O Ford SuperVan 4.2 foi o grande vencedor do Festival de Velocidade de Goodwood 2024, realizado no último final de semana no Reino Unido. O furgão elétrico desenvolvido pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho e competição da marca, completou a famosa subida de cerca de 1,9 km em 43,98 segundos — mais de dois segundos à frente do segundo colocado.
Ele foi pilotado por Romain Dumas, bicampeão da 24 Horas de Le Mans e agora tricampeão do Festival de Goodwood, que recentemente conquistou outros marcos com o SuperVan 4.2. Em 2023, ele quebrou o recorde na Subida Internacional de Pikes Peak, nos EUA, e este ano estabeleceu um triplo recorde em Bathurst, na Austrália: volta mais rápida de veículo com rodas cbertas, de veículo comercial e de veículo elétrico, acelerando a mais de 300 km/h.
Em Goodwood, a pista não permite velocidades tão altas e a habilidade do piloto tem um peso importante, margeando as muretas de pedra nas curvas.
Não é comum ver um veículo de carga disputar uma prova de velocidade, mas em termos de desempenho o SuperVan 4.2 está muito mais próximo de um supercarro. Em vez de um motor a diesel eficiente, seus três motores elétricos alimentados por bateria de alta tensão geram uma potência combinada de 1.400 cv.
O amplo espaço de carga dá lugar a uma traseira recortada com asas invertidas gigantes no teto e um enorme difusor na parte inferior. Na frente, ele traz um defletor gigante e trocador de calor. A força descendente gerada a 240 km/h é de cerca de duas toneladas.
Mais do que vencer corridas, o programa de protótipos elétricos da Ford é um laboratório para o aprimoramento de tecnologias para os seus carros de rua.
MF