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Home Avaliações

RENAULT MEGANE ESTÁ DE VOLTA, SÓ QUE ELÉTRICO

identicon por Bob Sharp
23/09/2023
em Avaliações, BS, Lançamentos
Fotos: AE/BS. exceto  se indicado diferentemente

Fotos: AE/BS. exceto se indicado diferentemente







O Renault Megane marcou presença no Brasil durante os cerca de cinco anos em que foi produzido aqui no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, região metropolitana. de Curitiba,  Por isso, quando a Renault exibiu o elétrico Megane E-Tech no evento “E-Tech 100% Electric Days” no Parque do Ibirapuera um ano atrás e anunciou sua importação neste segundo semestre, a surpresa foi geral e a notícia, bem-recebida.

Especialmente por estar sendo lançado na Europa naquele momento e produzido na França, na fábrica Renault em Douai. A promessa foi cumprida em evento semelhante, “Renault E-Tech Days”, no mesmo local, nesta quinta-feira. E imprensa desta vez pôde experimentá-lo em percurso cidade-estrada de pouco menos de 50 quilômetros.

O curioso é a Renault chamar o Megane E-Tech de suve; já vi chamarem-no de crossover e até de monovolume. No meu entender trata-se pura e simplesmente de um hatchback médio, tanto por suas características de desenho quanto por suas dimensões: 4.200 mm de comprimento, 1.860 mm de largura (2.055 mm com os espelhos em posição), 1.505 mm de altura e 2.685 entre eixos.

Desenho moderno, sem exageros estilísticos

O Megane E-Tech é primeiro modelo do portfólio da Renault a empregar o novo projeto estrutural da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi destinado A veículos de propulsão 100% elétrica, denominado internamente CMF-EV. (Common  Module Family, Família de Módulo Comum, EV de electric vehicle).

O preço do Megane E-Tech, que não tem opcionais, é R$ 279.990 e o primeiro lote de 200 unidades já está chegando às 220 concessionárias da marca.

O carro

Este Megane começa agradando só de ver que no painel não há a maluquice (minha opinião) de tablets gigantescos “espetados” nele, que são para serem utilizados mais por acompanhante do que pelo motorista, que tem outras coisas para fazer, olhar a via à frente, por exemplo, ou consultar o monitor de retrovisão no lugar do espelho interno (mas que pode ser desligado para “virar” espelho). Suas dimensões são as mesmas de um retrovisor comum.

Indiscutivelmente hatchback

A qualidade de visualização das telas do quadro de instrumento e do multimídia é surpreendente. Elas são, seguindo a Renault, a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm. Ambas são de proporção widescreen (tela larga), quadro de instrumentos 16:6 e multimídia, 16:10,6, esta curvada para facilitar a leitura pelo motorista. No quadro de instrumentos há a prática indicação permanente de porcentagem de carga da bateria e o respectivo alcance.

Posto de condução agradável e nada de tablets, não precisa

Chave presencial por perto, aperta-se o botão Start no console para energizar (e não “ligar”) o motor, move-se a pequena alavanca seletora  localizada no lado direito da coluna de direção para D e se inicia o movimento do carro acelerando, com o quê o freio de estacionamento solta-se automaticamente. Pronto, andando.

Logo se nota que direção é rápida (relação 12:1) e que as rodas esterçam bastante — diâmetro mínimo de curva  é de apenas 10,4 metros — e são apenas 2,3 voltas entre batentes. O rodar é o firme-confortável, perfeito para o nosso  maltratado chão. As respostas ao movimento do volante são rápidas e a escolha dos pneus para o Brasil, 195/60R18, se mostrou acertada (há 195/60R20 na Europa).

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, multibraço. Freios, a disco  ventilado nas quatro rodas.

Clareza de leitura máxima. Note-se na direita a pequena e prática alavanca seletora e marcha

Como em todo carro elétrico, a disposição para acelerar da imobilidade e retomar velocidade, aliada à suavidade inerente dos motores elétricos, são notáveis. No 0 a 100 km/h gastam-se 7,4 segundos e de 80 a 120 km/h, 4,4 segundos. A relação peso-potência de 7,6 kg/cv explica, como também explica o Cx 0,29 com área frontal de 2,21 m². A velocidade máxima é limitada a 160 km/h. As quatro maçanetas de porta ficam recolhidas e com certeza contribuem para a boa aerodnâmica.

A tela do multimídia é curva e sua visualização é perfeita. Fiz a foto sentado no banco do motorista

Este desempenho combinado com a grande manobrabilidade, mais a adequada distância livre do solo de 171 mm e os balanços curtos, tornam o dirigir no trânsito urbano prazeroso e sem preocupação com lombadas e valetas.

O motor entrega 220 cv a 5.473 rpm e continua nesse patamar até 11.688 rpm, o que para um motor elétrico não é nada. O torque de 30,6 m·kgf já surge a 100 rpm — praticamente instantâneo — e assim fica até 4.714 rpm.

