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RENAULT MEGANE E-TECH, UM USO PROLONGADO (COM VÍDEO)

QUASE 4 MIL QUILÔMETROS RODADOS E NENHUM CENTAVO GASTO COM COMBUSTÍVEL

identicon por Gerson Borini
14/01/2024
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor





A maior parte dos fabricantes prefere adiar a devolução dos seus carros cedidos aos jornalistas, para teste ao invés de deixá-los parados em seus pátios. No dia 12 de dezembro de 2023 a Renault nos cedeu um Megane E-Tech para teste completo, uma vez que o Bob Sharp só o havia dirigido no breve teste de lançamento. Em vez devolvê-lo à Renault sete dias depois, como é a praxe, o contrato de comodato foi reformado para devolução somente em 15 de janeiro. Graças ao período estendido pude rodar com ele mais do que o habitual nos testes completos, o que explica a elevada quilometragem mencionada no título.

O preço público do Megane elétrico a bateria é de R$ 279.900, mas no final do ano havia concessionários oferecendo descontos de até R$ 40 mil. Para 2024 o cenário deve ser alterado devido à volta gradativa da cobrança do Imposto de Importação para carros híbridos e elétricos decidido pelo governo, Esse imposto estava suspenso desde 2016. A conferir!

A silhueta do carro ganha reforço pelo tamanho das rodas de 18″

Essa cessão estendida foi uma oportunidade ímpar para poder avaliar o veículo como se tivesse adquirido um. Como eu não tinha planos de viagens para este período de festas de fim de ano, o carro se adequou muito bem ao meu uso diário, que foi bem intenso..

A linha do teto com caimento na traseira, finalizando com o defletor sobre o vidro vigia alonga bem o carro

O Renault Megane E-Tech tem alcance de 337 km definido pelo ciclo do Inmetro, e pude constatar que essa distância é real para quem dirige a 110~120 km/h em rodovias. Se o uso for mais brando e com percursos urbanos pode-se esperar um pouco mais devido à regeneração de energia mais frequente. Nestes período foram várias viagens a São Paulo e Bragança Paulista para visitar os filhos e neto, e algumas mais longas, como percorrer até 310 km em um único dia e chegar de volta em casa com 20% de carga na bateria.

Tomada do tipo2/CCS para cargas em corrente alternada/contínua está localizada no para-lama dianteiro direito

Aos proprietários de carros elétricos é recomendados a terem um carregador na residência ou no local de trabalho. A bateria do Megane E-Tech tem 60 kW·h de capacidade, portanto o carregador da InCharge de 7 kW que tenho em minha residência é capaz de carregar totalmente a bateria em 9 horas. Como dificilmente chega-se a 0%, este é o tipo de carregador que permite ter a bateria a 100% todas as manhãs. Em carregador rápido por corrente contínua (DC) é possível carregar até 130 kW permitindo ir de 15% para 80% em 36 minutos.

Associado ao carregador elétrico possuo também o sistema de placas fotovoltaicas para geração de energia. Esse dueto permitiu que nos últimos 30 dias o meu gasto adicional foi de apenas R$ 50 na conta de luz, mesmo levando-se em conta que o consumo subiu de 350 kW·h para 900 kW·h no mês. O sistema de autogeração de energia acumula um banco de kW·h para ser consumido em períodos de maior consumo ou menor geração, portanto o milagre econômico está na utilização desse banco de energia que tinha estocado com a concessionária de energia elétrica (CPFL). Obviamente que se meu padrão de consumo mudar com a aquisição de um carro elétrico, terei que aumentar a quantidade de placas solares para equilibrar a geração com o consumo.

Assista ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.

Arquitetura elétrica

O novo Megane E-Tech utiliza uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos fruto do desenvolvimento conjunto de Renault, Nissan e Mitsubishi (sob a aliança homônima iniciada em 1999 entre Renault e Nissan, acrescida da Mitsubishi em 2007), chamada internamente CMF-EV (Common  Module Family-EV,), Família de Módulo Comum-VE (Veículo Elétrico). Uma das principais características dessa plataforma pode ser visto no cofre do motor, onde uma barra de plástico estrutural interliga as duas torres da suspensão dianteira, dando maior rigidez à esta seção da carroceria monobloco e sustentando os módulos eletrônicos do sistema de propulsão.

