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Home Avaliações

HYUNDAI CRETA N-LINE, NO USO

identicon por Gerson Borini
28/06/2024
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





O Hyndai Creta é o suve compacto mais democrático que temos à venda em nosso país, pois mescla três configurações diferentes de motor com variações nas versões, e todos são equipados com câmbio automático de 6 marchas:

Creta – utiliza motor Gamma 1,6-l flex de 130 cv e 16,5 m·kgf
Creta Nova Geração – utiliza o motor Kappa 1-L turbo flex de 3 cilindros de120 cv e 17,5 m·kgf ou o SmartStream 2,0 flex de167 cv e 20,6 m·kgf
Creta N Line – utiliza motor Kappa 1-L turbo flex de 3 cilindros de120 cv e 17,5 m·kgf

E foi essa última versão que testamos por uma semana para conhecer os principais atributos e, principalmente, seu desempenho. Afinal esse motor é o mesmo utilizado no hatch HB20 que pesa bem menos, tem pneus menores e sua carroceria é mais compacta.

Lanterna traseira do Hyundai Creta é um daqueles componentes que não tem meio termo, ou a pessoa adora, ou odeia

O Brasil foi o primeiro país a receber a grife N-Line, e há três razões que definem o “N”; a primeira é a exemplificação de uma sequência de curvas em um autódromo, como uma chicane ou um “S” mais fechado. A segunda é a inicial da cidade de Namyang, na Coreia do Sul, onde fica a sede de engenharia da fabricante, e a terceira é Nürburgring na Alemanha, onde está o desafiador autódromo de mesmo nome. Mas o principal para nós é que essa versão vem bem equipada, com muita tecnologia e itens de conforto e comodidade. Alguns dos itens são vistos também nas outras versões disponíveis.

Exterior

A frente tem um desenho exclusivo com grade e emblema logotipo da marca em acabamento escurecido. É a primeira vez que a marca adota esse conceito no Brasil. Os faróis são de LED com recursos de acendimento automático por sensor crepuscular e  facho alto automático. Logo abaixo aparece a seta em formato triangular. Parece que a Hyundai gostou mesmo desse conceito de setas em posição mais baixa.

Grade e emblema-logotipo com acabamento escurecido; setas na parte inferior do para-choque, umitem controvertido

Pela lateral é notável o bom gosto de alteração de cores entre o preto da pintura do teto e retrovisores externos, a coluna traseira pintada de cinza-chumbo contrastando com a cor cinza da carroceria em tom mais claro. O logotipo N-Line está posicionado no para-lama dianteiro e as saias inferiores são novas. As rodas de 17” com pintura preto brilhante e face diamantada complementa o efeito joia do veículo.

A mescla de cores vista na lateral deixa o carro bem atraente

As lanternas traseiras de LED têm elementos internos escurecidos, assim como os faróis, mas o que difere é o desenho arrojado que a Hyundai adotou. É mais um item daqueles para entrar na lista do ‘Ame ou Odeie’, pois a opinião pública não tem meio termo. A ponteira dupla de escapamento é funcional e a moldura inferior do para-choque é pintada em preto brilhante.

Saída dupla de escapamento é funcional; vincos na tampa traseira são bem marcados e complementam o desenho da lanterna

Itens exclusivos no interior

O revestimento segue o pretinho básico utilizando tecido que imita couro com costuras em vermelho nos bancos e volante. A mescla de texturas e o logo N-Line no alto do encosto dianteiro mostram bom gosto do designer, e o conforto desse banco é proporcional à sua apresentação. O sistema de ventilação no banco do motorista é outro item de conforto oferecido. O logotipo ainda aparece no volante e na alavanca de câmbio. Em vez de abusar nos cromados, a opção foi pelo acabamento de cromo escurecido nas molduras das saídas de ar e nas maçanetas de porta, além dos frisos internos. O resultado ficou bem atraente, apesar de deixar o interior mais escuro.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No banco traseiro aparece o mesmo nível de acabamento e conforto adequado para um suve compacto, com bom espaço para as pernas e cabeça. O conforto térmico é garantido por saídas de ar-climatizado na extensão do console.

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O porta-malas tem capacidade para 422 litros de bagagem e o estepe está sob o tampão do assoalho. O encosto do banco traseiro é bipartido 70:30, dando maior flexibilidade para acomodar cargas e aumentar o volume do porta-malas.

Capacidade de 422 litros e flexibilidade com o rebatimento do encosto traseiro bipartido

Tecnologia

O sistema de comando de voz permite executar algumas operações no veículo, como abrir e fechar o teto solar, ou abrir e fechar janelas, entre outros 78 comandos pré-definidos. O sistema de multimídia com tela de 10,25” tem pareamento com Android Auto e Apple CarPlay e conta com carregador por indução para smartphones. O navegador com GPS residente é outro item de comodidade que o Creta N-Line oferece.

