O mês de abril deste ano foi uma boa surpresa a todos, as vendas de leves atingiram um patamar de quase 9.500 unidades diárias, somavam-se aos bons ventos o retorno do crédito.
Mas esse bom ritmo não pôde ser mantido no mês de maio, os emplacamentos diários tiveram uma queda de 12% em relação a abril, se levarmos em conta a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, que reduziu as transações comerciais de veículos em quase 70%, estado que sozinho responde por cerca de 5% do mercado nacional, ainda assim se busca entender o que justifica os outros 7%.
Na apresentação feita na reunião mensal da Anfavea com os cadernos econômicos e especializados, no último dia 7, enfatizou-se que, apesar desse pequeno tropeço, ainda assim as vendas foram 10% superiores ao mesmo mês do ano passado, no acumulado do ano o crescimento de vendas de leves registra 16% de aumento e que o ritmo de vendas segue bom, temos de volta os financiamentos e liberalização de crédito, ou seja, não há muitos vendavais no horizonte.
Foram comercializados um total de 194.256 autoveículos, sendo 183.426 leves e 10.830 pesados (caminhões e ônibus). Registrou-se 8.338 licenciamentos diários de leves, não é o bom número de abril passado, mas segue sendo um número positivo, o gráfico abaixo mostra que ele só não é superior ao ano de 2019.
As vendas acumuladas nos cinco meses no varejo foram 20% melhores que nos mesmos cinco meses do ano passado, Fiat e Jeep puxando e as locadoras vieram com menos apetite, vendas diretas estão 12% superiores apenas.
O gráfico abaixo mostra que o varejo faturou 83 mil automóveis (contra 92.000 em abril), ainda assim um bom número.
O maior imposto de importação de eletrificados ainda não provocou impacto, foram 8.380 híbridos (incluindo os de recarga em tomada) e 5.160 elétricos puros, os BEVs. No ranking de marcas, a BYD figura em 10º e GWM em 13º, um feito extraordinário se levarmos em conta que são 100% importados, têm poucas lojas e os preços que começam acima de 160.000 reais.
Classificação do mês e dos primeiros cinco meses
Fiat (foto de abertura) segue em primeiro, sem chances de ser incomodada, foram 38.690 unidades vendidas, número 12% superior a maio do ano passado, seguida pela VW, 27.533, Chevrolet, 25.804 (queda de 2%), Hyundai, 15.621, Toyota, 14.996, Jeep, Nissan, Renault, Honda e BYD fechando a lista das 10 primeiras. No acumulado do ano a ordem muda pouco, Fiat com 182.297 veículos licenciados, VW com 137.796, Chevrolet com 112.553 (queda de 8%), Toyota como a quarta maior, Hyundai, Renault, Jeep.
Nos automóveis o Polo segue firme em 1º, 8.484, Onix em 2º, 7.901, HB20 em 3º, 6.691, T-Cross, Mobi, Kicks, Creta, Argo, Onix Plus e Tracker fechando a lista dos 10 primeiros. No acumulado do ano o Polo dispara na frente, 48.182, depois Onix, 34.754, HB20, Argo, Mobi.
Nos comerciais leves a Strada mantém-se no primeiro lugar e reassume a liderança geral (automóveis + comerciais leves) no mês, 10.973 e no acumulado do ano, 49.050, Toro em 2º, 4.315, Saveiro em 3º, 3.557, Hilux, S10, Montana, Ranger, Rampage, Oroch e Fiorino. A tabela abaixo apresenta ranking dos 15 mais vendidos, porém a RAM soma todos modelos, exceto a nacional Rampage.
Até mês que vem!
MAS