Seção dianteira ganha rigidez com o reforço estrutural entre as torres da suspensão

Pela parte frontal, fazendo o fechamento do cofre do motor, há outra barra, esta metálica, que complementa o sistema de sustentação dos módulos. Pela parte inferior há o tradicional subchassi para instalação do motor elétrico e demais componentes da suspensão dianteira.

O motor elétrico de 220 cv e 30,6 m·kgf transmite potência às rodas dianteiras através de um redutor por par de engrenagens e é alimentado pela bateria posicionada sob o assoalho do veículo e trabalha sob tensão nominal de 400 volts.

Linha de cintura é alta na parte traseira

Este conjunto propulsor permite ao veículo de 1.680 kg aceleração de 0-100 km/h em 7,4 segundos e a retomada de 80 a 120 km/h em meros 4,4 segundos. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

Quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual) são selecionáveis por meio do botão no volante de direção. Em modo Eco há limitação na velocidade máxima, o sistema de ar-condicionado trabalha em regime mais suave no ventilador e o pedal do acelerador fica com resposta mais lenta. No modo Sport nota-se uma resposta bem mais rápida do pedal do acelerador, facilitando a condução mais arrojada. Durante o período de uso o modo Comfort pareceu mais adequado ao meu estilo de dirigir e às situações do dia a dia.

Volante multifuncional com o destaque para o seletor de modos de condução sob  o raio direito similar ao que é visto na linha Porsche

Adicionalmente aos modos de condução é possível ajustar a resposta do pedal do acelerador e a intensidade de regeneração de energia pelas borboletas atrás do volante. São quatro níveis de ajuste, que vão desde nenhuma regeneração, igual  ao  efeito roda-livre ou “banguela” num carro de motor a combustão, a uma regeneração tal que reproduz uma desaceleração semelhante a uma frenagem de meia intensidade.  É necessário um tempo de prática para perceber o momento que se deve aumentar ou diminuir o nível de regeneração. A modulação do pedal de acelerador em conjunto com o pedal de freio está bem calibrada.

Iluminação é totalmente em LED e traz a comodidade do facho de farol alto automático

Dinâmica veicular

A suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira carecem de maior curso de trabalho, pois os batentes de distensão são frequentes, causando o incômodo ruído de queda de roda na dianteira e na traseira. O curso de compressão também poderia ser maior para que com quatro ocupantes não fique totalmente apoiada no batente trazendo desconforto para quem está no banco traseiro.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Por outro lado, a calibração está adequada para enfrentar o nosso asfalto cheio de remendos. O centro de gravidade rebaixado devido a concentração de massa sob o assoalho deixa o carro equilibrado em movimentação. Nota-se um perfeito casamento da frequência de trabalho da suspensão dianteira com a traseira. A carroceria mais ao estilo hatchback, como bem mencionou Bob Sharp em sua matéria, tem altura de apenas 1,505 mm, não podendo nunca ser considerado um suve, e com isso minimiza-se a rolagem da carroceria.

O entre-eixos é longo e posiciona as rodas nas extremidades da carroceria, melhorando os ângulos de entrada e saída

Ruído de rodagem baixo é outro atributo que consagra o Megane E-Tech. Dada a inexistência de ruído de motor, os engenheiros trabalharam muito na redução de ruídos de rodagem e de turbulência aerodinâmica, em que as maçanetas embutidas colaboram para isso. O resultado é surpreendente, tanto pelas medições realizadas quanto na percepção e interlocução dos passageiros na cabine. Por outro lado, no banco traseiro, os ocupantes percebem uma reverberação de ruído de baixa frequência, que fica mais incômoda à medida que o piso é mais áspero. A medição de ruído mostra a mencionada reverberação:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A Renault acertou também na escolha de pneus, pois os 195/60R18 tem boa altura nos flancos (10,7 cm) e contribuem para a boa absorção de impactos, sem prejudicar o desempenho em curvas. E ainda vão muito bem em trechos de terra.