Painel de instrumentos tem desenho tradicional

Sentado na posição do motorista nota-se boa visibilidade 360 graus proporcionada pela ampla área envidraçada, e para complementar há o sistema de câmeras para manobra, e no acionamento da seta a imagem do ponto cego do retrovisor é projetada no centro do quadro de instrumentos. Um recurso muito útil, mas que leva um tempo para ser efetivo no uso. A vantagem é que não bloqueia a navegação ao projetar a imagem na tela do multimídia.

Câmera de ré com visão 360 graus tem ótima resolução de imagem

O serviço de conectividade BlueLink não é cobrado por 3 anos e permite monitorar o veículo pelo aplicativo do celular.

Para auxílio ao motorista o veículo conta com controle de cruzeiro convencional, detecção de obstáculos à frente com identificação de pedestres e veículos. O assistente de permanência em faixa, associado ao sistema de centralização em faixa, têm funcionamento pouco intrusivo e fornecem informações da condução ao sistema de alerta de atenção do motorista, indicando o momento em que é recomendado fazer uma pausa na condução.

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Motor

A única versão de motor oferecido na versão N-Line é o Kappa tricilindro 1-litro flex turbocarregado com interresfriador ar-ar. A injeção é direta e possui duplo comando de válvulas e 4 válvulas por cilindro. A construção é em alumínio no bloco e cabeçote e está montado na transversal. Entrega a potência máxima de 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 m·kgf de 1.500 rpm a 3.500 rpm.

Motor moderno com instalação bem integrada à carroceria; GDi é de Gasoline Direct Injection, mas o motor não é só a gasolina…

O câmbio automático epicíclico de 6 marchas transmite potência para as rodas dianteiras e permite fazer trocas de marchas sequenciais manuais pela alavanca seletora ou utilizando as borboletas atrás do volante.

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A dirigibilidade do veículo é bem agradável, tendo trocas de marchas suaves. Entre os 3 modos de condução: Normal, Eco e Sport, nota-se a diferença de progressão do pedal do acelerador e as trocas de marchas tem rotações alteradas, mas em todas as condições a dirigibilidade é um item que se destaca. O único ponto de desagrado é o turbo lag que aparece em acelerações mais suaves de retomada de velocidade.

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O consumo do combustível no trecho entre São Paulo e Campinas foi de 10,5 km/l com o veículo abastecido com álcool, estando um pouco abaixo do esperado, pois os valores homologados junto ao Inmetro são: 11,9/8,3 km/l na cidade e 12,6/9,1 km/l, na estrada.

Apesar do toque esportivo que a Hyundai deu na versão do Creta, o seu desempenho não é proporcional, apresentando aceleração de 0-100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Altura livre do solo é suficiente para enfrentar os desafios diários

Dinâmica do veículo

O toque de esportividade aparece na calibração mais firme da suspensão e do sistema de direção. O conceito McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, utilizando molas helicoidais e amortecedores pressurizados está dentro do trivial de suves compactos, e o entre eixos de 2.610 mm permitiu aos engenheiros fazerem uma boa calibração no veículo que pesa 1.270 kg.

Ângulos de entrada e saída são bem generosos

O conforto de rodagem foi priorizado e a rolagem da carroceria está bem controlada sem mostrar características de um carro preso em sua movimentação. O equilíbrio de frequências de trabalho entre a suspensão dianteira e traseira é perfeito e não se nota ruídos de finais de curso em nenhuma condição mais abusiva de uso.

Rodas com face diamantada tem desenho moderno e mescla seis raios com 5 parafusos, um desafio para quem é mais cartesiano

A direção tem assistência elétrica na árvore de direção e a calibração também puxa para o lado mais esportivo, estando mais pesada em toda faixa de trabalho, sem ser desconfortável e indexada à velocidade. A definição de centro é positiva e a precisão de esterço conta com a ajuda na resposta que é dada pelos pneus Goodyear EfficientGrip 215/60 R17.

