Com o anúncio do Jetta GLI 2025 e sua disponibilidade com câmbio manual, a Volkswagen continua com um peso sério no círculo dos autoentusiastas. Mas, enquanto o sedã GLI oferece duas opções de câmbio, seu irmão com carroceria hachtback, o GTI, só está disponível com câmbio automático sete-marchas de dupla embreagem, e sem nenhuma previsão para receber a opção de três pedais no modelo 2025. O que está acontecendo?
Em matéria publicada no site americano RoadAndTrack.com, a desconexão nas opções de câmbio para 2025 decorre da ala americana da Volkswagen, não de sua sede alemã em Wolfsburg. Como o Jetta GLI é um modelo exclusivo daquele mercado, o pessoal da sede da Volkswagen nos EUA em Reston, Virgínia, decidiu exercer alguma autonomia e manter o câmbio manual, de acordo com Mark Gillies, diretor de relações públicas da Volkswagen of America.
“É simplesmente porque o Golf GTI é um carro mundial e o único mercado que quer um manual é a América do Norte”, disse Gillies em um e-mail para a Road & Track. “Como controlamos o desenvolvimento técnico do GLI, pois é um carro (da região norte-americana), conseguimos manter o manual.”
Desde sua aparição em 1984, o sedã esportivo tem seguido em grande parte as gerações do GTI, deixando sua marca por ser uma alternativa um pouco mais “madura”.
“Ao evoluír, o Jetta GLI acompanhou o ritmo dos americanos que querem o desempenho de um carro esportivo e o amplo espaço de carga de um sedã”, disse a Volkswagen em um comunicado de imprensa marcando quatro décadas do Jetta GLI. “Ao contrário do Golf GTI, o Jetta topo de linha tem uma opção de quatro portas, com capacidade para cinco pessoas, e um porta-malas espaçoso, que melhor se adequa às necessidades da família americana.”
Além disso, a afirmação de que os compradores do mercado americano são geralmente mais sedentos aos manuais não é particularmente surpreendente. Enquanto, no geral, os câmbios manuais são uma raridade nos EUA, a maioria dos europeus aprende a dirigir carros manuais e não cobiça a experiência mecânica da mesma maneira. Isso leva para o mercado de automóveis, onde a demanda dos EUA forçou os fabricantes a manter a oferta no mercado em modelos esportivos icônicos, como o E60 M5 da BMW e o novo Z4 M40i Handschalter. Da mesma forma, a Porsche disse em 2021 que a escolha para versões manuais do GT3 é de até 70% nos EUA.
No que diz respeito aos modelos esportivos da Volkswagen, a aceitação manual nos EUA também é alta. De acordo com dados compilados pela Motor1, a taxa de vendas do Golf GTI manual foi cerca de 50% em 2023, enquanto o número do Jetta GLI foi ligeiramente menor, 40%. No entanto, enquanto o mercado dos EUA representou cerca de 7.500 unidades vendidas do GTI em 2023, o desejo de agradar os compradores dos EUA com um manual para o GTI teria sido anulado pelos regulamentos de emissões do Euro 7, bem como a popularidade esmagadora do câmbio automático de dupla embreagem no mercado global. Pelos números, a Volkswagen disse que apenas 5% dos clientes globais do GTI optaram pela câmbio de seis marchas, com os outros 95% escolhendo o automático de dupla embreagem.
Com mais de 47 mil unidades de Jetta vendidos nos EUA no ano passado, a Volkswagen provavelmente tem algum espaço de manobra quando se trata de oferecer um Jetta GLI manual. O sedã foi o quarto modelo mais popular da marca em 2023 e o carro de passageiros mais vendido por uma ampla margem, indicando que o custo para fabricar algumas unidades extras manuais do Jetta GLI não deve afetar o resultado financeiro da Volkswagen of America.
NOTA: No passado, durante o período de vendas do Golf GTI no Brasil, o consumidor simplesmente não teve o poder de escolha, algo que acontece até hoje com o Jetta GLI. Então, não necessariamente 95% dos clientes globais de fato optaram pelo automático, mas apenas o fizeram por não ter opção de escolha. E você, caro leitor, prefere o automático ou manual?
MF