A Aramco, uma das empresas líderes nos segmentos de energia e produtos químicos, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação de 10% na Horse Powertrain Limited, a nova empresa global de motores e transmissões, junto com o Renault Group,, o Zhejiang Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings Limited (doravante denominados coletivamente “Geely”). A Horse Powertrain Limited foi criada em 31 de maio último pelo Renault Group e pela Geely e sua matriz é em Londres.
Essa participação de 10%, é proveniente de partes iguais do Renault Group e da Geely, que por sua vez manterão uma participação de 45% cada. O preço que a Aramco deverá pagar no fechamento da negociação — que está sujeita às condições de conclusão de praxe, incluindo a aprovação pelas autorizações regulamentares — será baseado numa valorização da empresa de 7,4 bilhões de euros.
Este investimento vai aumentar a contribuição da Aramco para a transição energética mundial, por meio do desenvolvimento e comercialização de soluções de mobilidade mais sustentáveis. Os entendimentos também incluem acordos de parceria para a Aramco e Valvoline em tecnologias, combustíveis e lubrificantes, para melhorar coletivamente os desempenhos da Horse Powertrain Limited em matéria de motores de combustão interna.
A Aramco, o Renault Group e a Geely compartilham a visão de que a descarbonização bem-sucedida da indústria automobilística vai exigir a combinação de várias tecnologias, incluindo motores de combustão interna, transmissões e motores híbridos de alta eficiência, combustíveis alternativos como os sintéticos de baixo carbono e hidrogênio, além da eletrificação dos veículos para promover a transição energética e a evolução da mobilidade em todo o mundo.
A missão da Horse Powertrain Limited é assumir a liderança na corrida pelas tecnologias de nova geração de baixíssimas emissões. As capacidades únicas da Aramco, principalmente uma rede global de centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) onde são realizadas pesquisas em torno dos combustíveis sintéticos, hidrogênio e otimização dos motores de combustão interna, vão facilitar o desenvolvimento de soluções descarbonizadas acessíveis e sustentáveis.
Ahmad O. Khowaiter, vice-presidente executivo de Tecnologias & Inovação da Aramco, declarou: “O investimento da Aramco deve contribuir diretamente para o desenvolvimento e expansão global dos motores de combustão interna acessíveis, eficientes e de baixo carbono. Junto com a Geely e a Renault, queremos explorar nosso know-how e nossos recursos de forma conjunta para dar apoio aos avanços revolucionários nas tecnologias de motores e combustíveis. Tendo como grande foco a inovação, nossa meta é oferecer soluções que permitam reduzir as emissões do setor de transportes, atendendo às necessidades das fabricantes de automóveis e clientes. Ao firmar uma parceria de longo prazo entre a Valvoline e a Horse Powertrain Limited, o Renault Group e a Geely no âmbito deste investimento, também estamos demonstrando a capacidade da Aramco de criar e captar valor em nível global”.
Luca de Meo, executivo-chefe do Renault Group, disse: “A descarbonização da indústria automobilística não vai acontecer sozinha. Ela exige que os melhores atuantes unam suas forças para abrir novos caminhos e encontrar soluções inovadoras. E é isso o que estamos fazendo hoje ao acolher a Aramco como parceira estratégica da Horse Powertrain Limited. Assim, nasce um ‘time dos sonhos’ para reinventar o futuro das tecnologias de combustão interna e híbridas”.
Daniel Li, executivo-chefe da Geely Holding, declarou: “Para atingir a neutralidade de carbono serão necessárias sinergias mundiais, soluções tecnológicas multifacetadas e o compartilhamento de know-how. Graças ao apoio e conhecimentos da Aramco na área de tecnologias de combustíveis, a Horse Powertrain Limited está consolidando seu papel de líder em tecnologias de combustíveis de baixo carbono e descarbonizadas, como o metanol e o hidrogênio”.
