Hoje o AUTOentusiastas está aniversariando pela 16ª vez. Parece que foi ontem que passamos a estar presentes na rede mundial de computadores, a World Wide Web (www), com um modesto blog que tinha como objetivo trazer o mundo automobilístico para as telas dos computadores e que não demorou para chegar às telas dos telefones celulares e tablets.
Não só trazer o mundo automobilístico, mas fazê-lo por meio de olhos e mentes de um grupo de pessoas conhecidas entre si, cujo embrião remonta a 2000, último ano do século 20, porta de entrada para o novo século. Esse grupo consistia de 12 pessoas irmanadas na paixão pelo Automóvel e pelo Autoentusiasmo se comunicando ativamente pelo correio eletrônico.
Oito anos depois em 2008 o criador do grupo, Paulo Keller, teve a feliz ideia de tornar público para compartilhar o que tanto se escrevia e discutia, criando o blog AUTOentusiastas (autoentusiastas.blogspot.com), abreviado por Ae. Mas isso pelas limitações naturais daquela plataforma do Google, era insuficiente, e decidimos, seis anos depois, criar um site “filhote”, o autoentusiastas.com.br, que passou a ser AE abreviadamente.
A partir daí criamos seções de interação com os leitores como a de Comentários, que consideramos nossa menina dos olhos, altamente dinâmica e por isso mesmo alvo de toda a atenção. Vieram também os espaços Carro do Leitor e Histórias do Leitor, gerando matérias escritas por eles que se revelaram das mais interessantes.
Criamos as colunas semanais: Falando de Fusca & Afins (Alexander Gromow, 2ª feira); Conversa de Pista (Wagner Gonzalez, 3ª feira); Visão feminina (Nora Gonzalez, 4ª feira); Coluna Fernando Calmon (5ª feira); Histórias & Estórias (Chico Lelis, 5ª feira); Perfume de Carro (Douglas Mendonça, sábado); Opinião de Boris Feldman, sábado); e O editor0chefe fala (Bob Sharp, domingo). São oito colunas se segunda a domingo. Sem contar a análise mensal de mercado com o especialista Marco Aurélio Strassen.
Ficamos sem o Teste de 30 dias, a cargo do editor Roberto Agresti, que se desligou desse trabalho no AE por questões estritamente pessoais, mas voltará em breve com matérias esporádicas sobre motos e carros.
Neste ano recebemos dois editores, o experiente Gabriel Marazzi em 8 de fevereiro para cobrir carros e motos, inclusive com o cargo de editor-chefe do MOTOentusiastas, e Marco Fritsch, em 4 de junho, como editor de Notícias.
Hoje o time do AE tem 20 pessoas, mais o webdesigner Eduardo Sardinha, o webhost Thiago Pecorari e a designer Patrícia Milan.
Esse time deverá ganhar em breve, ou ter de volta, mais um editor, Carlos Meccia, quase totalmente recuperado de uma concussão cerebral severa ocorrida em sua casa em 2021.
E, é claro, estamos avançando no tempo graças a você, leitor e leitora, com sua prestigiosa audiência.
Recebam nosso caloroso abraço de agradecimento.
Paulo Keller Bob Sharp
Editor-geral Editor-chefe
Mais:
Gerson Borini – editor de Testes
Alexander Gromow – coluna Falando de Fusca & Afins
Boris Feldman – coluna Opinião de Boris Feldman
Chico Lelis – coluna Histórias & Estórias
Daniel Araújo – editor de autos e aviões
Douglas Mendonça – coluna Perfume de Carro
Fenando Calmon – Coluna Fernando Calmon
Gabriel Marazzi -editor de autos e motos e editor-chefe do MOTOentusiastas
Juvenal Jorge – editor de autos e livros
Luís Fernando Carqueijo – editor de autos e off-road
Márcio Salvo – captação e edição de vídeo
Marco Aurélio Strassen – editor de Mercado
Marco Fritsch – editor de Notícias
Milton Belli – editor de autos e de carros de corrida do passado
Nora Gonzalez – coluna Visão Feminina
Roberto Agresti – editor de autos e motos
Wagner Gonzalez – coluna Conversa de Pista
Eduardo Sardinha – webdesigner
Thiago Pecorari – webhost
Patrícia Milan – designer
AE