A frenagem regenerativa, a que ocorre ao levantar o pé do acelerador, tem quatro níveis — 0 a 3 — comandados por borboletas atrás do volante tal e qual as dos câmbios automáticos. O primeiro nível, obviamente, é sem o efeito frenante, equivale a carro comum de câmbio manual em ponto-morto ou automático com função roda-livre de alguns câmbios hoje. Pode-se considerar como motor desligado, já que o acelerador não está pressionado.

Alcance e recarga

A Renault declara o alcance baseado no ciclo da norma SAE J1634, que é de 495 km na cidade e 436 km, na estrada. Com a correção de 30% menos alcance  determinada recentemente pelo Inmetro, esses números caem respectivamente para 346 km e 305 km. Um dado que a Renault informa, calcado no ciclo WLTP, é o consumo de energia médio:  6,2 km/kW

Há várias soluções de recarga, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, amplamente disponível nas cidades. Todas são otimizadas para uma eficiência máxima. Assim, o veículo é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC):

Bancos dianteiros de tecido claro e eficazes na retenção lateral do corpo (Foto: Divulgação/ALI

Tomada doméstica de 10 A/2,2 kW (mono e bifásico); terminal doméstico de 32 A/7,4 kW (mono e bifásico); terminal doméstico ou público de 16 A/11 kW (trifásico); e terminal público de 32 A/22 kW (trifásico).

Ele também é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente contínua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado). Por exemplo, para carregar de 15% até 80% da carga da bateria em DC 130 kW são necessários apenas 36 minutos e num Wallbox de 22 kW, 1h50.

O Megane E-Tech 100% elétrico traz de série o cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados. Para uma recarga em domicílio numa tomada tradicional é oferecido como acessório o cabo flexicharger. compatível com o modelo.

Iluminação interna sofisticada

A iluminação interna do Megane E-Tech é 100% LED e baseada no ritmo circadiano, o ciclo biológico do corpo humano que se repete a cada 24 horas, para otimizar o bem-estar dos ocupantes. Ativada por meio das faixas luminosas do painel de instrumentos, a iluminação da cabine, dos painéis das portas e do suporte para smartphone é diferente durante o dia e à noite, mudando automaticamente de cor a cada 30 minutos.

Banco traseiro com espaço para três adultos (Foto: Divulgação/ALI

Esta experiência única é chamada de Living Lights, luzes vivas. Com transições suaves entre as cores, efeitos dinâmicos e naturais e mudanças automáticas de cor, a iluminação ambiente é dinâmica. Durante o dia, as cores frias destacam o design interno e transmite uma sensação de alta tecnologia. À noite, o ambiente aconchegante das cores quentes faz com que condutor e passageiros mergulhem em uma aura relaxante, dando uma nova personalidade ao Megane E-Tech.

A iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante. Por exemplo, é possível ajustar a intensidade da iluminação e adaptar as cores internas ao seu humor ou às suas preferências. Na tela OpenR, um cursor de ajuste manual permite escolher entre 48 cores diferentes para os painéis de portas e de instrumentos. As cores também mudam de acordo com o modo de condução selecionado.

Tanto as regulagens do sistema Multi-sense de nova geração quanto o sistema multimídia OpenR permitem adaptar as sensações de condução e dentro da cabine à personalidade ou ao humor do motorista. O acesso é feito por meio da tela OpenR ou pelo novo botão dedicado, localizado no volante.

Espaço e comodidade

Os bancos revestidos de tecido cinza claro são agradáveis à vista e ao tato e têm bom formato, retêm bem o corpo lateralmente.. A posição de dirigir é ótima e o volante de direção é centrado em relação ao banco. Mas os ajustes dos bancos dianteiros são manuais, o que pode desagradar alguns potenciais compradores. A largura da carroceria (1.860 mm) permite engatar com folga dois bancos infantis e o assoalho traseiro é plano, não há túnel estrutural já que a bateria também tem esse papel.

Eu “atras de mim”: sem aperto (Foto: Marcus Rozen)

Um item de extrema segurança é bolsa inflável entre os bancos dianteiros que, numa colisão lateral, impede que ocupante do banco do lado que não levou a batida seja arremessado em direção a quem está ao seu lado.

O porta-malas, além da boa capacidade de 440 litros (VDA), é fundo e pode acomodar malas de pé. A abertura da sua porta de acesso é elétrica.

Porta-malas de 440 litros tem altura conveniente

Surpresa foi constatar que esse novo Megane, como os anteriores, tem bate-pé na região dos pedais, item que praticamente desapareceu dos automóveis em nome de Custo, o Fantasminha.

Bate-pé na região dos pedais dispensa sobretapete para proteger o carpete: aplausos!

Para terminar

Como a Renault dá mostras de querer reentrar no segmento C do mercado, o dos médios, a chegada do Megane E-Tech atende plenamente o objetivo, e com louvor. Especialmente pela propulsão elétrica, pela qual muitos se interessam. Um veículo de potência que se pode chamar de “normal”, nada muito acima de 200 cv, como o Jetta GLI, aliada a uma boa dose de tecnologia. Quem o dirigir certamente se encantará.

Recomendo ler atentamente a lista de conteúdo em seguida à ficha técnica para melhor ideia do que é este produto.