Pneus EcoContact6 da Continental tem boa altura de flancos deixando o carro mais confortável

Conforto e tecnologia

O desenho do interior do carro é agradável à primeira vista e os revestimentos em tecido contribuem para o bom nível de ruído interno. A mescla de revestimento com tecido que imita couro traz alternância de cores e texturas e enriquece as formas bem desenhadas dos bancos e dos painéis de portas.

Painel de instrumentos revestido recebe as telas digitais do quadro de instrumentos e multimídia; a posição de dirigir e visibilidade dos comandos e instrumentos é muito boa

O quadro de instrumentos digital pode alternar as formas de visualização e a central multimídia está na mesma altura e distância focal do motorista, facilitando a leitura. O console central ficou bem amplo com a retirada da alavanca de câmbio que está posicionada no lado direito da coluna de direção, acima da chave de comando do limpador de para-brisa. Nos primeiros dias foram muitas as vezes que liguei o limpador quando na verdade estava querendo apenas engatar Drive.

Poluição de alavancas no lado direito da coluna de direção requer um tempo para se habituar

O pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay funciona perfeitamente e o carregador de bateria de telefones celular por indução posicionado abaixo da central multimidia é um recurso apreciado, eliminando os cabos. São duas entradas USB-C na dianteira e duas na traseira. O controle do ar-condicionado é automático com ajuste digital da temperatura para duas zonas e há saída de ar climatizado para a região do banco traseiro Há ainda o recurso de optar por ventilação forçada mais intensa ou mais branda, ambas em adição ao modo automático. Mesmo nos dias de calor intenso desta época do ano, o ar-condicionado manteve a temperatura da cabine em níveis agradáveis e constantes.

Central multimídia abriga diversos aplicativos para auxílio ao motorista e tem pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay; abaixo está o carregador de bateria de telefone celular por indução

O pacote de ajuda ao motorista é bem completo e traz maior segurança através do detector de ponto cego nos retrovisores externos e capacidade de corrigir a trajetória caso uma manobra involuntária de saída de faixa esteja sendo feita e uma colisão seja iminente. O mesmo acontece no alerta de colisão frontal com frenagem autônoma. O ajuste do controle de cruzeiro, que é adaptativo, é por meio de um botão dedicado. A velocidade de cruzeiro ajusta-se automaticamente pela leitura da placas de velocidade da via.

O conjunto dianteiro é bem elegante e tem acabamento bem executado
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

O Megane E-Tech é aquele tipo de carro que não dá vontade de devolver ao fabricante, pois se casou muito bem com as necessidades pessoais nesse tempo de uso. O alcance com uma carga de bateria é suficiente para o dia a dia e no caso de viagens mais longas, o tempo de recarga em estação DC é compatível com o tempo de descanso para cada 300 km rodado.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Além do desempenho adequado para a categoria do veículo, o Megane E-Tech é um veículo de linhas bonitas, harmoniosas e que chamam a atenção por onde passa. Está sendo vendido em versão única e apenas nas cores azul Nocturne, cinza Rafale e cinza Schiste, todas com teto preto como a versão vermelha que avaliamos, indisponível no momento.

GB

 