Foto AE

Conclusão

O Hyundai Creta N-Line mostra ser uma ótima opção no segmento dos suve compactos, e seu acabamento mais refinado é um atrativo a mais para seus compradores. Porém não se pode deixar de lado as demais versões do Creta que podem ser encontrados com os seguintes preços públicos sugeridos:

Action (geração anterior) – R$ 119.990
Nova geração:
Comfort Plus – R$ 140.090
Limited Safety – R$ 154.690
Platinum Safety – R$ 171.890
Ultimate – R$ 188.890
N-Line – R$ 180.490   (versão testada)

 

GB

 

FICHA TÉCNICA NOVO HYUNDAI CRETA N LINE
MOTOR
Designação Kappa 1.0 Turbo GDi 12V DOHC D-CVVT, Flex
Descrição 3 cil., transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com interresfriador, injeção direta
Diâmetro x curso (mm) 71 x 84
Cilindrada (cm³) 999
Potência máxima (cv/rpm, G ou A) 120 / 6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) 17,5 / 1.500~3.500
Taxa de compressão (:1) 10,5
Pressão de injeção (bar) 250
TRANSMISSÃO
Fabricação Hyundai Powertrain
Descrição Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico, conversor de torque, 6 marchas à frente e ré, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; ré 3,440
Relação de diferencial (:1) 3,957
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
Diâmetro do volante (mm) 365
FREIOS
Dianteiro (tipo, Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (tipo, Ø mm) Disco/n.d.
Descrição Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal
em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8,5J x 17
Pneus 215/60 R 17 (Goodyear EfficientGrip)
Estepe Roda de aço, 155/90R16M (temporário 80 km/h), Pirelli
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.270
Carga máxima 430
Reboque máximo sem freio/com freio n.a.
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.300
Largura sem/com espelhos 1.790 / n.d.
Altura 1.635
Distância entre eixos 2.610
Bitola dianteira/traseira 1.560 / 1.560
Distância mínima do solo 190
ÂNGULOS
Entrada/saída (º) 20,4 / 28,3
Transposição de rampa (º) n.d.
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 2,34
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas / padrão 422 /VDA
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h  (s, G ou A) 11,5
Velocidade máxima (km/h, G ou A) 180
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11,9 / 8,3
Estrada (km/l, G/A) 12,6 / 9,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha, 6ª (km/h) 41,2
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.910
Rotação à veloc. máxima em 5ª (rpm) 5.640
GARANTIA
Termo 5 anos

 

CONTEÚDO DO NOVO CRETA N LINE
ESTILO EXTERIOR
Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna central
Barras de teto longitudinais na cor preto brilhante
Defletor traseiro
Faróis de LED com detalhes escurecidos
Grade frontal N Line com acabamento dark chrome
Lanternas de LED com detalhes escurecidos
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED
Moldura lateral da coluna “C” na cor grafite
Ponteira de escapamento dupla
Protetores dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta com detalhes em cinza brilhante
Retrovisores externos na cor preto brilhante
Rodas de liga de alumínio diamantadas de 17” com design N Line, pneus 215/60 R17
Saias laterais com detalhes em cinza brilhante
Teto solar panorâmico com funções um-toque (abertura e fechamento)
ESTILO INTERIOR
Alavanca seletora de marchas N Line com detalhes em vermelho
Bancos revestidos de material que imita couro na cor preta com costura vermelha e emblema N Line
Descansa-braço no console central
Detalhes em grafite no volante, no painel e no console
Maçanetas internas na cor grafite
Painel com acabamento na cor preta
Quadro de instrumentos digital em cores de 7″
Saparas de pedais esportivas com acabamento em metal
Volante revestido em couro na cor preta com costura na cor vermelha com design N Line
SEGURANÇA
Alerta de presença no banco traseiro
Assistente de partida em rampa
Assistentes de permanência na faixa e de centralização na faixa
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6)
Câmera para monitoramento de ponto cego
Controle de estabilidade e tração
Detector de cansaço
Engates Isofix e com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Farol alto adaptativo
Freio a disco nas quatro rodas
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas
Frenagem autônoma de emergência (carros e pedestres)
Monitoramento da pressão dos pneus (indicação da pressão)
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Sinalização de frenagem de emergência
CONFORTO E COMODIDADE
Ar-condicionado automático digital
Abertura e fechamento dos vidros de acionamento elétrico pela chave
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco do motorista com ventilação
Borboletas atrás do volante para trocas de marchas manuais
Câmera de ré com linhas dinâmicas
Carregador de baterias de telefone celular por indução
Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e do porta-malas
Computador de bordo
Controle automático de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Estratégia desliga-liga motor nas paradas
Partida do motor por botão e assistida
Porta USB para os ocupantes do banco traseiro
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas
Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático
Saída de ar climatizado para a região do banco traseiro
Seleção do modo de condução
Smart câmera 360º
Vidros das quatro janelas de acionamento elétrico um-roque descida-subida
Volante com regulagem de altura e distância
SISTEMA DE ÁUDIO
Alto-falantes nas portas dianteiras 2) e portas traseiras (2)
Antena tipo barbatana de turbarão
Bluelink®
Central multimídia blueNav®
Controles de áudio e Bluetooth® no volante com reconhecimento de voz
Tweeters (2)






Tags: GBGerson BoriniHyundai Creta N-LineSUV compactoSuve compacto
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Foto: Ford/divulgação

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