BS

(Atualizada em 14/1/24 às 8h05, os freios são a disco ventilado nas quatro rodas)

 

FICHA TÉCNICA RENAUILT MEGANE E-TECH
MOTOR
Tipo/localização Elétrico síncrono com rotor bobinado / dianteiro
Potência (cv, rpm) 220 / 5.473 a 11.688
Torque (m·kgf, rpm)) 30,6 / 100 a 4.714
Tração Dianteira
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Íons de lítio
Localização Sob o assoalho
Capacidade de armazenamento (kW·h) 60
Tensão nominal (V) 400
Peso (kg) 394
Porta de carregamento AC: CCS Type 2
DC: CCS Combo 2
Tempo de recarga Recarga rápida DC 130 kW (15-80%) – 36 min
Tempo de recarga em Wallbox Wallbox AC 22 kW (15-80%) – 1h50
TRANSMISSÃO
Tipo Redutor, marcha à frente e ré, tração dianteira
Relação do redutor (:1) 9,5
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Independente, multibraço
DIREÇAO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 12
Voltas entre batentes 2,3
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 320
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 292
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio
Pneus 195/60R18H
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, hatchback 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.200
Largura sem/com espelhos 1.860 / 2.055
Altura 1.505
Entre-eixos 2.685
Balanço dianteiro/traseiro 800 / 715
Bitola dianteira/traseira 1.548 / 1.530
Distância mínima do solo 171
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal (m²) 2,21
Área frontal (m²) 0,640
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.680
Peso rebocável sem/com freio (kg) 750 / 900
Capacidade de carga (kg) 522
Volume do porta-malas (L) 440 (1.332 com encostos dos bancos rebatidos)
ALCANCE (km, SAE J1634)
Cidade 495
Estrada 463
CONSUMO
km/kW·h (médio, WLTP) 6,2
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,4
Retomada 80-120 km/h (s) 4,4
Velocidade máxima (km/h) 160
Relação peso-potência (kg/cv) 7,6

 

LISTA DE CONTEÚDO DO- RENAULT MEGANE E-TECH
DESIGN
Defletor de teto
Luzes de rodagem diurna (DRL) com nova identidade visual
Luzes indicadoras de direção dinâmicas (sequenciais)
Luzes traseiras de LED com efeito 3D
Maçanetas externas ocultas e rebatíveis automaticamente
Painéis de porta com acabamento em Alcantara
Retrovisores com iluminação com logo Renault
Rodas de liga de alumínio de 18″ Oston
SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE
Alerta de desembarque seguro dos ocupantes
Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens
Alerta e frenagem automática se houver tráfego transversal à retaguarda
Alerta e intervenção de ponto cego
Alertas de colisão frontal e de distância segura
Assistente de partida em aclives
Bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina,1 entre os bancos dianteiros, este para proteção dos ocupantes em caso do colisão lateral no lado oposto)
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com parada automática caso o carro à frente pare, com reinício automático da marcha
Controles de estabilidade e tração
Detector de fadiga do motorista
Direção eletroassistida
Engates Isofix para 3 bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis LED dinâmicos e adaptativos
Farol alto inteligente com função neblina
Freio de estacionamento eletromecânico com estratégia de ativação automática nas paradas
Frenagem automática de emergência inclusive pedestres e ciclistas
Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
Luzes de neblina traseiras de LED
Monitoramento da pressão dos pneus
Multi-sense com modos de condução Eco, Sport, Comfort e Perso (personalizável)
QR Code para auxílio em emergências
Reconhecimentos de placas de velocidade com alerta de ultrapassar o limite
Regulagem automática de altura dos faróis
Retrovisor interno por câmera ou por espelho convencional, selecionável pelo motorista
Retrovisores com indicador de direção dinâmicos
Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento
Sensores crepuscular e de chuva
Sensores de estacionamento traseiro, dianteiro e laterais com câmera de ré traseira
Teto e retrovisores na cor preto Étoile (esquema duas-cores)
Travamento automático das portas ao atingir 6 km/h
TECNOLOGIA
Aviso sonoro para pedestres (por ser carro elétrico)
Cabo tipo 2 – Modo 3
Compatibilidade carregamento AC até 22 kW e DC 130 kW
Frenagem regenerativa com quatro intensidades de regeneração por borboletas atrás do volante
Função eco-coaching
Multimídia com espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay
Quadro de instrumentos OpenR totalmente digital de 12,3″
Seis alto-falantes Arkamys Auditorium
CONFORTO
Ajuste da altura de ancoragem dos cintos de segurança dianteiros
Abertura elétrica da porta de acesso ao porta-malas
Ar-condicionado duas-zonas com função automática e saída de ar para a região do banco traseiro
Bate-pé na região dos pedais
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Carregador de bateria de telefone celular por indução
Chave presencial do tipo cartão e acesso mãos-livres
Encostos dos bancos traseiros rebatíveis 70:30
Iluminação dinâmica e personalizável no interior
Portas USB-C (4)
Volante e retrovisores com aquecimento






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Fotos: Divulgação VW/NetCarShow

VW APRESENTA NOVA GERAÇÃO DO SUVE TIGUAN

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