Apaixonados por motocicletas geralmente são também amantes de música. Rock’n’Roll, na maioria dos casos. Pensando assim, a Harley-Davidson criou uma versão especial da sua H-D Low Rider ST com um tipo de pintura em madeira sunburst, comum em guitarras, contrabaixos e baterias de bandas de rock dos anos 60. Visualizou? Se não, basta olhar a fotografia da motocicleta.
A Harley-Davidson Low Rider ST Enthusiast Tobacco Fade realmente tem muita presença, bem diferente da pretona que nos enviaram para rodar por uma semana. Se alguém ficou interessada nela, no entanto, não deve perder tempo, pois essa edição especial, que chega neste mês de julho á rede de concessionárias da marca, está disponível em quantidades limitadas em todo o mundo.
Além da pintura premium Tobacco Fade, destaca-se na Low Rider ST Enthusiast o medalhão do tanque de combustível, inspirado em discos de vinil, pelos gráficos estilizados em forma de palheta de guitarra no para-lama dianteiro e pelo logotipo Enthusiast no para-lama traseiro.
O modelo Low Rider foi lançado mundialmente em 2019 na Califórnia, local escolhido não por acaso, já que o modelo é inspirado no tradicional estilo cruiser das motocicletas californianas dos anos 50. Eu participei desse lançamento pelas estradas do sul da Califórnia, contornando a fronteira com o México, com a versão S dessa motocicleta, que tem como principal diferença em relação à ST uma carenagem menor, fixada ao farol. Além da carenagem fixa, a H-D Low Rider ST tem ainda um par de alforjes rígidos com chave.
Apesar de não ser uma motocicleta esportiva, a H-D Low Rider permite brincar em curvas como nenhuma custom tradicional poderia, graças às suas eficientes suspensões (a dianteira tem garfo invertido) e freios. É claro que deve-se cuidar para não raspar no asfalto, já que é uma motocicleta baixa (o fabricante informa ângulo máximo de inclinação de 31,3o).
O motor da Harley-Davidson Low Rider ST é um Milwaukee-Eight 117, de dois cilindros em “V”, com cilindrada de 1.923 cm3, potência de 106 cv a 5.020 rpm e torque de 17,2 m·kgf a 3.500 rpm.
A Harley-Davidson Low Rider ST tem preço a partir de R$ 137.900, nas cores cinza (Billiard Gray), preto (Vivid Black), vermelho (Red Rock, acréscimo de R$ 3.651) e a especial Tobbacco Fade (acréscimo de R$ 9.248). Em relação ao valor da motocicleta, uma curiosidade: a mesma motocicleta custa, nos Estados Unidos, US$ 23.399, o que, ao câmbio oficial de hoje (R$ 5,42), equivaleria a R$ 126.822.
GM
FICHA TÉCNICA DA HARLEY-DAVIDSON LOW RIDER ST | |
MOTOR | |
Denominação | Milwaukee-Eight 117 |
Descrição | Transversal, 2 cilindros em “V” a 90º, comando de válvulas único no bloco, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada (cm³) | 1.923 |
Diâmetro x curso (mm) | 103,5 x 114,3 |
Potência máxima (cv / rpm) | 106,1 / 5.020 |
Torque máximo (m·kgf / rpm) | 17,1 / 3.500 |
Taxa de compressão (:1) | 10,2 |
Densidade de potência (cv/L) | 55,2 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 8,9 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio de seis marchas |
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,472; 2ª 1,713; 3ª1,272; 4ª 1,03;0 5ª 0,878; 6ª 0,740 |
Relações da transmissão (:1) | Primária 2,79 (corrente), secundária (correia dentada) 1,35 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo invertido de cartucho único, Ø 43 mm, com abraçadeiras triplas de alumínio, mola de constante elástica única |
Traseira | Monoamortecedor coil-over oculto com pistão livre, curso de 56 mm, ajuste de pré-carga hidráulico |
Cáster (o) | 28 |
Trail (mm) | 145 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | 2 discos, flutuantes, pinças de 4 pistões |
Traseiros (Ø mm) | 1 disco, flutuante, pinça de 2 pistões |
RODAS | |
Dianteira | Alumínio fundido, 2,5 x 19 polegads |
Traseira | Alumínio fundido, 5 x 16 polegadas |
PNEUS | |
Dianteiro | 110/90 B19,62H,BW |
Traseiro | 180/70 B16,77H,BW |
Marca | Michelin Scorcher 31 |
PESOS (kg) | |
Seco | 315 |
Em ordem de marcha | 327 |
Capacidade de carga | 715 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 18,9 |
Capacidade de óleo (com filtro) | 4,7 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2,365 |
Altura do assento | 720 |
Distância entre eixos | 1,615 |
Capacidade dos alforjes (L) | 50 |
Distância mínima do solo | 150 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | |
Urbano (km/L) | n.d. |
Rodoviário (km/L) | 17,9 – método EU 134/2014 |
Alcance máximo (km) | 338 |