FICHA TÉCNICA RENAUILT MEGANE E-TECH
MOTOR
Tipo/localização Elétrico síncrono com rotor bobinado / dianteiro
Potência (cv, rpm) 220 / 5.473 a 11.688
Torque (m·kgf, rpm)) 30,6 / 100 a 4.714
Tração Dianteira
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Íons de lítio
Localização Sob o assoalho
Capacidade de armazenamento (kW·h) 60
Tensão nominal (V) 400
Peso (kg) 394
Porta de carregamento AC: CCS Type 2
DC: CCS Combo 2
Tempo de recarga Recarga rápida DC 130 kW (15-80%) – 36 min
Tempo de recarga em Wallbox Wallbox AC 22 kW (15-80%) – 1h50
TRANSMISSÃO
Tipo Redutor, marcha à frente e ré, tração dianteira
Relação do redutor (:1) 9,5
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Independente, multibraço
DIREÇAO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 12
Voltas entre batentes 2,3
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 320
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 292
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio
Pneus 195/60R18H
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.200
Largura sem/com espelhos 1.860 / 2.055
Altura 1.505
Entre-eixos 2.685
Balanço dianteiro/traseiro 800 / 715
Bitola dianteira/traseira 1.548 / 1.530
Distância mínima do solo 171
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal (m²) 2,21
Área frontal (m²) 0,640
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.680
Peso rebocável sem/com freio (kg) 750 / 900
Capacidade de carga (kg) 522
Volume do porta-malas (L) 440 (1.332 com encostos dos bancos rebatidos)
ALCANCE (km, SAE J1634)
Cidade 495
Estrada 463
CONSUMO
km/kW·h (médio, WLTP) 6,2
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,4
Retomada 80-120 km/h (s) 4,4
Velocidade máxima (km/h) 160
Relação peso-potência (kg/cv) 7,6

 

LISTA DE CONTEÚDO DO- RENAULT MEGANE E-TECH
DESIGN
Defletor de teto
Luzes de rodagem diurna (DRL) com nova identidade visual
Luzes indicadoras de direção dinâmicas (sequenciais)
Luzes traseiras de LED com efeito 3D
Maçanetas externas ocultas e rebatíveis automaticamente
Painéis de porta com acabamento em Alcantara
Retrovisores com iluminação com logo Renault
Rodas de liga de alumínio de 18″ Oston
SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE
Alerta de desembarque seguro dos ocupantes
Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens
Alerta e frenagem automática se houver tráfego transversal à retaguarda
Alerta e intervenção de ponto cego
Alertas de colisão frontal e de distância segura
Assistente de partida em aclives
Bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina,1 entre os bancos dianteiros, este para proteção dos ocupantes em caso do colisão lateral no lado oposto)
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com parada automática caso o carro à frente pare, com reinício automático da marcha
Controles de estabilidade e tração
Detector de fadiga do motorista
Direção eletroassistida
Engates Isofix para 2 bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis LED dinâmicos e adaptativos
Farol alto inteligente com função neblina
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de ativação automática nas paradas
Frenagem automática de emergência inclusive pedestres e ciclistas
Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
Luzes de neblina traseiras de LED
Monitoramento da pressão dos pneus
Multi-sense com modos de condução Eco, Sport, Comfort e Perso (personalizável)
QR Code para auxílio em emergências
Reconhecimentos de placas de velocidade com alerta de ultrapassar o limite
Regulagem automática de altura dos faróis
Retrovisor interno por câmera ou por espelho convencional, selecionável pelo motorista
Retrovisores com indicador de direção dinâmicos
Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento
Sensores crepuscular e de chuva
Sensores de estacionamento traseiro, dianteiro e laterais com câmera de ré traseira
Teto e retrovisores na cor preto Étoile (esquema duas-cores)
Travamento automático das portas ao atingir 6 km/h
TECNOLOGIA
Aviso sonoro para pedestres (por ser carro elétrico)
Cabo tipo 2 – Modo 3
Compatibilidade carregamento AC até 22 kW e DC 130 kW
Frenagem regenerativa com quatro intensidades de regeneração por borboletas atrás do volante
Função eco-coaching
Multimídia com espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay
Quadro de instrumentos OpenR totalmente digital de 12,3″
Seis alto-falantes Arkamys Auditorium
CONFORTO
Ajuste da altura de ancoragem dos cintos de segurança dianteiros
Abertura elétrica da porta de acesso ao porta-malas
Ar-condicionado duas-zonas com função automática e saída de ar para a região do banco traseiro
Bate-pé na região dos pedais
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Carregador de bateria de telefone celular por indução
Chave presencial do tipo cartão e acesso mãos-livres
Encostos dos bancos traseiros rebatíveis 70:30
Iluminação dinâmica e personalizável no interior
Portas USB-C (4)
Volante e retrovisores com aquecimento






Tags: carro elétricoGBGerson Borinihatch elétricoRenault Megane E-Techsuv elétricosuve elétrico
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