• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

MANUAL OU AUTOMATICO, O QUE VOCÊ ESCOLHERIA, SE PUDESSE?

identicon por Daniel Araújo
11/07/2024
em Análises, DA
Foto: AE/Márcio Salvo

Foto: AE/Márcio Salvo





Se 30 anos atrás câmbio automático era coisa de “quem não sabia guiar”, hoje as caixas manuais são vistas como algo de “status inferior”: onde já se viu carro de luxo ter câmbio manual?

Essa inflexão se deu de 25 anos para cá, quando os câmbios automáticos ficaram substancialmente melhores, com mais marchas e conversores de torque com estol em rotações mais baixas e com bloqueio.

Quem dirigiu um automático da década de 1980 e mesmo 1990, sabe do que falo. Eram pavorosos. Ruins de arrancada e trabalhavam deixando o motor esgoelando em velocidades de autoestrada. Verdadeiros devoradores de combustível.

Por outro lado, os câmbios manuais também evoluíram exponencialmente: pedais de embreagem pesados é apenas uma lembrança, assistentes de partida em aclive ajudam, e muito, os menos experientes na prova da ladeira. A seleção e engate de marcha estão num nível de precisão impensável duas décadas atrás, à exceção nos Passat a partir de 1977 — eram muito ruins nos três primeiros anos.

A caixa manual é a interação mais perfeita do motorista com o automóvel, e percebendo isso, a Volkswagen relançou o Jetta GLI nos Estados Unidos com essa opção. Veja nesta matéria de fevereiro do ano passado que a VW está muito longe de solitária nisso no mercado americano.

Aqui no Brasil, por sua vez, somos condenados a viver na triste “ditadura automobilística”. Até recentemente era a do preto, prata e branco. Agora, ganhamos a ditadura do automático. É praticamente impossível comprar um veículo novo com câmbio de trocas manuais a não ser que sejam exclusivamente sequenciais como nos câmbios automáticos. Impossível selecionar uma determinada neles.

Sem dúvida, o câmbio automático ajuda quem dirige carro de baixa cilindrada e não tem o conhecimento nem a habilidade para usar a marcha correta para que o motor entregue a potência necessária nas variadas condições de uso. Isso o automático normalmente faz, mas o motorista habilidoso faz melhor com câmbio manual. É por isso que deve haver a escolha.

Temos motores turbo maravilhosos, com ampla faixa de rotações que, com um câmbio longo, proporcionariam um trabalho espetacular. Quem já teve o privilégio (privilégio mesmo) de dirigir o famoso Passat Village “câmbio longo”, sabe do que estou falando.

Infelizmente o câmbio manual esta sendo visto como algo em desuso, obsoleto. Deixou de ser escolha, o automático se tornou obrigatório. Quem sabe a indústria automobilística daqui em algum momento se toque— “se manque”, como se diz popularmente —  ao analisar o mercado estadunidense e veja que só terá a ganhar se voltar ao “antigo normal”? Sem preconceitos!

DA







Próximo
(Fotos: Divulgação Nissan)

NISSAN APRESENTA VERSA COM A PINTURA JAPONESA QUE GANHOU CONCURSO DE DESIGN

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17