A Volkswagen apresenta os Golf R (hatchback) e R Variant (camioneta) com 333 cv. Um aumento de 10 cv em comparação com o antecessor, o torque de 42,8 m·kgf permanece inalterado. Até hoje, essa cavalaria só estava disponível em modelos especiais exclusivos, sendo que a Variant R nunca foi oferecida com toda essa potência. Os tempos de 0 a 100 km/h diminuíram para 4,6 e 4,8 segundos (Variant), respectivamente. A velocidade máxima aumentou em 20 km/h, saltando para 270 km/h com o pacote Performance, opcional, isso os torna os Volkswagen mais rápidos do mundo, juntamente com Arteon R.O câmbio é sete-marchas de dupla embreagem e a tração integral 4MOTION com tecnologia de vetorização de torque. Pela primeira vez, o sistema de controle de suspensão adaptativa, antes opcional, agora é de série na Alemanha.
A frente foi redesenhada, para-choque conta com novas entradas de ar, o emblema Volkswagen passou a ser iluminado, e os novos faróis de LED oferecem um feixe principal com alcance cerca 15% maior. Na traseira as mudanças se limitam ao novo desenho interno das lanternas.Como opcional, rodas forjadas Warmenau de 19″ (em homenagem à sede da Volkswagen R, na cidade de Warmenau, nos arredores de Wolfsburg). Com um peso de apenas 8 kg por roda, elas são cerca de 20% mais leves que as rodas de liga de alumínio comuns, uma importante redução da massa não suspensa. Além disso, os furos das rodas 71% maiores melhoram a estabilidade térmica dos freios ao melhorar seu arrefecimento reduzir seu desgaste, em especial no uso nas pistas.
No interior, central multimídia de última geração, e o Digital Cockpit Pro das versões com o pacote Performance, foi ampliado para incluir um novo sensor de aceleração e um cronômetro de voltas por GPS.
As pré-vendas em toda a Europa começaram este mês, coincidindo com o mês do 50º aniversário do Golf. Se a VW os trouxer para cá, boa parte dos autoentusiastas agradecerá.
MF