Embora existam muitos fatores que os potenciais compradores de carros elétricos considerem antes de decidirem comprar um,, a saúde da bateria normalmente não é um desses fatores. É claro que esta não é uma grande preocupação ao comprar um carro elétrico novo, mas à medida que esses veículos vão se tornando mais populares, mais pessoas têm que considerar a duração da bateria ao comprar um elétrico usado. Com isso em mente, a pesquisa descobriu que os veículos totalmente elétricos mais novos geralmente precisam de menos substituições de bateria.
De acordo com um relatório da Recurrent, firma americana de consultoria para compra e venda de elétricos, os mais antigos apresentam a maior incidência de dessas substituições, o que provavelmente não é nenhuma surpresa. Para veículos elétricos mais novos — ou de 2016 em diante — menos de 1% precisou trocar a bateria fora das revocações (recalls). No geral, excluindo essas revocações, até o momento apenas 2,5% das baterias dos elétricos do ano-modelo 2011 a 2024 foram substituídas.
É importante salientar que as baterias dos carros elétricos podem custar até 50% do valor do veículo.
Fora a questão da idade, provavelmente existem alguns motivos para isso poder acontecer. De 2015 a 2022, a capacidade média das baterias aumentou 122%, significando que os carros elétricos mais recentes têm mais espaço de manobra para perder capacidade antes de precisarem substituição. Além disso, os sistemas de gerenciamento térmico e de bateria continuam evoluindo, por isso é provável que no futuro a vida útil das baterias se estenda.
No que diz respeito às revocações acima citadas, o site GM Authority observou com afinco as numerosas revocações do Chevy Bolt, tanto hatchbacks quanto utilitários (foto de abertura) desde que relatos de incêndios relacionados a baterias começaram a ocorrer há alguns anos. Desde então, a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) procedeu a uma intensa investigação sobre as reclamações, e a fabricante sediada em Detroit criou um programa de recompra para proprietários em determinados estados .
Mais recentemente, a General Motors e a fabricante de baterias LG chegaram a um acordo para a criação de um fundo de compensação de US$ 150 milhões. Proprietários de Chevy Bolt hatchback e utilitário atendidos na revocação das baterias antes de 31 de dezembro de 2023 poderão ter direito a receber até US$ 1.400. Todavia, aqueles que venderam o veículo ou terminaram o leasing antes que a correção do software estivesse disponível, junto com aqueles que já trocaram a bateria, receberão um mínimo de US$ 700.
BS
Nota: notícia do site GM Authority publicada ontem (26,5), autor Trey Hawkins