A foto de abertura, tirada no início dos anos 1980, mostra alguns dos veículos que a Gurgel S.A. Indústria e Comércio de Veículos produziu até então. À exceção do Gurgel E-400 elétrico (primeiro da esquerda), todos os demais tinham motores e vários componentes Volkswagen. Agora imagine só todas as variantes que podiam ser encomendadas, pois a Gurgel apregoava o seguinte:
A Gurgel mantém pessoal especializado em seu Departamento de Engenharia, para desenvolver quaisquer projetos de adaptações e implementos para todos os tipos de atividades. Exemplos: ambulâncias, carros fúnebres, carro para camping, carro policial com módulo celular (presos), transporte de valores, captura de cães, veículos escolares etc.
Por isso mesmo que deparamos com tantos veículos Gurgel com adaptações especiais em nossas pesquisas. Isto certamente resultava em custos elevados de desenvolvimento de umas poucas unidades específicas para atender alguns clientes. Aqui não se falava muito de produção em massa.
O que em outros fabricantes era feito por empresas customizadoras terceiras, a Gurgel fazia “em casa”. Chegar ao ponto de adaptar um veículo para captura de cães vadios (carrocinha)!
Por exemplo, no caso da Volkswagen, os VW Kombis ambulância eram adaptados pela Karmann-Ghia do Brasil ou pela Carbruno; enquanto a Volkswagen mantinha o seu foco na produção em massa de veículos de série. Mas na Gurgel a ambulância já saía de sua fábrica de Rio Claro.
Gurgel X-15 é rebatizado G-15
Esta foi só uma troca de nomenclatura, pois o veículo permaneceu o mesmo, como se pode ver na ilustração abaixo:
Tanto os X-15 como os G-15 tinham um chassi executado em Plaststeel (chassi em perfis de seção quadrada em aço embebidos em compósito de fibra de vidro) formando um monobloco com a carroçaria, que, segundo a fábrica, era incorrosível. Com isso, estes veículos eram monobloco cujo conjunto pesava apenas 206 kg.
Adiante vamos ver alguns exemplos de veículos de emergência adaptados para serviços especiais pela Gurgel, a saber: ambulância, bombeiros e polícia.
Os veículos G-15 CS para serviços de emergência mantinham as mesmas características técnicas dos demais veículos GURGEL, Dispunham de suspensão independente nas quatro rodas e bloqueio seletivo nas rodas traseiras pelo exclusivo sistema Selectraction™ o que facilitava a movimentação em terrenos lamacentos e difíceis, pois permitia travar a roda sem aderência naquele momento, deslocando toda a tração para a outra roda auxiliando na saída do atoleiro. Isto permitia um desempenho superior do veículo nestas condições.
Ambulância
Os G-15 CS para serviços de emergência, inclusive ambulância normalmente saíam providos de:
-Sinalizadores visuais rotativos
-Sirene eletrônica com megafone
-Banco interno removível (para até 2 acompanhantes)
-Maca deslizante (até duas) com trilhos, colchonete e cintos de segurança
-Suporte para cilindros de oxigênio
-Suporte para aparelhagem de soro
Opcional para a ambulância: motor a álcool.
Carro de bombeiros
Veículo desenvolvido para missões de busca e salvamento.
Os veículos para o Corpo de Bombeiros normalmente eram providos de sinalizadores visuais rotativos, sirene eletrônica com megafone, suporte para transporte de aparelho de poço (dispositivo para içar vítimas) e escada telescópica, engate para reboque, tomada para luzes e suporte de gerador.
O módulo tinha divisões projetadas para instalação de motosserra, oxicorte, minicompressor, equipamento completo para mergulho, gerador estático, lança-chamas para combates a enxames, holofotes, megafone, cordas diversas, equipamentos para primeiros socorros, maca leve e ressuscitador.
Como opcionais havia o aumento do alcance com um tanque de 160 litros e motor a álcool.
Veículo policial
Desenvolvido para patrulhamento e transporte de presos.
O modelo com cabine dupla possibilitava melhor atendimento das diligências que exigiam participação de maior contingente policial (até 7 pessoas). Outras unidades podiam ser desenvolvidas com cabine simples para até 3 ocupantes e compartimento maior para presos.
Os equipamentos eram adaptados de acordo com as exigências de cada órgão solicitante. Como opcionais neste caso também havia o aumento do alcance com um tanque de 160 litros e motor a álcool.
Ficha técnica do modelo Gurgel G-15 CD
Válida para as três versões descritas acima.
Motor
Localização traseira Válvulas no cabeçote com balancim
Nº de cilindros: 4, horizontais opostos Cilindrada: 1.584 cm³
Taxa de compressão 7.2.1-Potência bruta máxima: 60 cv a 4.600 rpm.
Transmissão
Câmbio de 4 marchas sincronizadas à frente e uma à ré com alavanca de mudança no assoalho.
Freios
Freio de serviço hidráulico nas quatro rodas (circuito duplo e servoassistidos a vácuo)
Freio de estacionamento mecânico com ação nas rodas traseiras.
Selectraction™
Bloqueio seletivo das rodas traseiras
Suspensão
Independente nas quatro rodas
Amortecedores hidráulicos
Suspensão dianteira com feixes de lâminas de torção e traseira com molas helicoidais.
Segurança e Utilidade
Guincho manual com 25 m de cabo de aço no para-choque dianteiro
Placas protetoras da suspensão dianteira e no conjunto motor-câmbio
Capacidade do tanque: 80 litros
Alcance aproximado: 750 km
Peso em ordem de marcha: 1.100 kg
Esta matéria se baseou em catálogos que recebi anos atrás do amigo Fábio Fábrega Loureiro, do Rio de Janeiro, a quem agradeço novamente.
AG
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