Matias Giannini, executivo-chefe da Horse Powertrain Limited, disse: “Estou muito feliz com a chegada da Aramco à Horse Powertrain Limited. Graças à sua experiência em combustíveis sintéticos e hidrogênio, ela é o parceiro ideal para que possamos fornecer soluções de ponta em motorizações de baixas emissões e avançar na descarbonização do nosso setor. Juntos, vamos estabelecer um novo patamar em termos de inovação na indústria automobilística”.
A Horse Powertrain Limited em resumo:
• 17 unidades fabris no mundo
• 9 clientes industriais em 130 países
• 5 centros de P&D
• Aproximadamente 19 mil funcionários
• Presença estratégica com foco na China, Europa e América Latina
• Previsão de aproximadamente 5 milhões de conjuntos mecânicos por ano
• Cobertura de todos os tipos de soluções de motorização — híbridos e híbridos plug-in recarregáveis de grande alcance, além de motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos como etanol, metanol, GLP, GNV, hidrogênio, etc.
Sobre a Aramco
A Aramco é uma empresa integrada global que atua nas áreas de energia e produtos químicos. Somos movidos pela forte convicção de que energia é oportunidade. Desde a produção de aproximadamente 1 em cada 8 barris do abastecimento mundial de petróleo até o desenvolvimento de novas tecnologias energéticas, nossa equipe global tem o compromisso de criar impacto em tudo o que fazemos. Nosso foco é tornar nossos recursos mais confiáveis, sustentáveis e úteis, ajudando a promover a estabilidade e o crescimento de longo prazo em todo o mundo. www.aramco.com
Sobre o Renault Group
O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua experiência única em eletrificação, o Renault Group se baseia na complementariedade de suas 4 marcas — Renault, Dacia, Alpine e Mobilize —, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o grupo vendeu 2.235 milhões de veículos em 2023. O grupo emprega aproximadamente 105.000 funcionários, que encarnam seu propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas.
Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. Saiba mais: https://www.renaultgroup.com/en/
Sobre o Zhejiang Geely Holding Group
O Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) é um grupo automobilístico global que possui várias marcas automobilísticas internacionais reconhecidas, com atividades que cobrem toda a cadeia de valor dessa indústria, desde pesquisa e desenvolvimento até design, produção, vendas e pós-venda. Fundada em 1986 por Eric Li, presidente da empresa, na cidade de Taizhou, na província chinesa de Zhejiang, a Geely Holding iniciou seu negócio automobilístico em 1997 e, atualmente, tem sua matriz localizada na cidade de Hangzhou, na China. Hoje, a Geely Holding atua por meio de uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, ZEEKR, Geometry, Volvo Cars, Polestar, Lotus, London Electric Vehicle Company, Farizon Auto e Cao Cao Mobility. A Geely Holding vendeu quase 2,8 milhões de veículos em 2023. As vendas de Volvo Cars atingiram 708.716 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na Bolsa de valores de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 1.686.516 unidades. A Geely Holding emprega mais de 130 mil pessoas no mundo, fazendo parte do ranking Fortune Global 500 há 10 anos. Saiba mais sobre o Zhejiang Geely Holding Group no site oficial www.zgh.com.
Sobre a Geely Automobile Holdings Limited
A Geely Automobile Holdings Limited (abaixo denominada a “Empresa” e suas subsidiárias denominadas coletivamente o “Grupo”) (código 175 na Bolsa de Valores de Hong Kong) é uma fabricantes de automóveis com foco no desenvolvimento, produção e venda de carros de passeio. O Grupo comercializa a maior parte de seus produtos no mercado chinês, tendo expandido suas vendas por meio da exportação para outros países nos últimos anos. O Grupo conta com várias unidades de produção em diferentes regiões da China Continental, empregando mais de 60 mil pessoas. A empresa é cotada entre os principais ativos da Bolsa de Valores de Hong Kong (SEHK), tendo sido incluída no Índice Hang Seng em 2017. O acionista controlador da empresa é o Zhejiang Geely Holding Group.
Nota 1: No Brasil, a Horse Powertrain Limited está instalada na área do Complexo Ayrton Senna, da Renault, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Nota 2: O motor do recém-lançado Renault Kardian já tem assinatura Horse Powertrain Limited.
BS