São 17 lanchas (foto de abertura), que hoje têm motor Diesel. sendo cinco delas com motor de controle eletrônico, com potência variando de 250 cv a 405 cv e que geram economia de 10% em relação aos Diesel comuns. São usadas pela Praticagem de São Paulo, para guiar os navios nas entradas e saídas dos portos de Santos, o maior da América Latina, e o de São Sebastião, no litoral norte do estado.
Para melhorar ainda mais o ganho de economia, a Praticagem está desenvolvendo com a empresa WEG, uma nova lancha com motor elétrico, que deverá estar pronta no primeiro semestre de 2025. O projeto prevê que ela tenha 90 minutos de autonomia para o mesmo tempo de recarga (plug-in), que será feita na sede da Praticagem, que hoje já usa energia solar para captação de água.
Nessas lanchas, além do piloto e marinheiro, seguem dois práticos e um deles, após a aventura de subir a bordo do navio (veja neste vídeo como é difícil e arriscada essa operação), passa as instruções para o timoneiro para que tudo corra como previsto, quer seja na entrada ou saída do porto, que no de Santos tem um canal do 24,6 km de extensão, com 220 metros de largura e 15 metros de profundidade. Em São Sebastião existem duas medidas na largura nos 22,8 km de extensão, 550 m e 300 m, a uma profundidade de 25 metros.

Como começou
A Praticagem começou no Brasil em 1808 quando o rei Dom João VI assinou a criação do Regimento de Práticos da Barra do Rio de Janeiro. Mas no mundo a profissão existe há mais de 4 mil anos, tendo um código internacional, o Hamurabi, regendo a conduta deste profissional. Em Santos, a Praticagem completou 90 anos de existência. O porto tem 132 anos.
Uma história interessante, ocorrida em 1985, conta sobre a importância do prático na segurança do porto, das cargas (98% do comércio interno e internacional no Brasil é transportado por navios) conta que o prático Nelcy Campos arriscou sua vida, em Pernambuco, quando guiou um petroleiro em chamas, desde o Parque de Tancagem, até o alto mar, evitando assim que fosse destruído o porto de Recife e de boa parte da cidade.
O navio maior que quatro Maracanãs
Foi no dia 1º de fevereiro último que a Praticagem recebeu o maior dos navios que até então haviam atracado no porto de Santos. Foi o Natasha XIII, da MSC, com seus 366 metros de comprimento (equivalente a quatro quarteirões) e 48 m de largura, transportando 14,4 mil TEUs (twenty-foot equivalent unit, unidade equivalente a um contêiner-padrão de 20 pés/6,1 m ), com peso total de 141.649 toneladas. Para tanto, os estudos foram iniciados em 2016 visando capacidade de calado do canal, do terminal da Alemoa (bairro de Santos) e outros detalhes, envolvendo Marinha do Brasil, USP, Praticagem e muitos outros participantes para a operação que interrompeu a travessia de balsa entre Santos e Guarujá, por cerca de duas horas. Na entrada (assista ao vídeo de 16min44s) e na saída.
CL
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