que chegaria ao destino final (casa) com 15% de carga na bateria, que foi confirmado na chegada após 270 km.

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A viagem não teve intercorrências e o conforto interno do veículo foi admirado por todos. A ausência de ruídos e/ou vibrações deixa a viagem mais tranquila e menos cansativa. O bom sistema de som premium foi utilizado em boa parte do percurso e a interlocução entre todos era perfeita. O conforto da suspensão foi outro item elogiado.

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O teto solar panorâmico tem bom filtro UV e não passa calor para o interior da cabine, e o sistema de ar-condicionado automático de duas zonas dá o conforto necessário devido a saída de ar-climatizado para o banco traseiro. Nos trechos onde a estrada permite velocidades de 120 km/h, assim foi conduzido, e na subida da serra, nos locais que permitem ultrapassagem devido a 3ª faixa, a retomada de velocidade é estimulante e facilita sobrepor os caminhões e carros mais lentos.

Teto solar panorâmico é fixo

Conclusão

Sim, é possível fazer viagens mais longas com carro elétrico, mas como diz Bob Sharp: é necessário um bom plano de viagem. Os carregadores estão distribuídos em locais aleatórios pelos diversos operadores, e cada um tem seu aplicativo específico, o que dificulta um pouco o planejamento. O aplicativo PlugShare consegue congregar a maior parte dos carregadores, mas para saber se o sistema está livre/ocupado ou até mesmo operante é necessário recorrer ao aplicativo de cada concessionária de energia.

Tela do aplicativo PlugShare que auxilia na programação de viagem com carro el´trico e pontos de recargas

Ainda há vantagens econômicas em uma viagem desse tipo pois há cargas gratuitas em vários eletropostos. Nesta viagem as despesas foram apenas pedágio. Mas a cobrança já chegou a algumas praças e a ganância, aliada ao elevado custo de um ponto de recarga DC, tem sido a justificativa para cobrarem valores exorbitantes por kW·h. Enquanto em nossas residências o custo, já com impostos, é de R$ 0,80 a 1,00 por kW·h, há eletropostos cobrando até R$ 2,50 por kW·h. Ou seja, até 3 vezes, (200%) a mais, aproximando-se do custo do km rodado com um carro a combustão de mesma categoria.

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O Volvo C40 Recharge Plus mostrou ser um elétrico adequado para esse tipo de viagem, pois além do bom alcance com uma carga de bateria (385 km), permite cargas de elevada potência, o que reduz bastante o tempo de carregamento. Na conta de padeiro, a bateria de 69 kW·h sendo carregada a 150 kW levaria menos de 30 minutos, tempo de tomar um café e usar o banheiro em uma parada rodoviária com a família.

GB

 

FICHA TÉCNICA VOLVO C40 RECHARGE PLUS
MOTOR
Designação do motor
Descrição Motor elétricos assíncronos trifásicos de 238 cv instalado no eixo traseiro para tração traseira
Potência  (cv/rpm) 238/n.d.
Torque (m·kgf/rpm) 33,7/n.d.
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Íons de lítio
Capacidade (kW.h) 69
Potência máxima de carga (AC/DC, kW) 11 / 200
TRANSMISSÃO
Tipo Direta com redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais
Relação do par final (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de giro (m) 11,,4
FREIOS
Tipo Assistência hidráulica por bomba dedicada
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros(Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7Jx19
Pneus 235/50R19 (D) 255/45R19 (T) – Continental EcoContact 6
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve-cupê, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.431
Largura sem/com espelhos 1.873/2.034
Altura 1.591
Distância entre eixos 2.702
Bitola dianteira/traseira 1.598/1.603
Distância mínima do solo (mm) 171
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 2.045
Carga útil (kg) 425
Carga máxima no teto (kg) 75
Porta-malas (L) 413 / 30 (dianteiro)
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada, m²) 2,46
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,4
Velocidade máxima (km/h) 160 (limitada, política da marca)
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Médio (km/kW·h) n.d.
Alcance (km, ciclo Inmetro) 385
MANUTENÇÃO
Revisões (km/tempo) 10.000/1 ano
GARANTIA
Termo 3 anos ou 100.000 km / 8 anos para bateria

 

CONTEÚDO DO VOLVO C40 RECHARGE PLUS
CONFORTO
Ar-condicionado digital de duas zonas
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória
Banco do passageiro com regulagem elétrica
Bancos dianteiros com suporte de coxa ajustável
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico
Bancos revestidos de material sintético que imita couro
Carregador para smartphone por indução
Central multimídia integrada com Google Automotive Service e internet 4G integrada
Comando de voz
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth
Controles do áudio no volante
Espelhamento Android Auto sem fio e Apple CarPlay com fio
Painel central de LCD com 9″ tátil e antirreflexo
Quadro de instrumentos digital com 12,3″ personalizável
Sistema de navegação Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information)
Sistema de qualidade de ar multiativo
Teto solar panorâmico fixo
SEGURANÇA
Alerta de colisão traseira
Alarme
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção
Alerta de ponto cego com tráfego traseiro transversal
Aviso de cinto de segurança desatado
Bolsas infláveis dianteiras e laterais
Chave presencial com sensores nas maçanetas externas
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço
Energização do motor automática por sensor de presença
Sensor de monitoramento interior
Sistema de frenagem autônoma na cidade
Sistema de permanência no centro da faixa
Sistema de proteção contra impactos laterais
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote)
Sistema de proteção em saída de estrada
Sistema Inteligente de informação
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras
Travamento elétrico central nas portas e porta-malas
Vidros elétricos um-toque nas quatro portas
Volante com regulagem de altura e distância
Volvo on Call
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA
Assistente de condução semiautônoma até 130 km/h
Assistente de partida em aclive e declive
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais)
Computador de bordo
Configurador de modo de condução um-pedal
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Sensor de chuva
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO
Faróis com acendimento automático
Faróis com função antiofuscante
Faróis com luzes direcionais ativas
Faróis de neblina de LED
Faróis Full LED com nivelamento automático
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED
INTERIOR
Descansa-braço dianteiro entre os bancos
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Jogo de sobretapetes
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-copos no console dianteiro
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-objetos no console central
Volante revestido em couro
EXTERIOR
Barras de teto de alumínio em cor preto piano
Defletor de teto traseiro
Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memória
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico
CHASSI
Controle dinâmico de estabilidade e tração
Freio de estacionamento eletromecânico automático integrado no comando “P” do câmbio
Rodas de liga de alumínio de 19”
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM
Abertura e fechamento motorizado do porta-malas com função mãos-livres
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens
Kit de reparo de pneus
Tomada 12 V






Tags: 100% elétricocarro elétricoGBGerson BoriniSUV médiosuve médioVolvo C40 Recharge Plus
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