• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CM

O GENIAL BROOKS STEVENS

identicon por Carlos Meccia
12/06/2024
em CM, História
Foto: Milwaukee Art Museum

Foto: Milwaukee Art Museum





Inteligência não dá em árvores, como diz o velho ditado, e foi o caso do designer Brooks Stevens (7/06/1911-4/01/1995) , que em sua genialidade desenhou a Jeep Station Wagon, da Willys-Overland Motors, lançada em 1946 nos Estados Unidos mal terminara a Segunda Guerra Mundial, revolucionando os veículos utilitários da época. Com base no Jeep, a versão 4×2 serviu de referência para todos os demais modelos da camioneta, incluindo a 4×4. Detalhe interessante é a imitação da carroceria de madeira, feita totalmente em chapa estampada de aço

Propaganda da época mostrando claramente a imitação de madeira “with all-steel body and top”- tudo em aço, carroceria e teto. (reprodução de anúncio)

 

Foto: Milwaukee Art Museum

Brooks Stevens (foto ao lado) nasceu nos EUA em 1911 na cidade de Milwaukee no estado de Wisconsin, próximo à Detroit, lar da indústria automobilística americana. Seu pai, William Stevens, era estilista de mão cheia com vários projetos renomados na área, entre eles a alavanca seletora de marchas na coluna de direção e o freio de estacionamento acionado por alavanca abaixo do painel e instrumentos, que permitia acomodar três pessoas no banco dianteiro (motorista e dois passageiros). Em sua juventude, Brooks Stevens acompanhando seu pai na divulgação de suas ideias inovadoras, interessava-se cada vez mais pelo ramo de desenho industrial.

Em 1944, como membro fundador da Society of Industrial Design contribuiu com vários projetos, como o ferro elétrico de passar roupa, auxiliado a vapor e a secadora de roupas elétrica com tambor rotativo. Durante sua vida, idealizou inúmeros objetos, nas mais diversas áreas, com destaque à automobilística, tornando-se um dos desenhistas industriais mais produtivos e criativos de todos os tempos.

Os trabalhos de Brooks Stevens no ramo automobilístico abrangeram inúmeros projetos para várias empresas com destaque a Alfa Romeo, Kaiser, Studebaker, Packard,  American Motors, e Harley-Davidson. Na Willys, após o lançamento da Station Wagon em 1946, se tornou responsável direto pelo desenho do todos os seus produtos, incluindo o Aero Ace, lançado em 1952, refletindo um veículo moderno e confortável para seis pessoas.

Aero Ace (foto: reprodução de anúncio)
Interior do Aero Ace 1952, muito charmoso (Foto: divulgação Willys-Overland)

A Willys-Overland, que já produzia o Jeep, ficou com uma linha de veículos bem interessante que incluía uma picape,, um furgão, a Station Wagon e o Aero-Willys em suas versões Lark, Ace,  Wing e Eagle.

Reprodução de material de vendas da Willys-Overland mostrando o portfólio da fabricante

Particularmente, a Station Wagon foi amplamente divulgada como veículo da família, forte, bonito e funcional para qualquer tipo de terreno, sendo definitivamente o precursor dos suves tão em moda atualmente. Podemos até afirmar que ele foi realmente o primeiro suve fabricado no mundo.  A forte marca Jeep continuava a amparar as propagandas da Station Wagon e cada vez mais as mulheres se interessavam por ela, entendendo como veículo imponente e seguro à sua imagem à família.

Propagandas como essa alimentavam a ideia de praticidade e robustez da Jeep Station Wagon (reprodução de anúncio)

 

A Station Wagon  no Brasil

A Willys-Overland se instalou no Brasil no início da década de 1950 em São Bernardo do Campo na região metropolitana de São Paulo e já em 1954, seu primeiro produto, o Jeep CJ-3, foi lançado no mercado brasileiro, no início com muitos componentes importados e que foram pouco a pouco sendo nacionalizados.

Outro produto, a Station Wagon americana, antes importada, começou ser montada no Brasil a partir de 1956 e batizada de perua Jeep. O nome Rural veio em 1957 e em 1959, já com 50% de nacionalização, recebeu a motorização nacional. Com forte inspiração de Brooks Stevens, a Rural ficou diferente de sua irmã americana em muitos detalhes, como a pintura em duas cores (saia e blusa) que tanto sucesso fez em seu lançamento. A partir de 1960, batizado de Rural Jeep e praticamente com 100% de nacionalização, os para-lamas, faróis, para-brisa e muitos outros itens de acabamento também se diferenciaram do modelo original. Como nos Estados Unidos, a SW brasileira foi anunciada coma veículo “pau pra toda obra”, um misto de utilitário e carro de família.

Anúncios da Rural Jeep sempre destacavam destacavam praticidade e conforto (reprodução de anúncio)

Na versão 4×2, a Rural mostrava seu grande espaço interno para seis pessoas (motorista e cinco passageiros). Em 1968 passou a se chamar Rural Ford, após a aquisição da Willys ao seu grupo no Brasil e em 1971 passou a ser o Ford Rural, sempre com o apelo de veículo utilitário e confortável para o dia a dia da família. Em 1975, a Rural recebeu novo motor quatro-cilindros, o 2,3 OHC produzido na fábrica Ford de Taubaté, SP, no lugar do original  BF-161 2,6-litros de seis cilindros. continuando com sua reputação de veículo resistente, seguro e confortável para a família. Sem dúvida, a Rural foi um marco na história dos utilitários de uso misto.

O manual do proprietário já ostentando o último nome da Rural antes de se aposentar em 1977

A Ford Rural se despediu em 1977 mantendo sua forte imagem, sendo para mim o primeiro suve brasileiro.

CM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







Próximo

FRANCIS CASTAINGS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17