• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

O METRÔ CHINÊS E O BONDE ITALIANO

identicon por chicolelis
17/05/2024
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Foto: Divulgação BYD

Foto: Divulgação BYD







O bonde, fabricado pela MaterFer, em Turim, chegou ao porto de Santos (o maior da AL) em 1958, doado pela prefeitura da cidade ao Museu do Bonde na cidade do litoral paulista. No mês de julho, outro veículo sobre trilhos chegará ao porto de Santos, para o Metrô de São Paulo, finalmente ter o que colocar na linha Ouro, que havia sido prometida para 2014. Era para atender os torcedores dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, já que havia previsão, frustrada, dos jogos em São Paulo serem realizados no Morumbi. Agora todos os vagões chegarão a tempo de transportar os torcedores para a Copa do Mundo de Futebol Feminino que será realizado no Brasil em 2027.

E qual a relação entre esses dois veículos que circulam sobre rodas? Ambos foram fabricados pela indústria automobilística. O bonde pela Fiat, em Milão, Itália e o carro do Metrô, pela chinesa BYD, em Guang’na, na China. 

Turismo e transporte público

O bonde italiano, chamado Bonde Café, é usado pela prefeitura de Santos na sua linha turística que percorre o chamado Centro Velho da cidade em um interessante passeio, com os passageiros servidos de um delicioso café.

Bonde Fiat (Foto: Museu do Bonde de Santos)

Por enquanto, ele está nas oficinas do museu, esperando pelas novas rodas pois as suas originais se desgastaram e não é possível circular. No modelo camarão, foi fabricado, na década de 1940 pela MaterFer – Material Ferroviário, braço ferroviário da Fiat. Pesa 24,5 toneladas, utiliza quatro motores elétricos, que permitem uma velocidade máxima de 45 km/h, transportando 40 passageiros sentados. Se desejar mais informações sobre o bonde italiano, entre no meu blog.

O Museu do Bonde de Santos tem 12 unidades em seu acervo que percorrem a linha turística da cidade, com a distância de 5 km.

O monotrilho da BYD opera sobre vigas de concreto, que têm 800 mm de largura. Sua velocidade operacional atinge 80 km/h. É equipado com duas baterias de tração. Elas servem para que a composição, com cinco carros, consiga chegar até a próxima estação caso haja falha no fornecimento de energia normal.

Quando entrar em circulação, com seus 14 trens, o metrô da BYD atenderá a 93 mil passageiros/dia, em um percurso de 6,7 km, com 8 estações, entre a do aeroporto de Congonhas e do Morumbi, sob a administração da concessionária Via Mobilidade, que já opera a linha Lilás, com 17 estações.

O Metrô de São Paulo tem seis linhas com o total de 104,4 km e 91 estações. E transporta cinco milhões de passageiros por dia.

CL

A coluna “Histórias & Estórias”  é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Foto: rondonia.ro.gov.br/Edcarlos Carvalho

AUTOMÓVEIS: DISTORÇÕES (E DESLIZES...) TUPINIQUINS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17