• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

NO UNIVERSO GURGEL VOCÊ PODIA TER DE TUDO

A GURGEL ATENDIA QUALQUER PROJETO DE ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTOO PARA TODOS OS TIPOS DE ATIVIDADES

Alexander Gromow por Alexander Gromow
26/08/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros
Foto: Divulgação GURGEL de época

Foto: Divulgação GURGEL de época





A foto de abertura, tirada no início dos anos 1980, mostra alguns dos veículos que a Gurgel S.A. Indústria e Comércio de Veículos produziu até então. À exceção do Gurgel E-400 elétrico (primeiro da esquerda), todos os demais tinham motores e vários componentes Volkswagen. Agora imagine só todas as variantes que podiam ser encomendadas, pois a Gurgel apregoava o seguinte:

A Gurgel mantém pessoal especializado em seu Departamento de Engenharia, para desenvolver quaisquer projetos de adaptações e implementos para todos os tipos de atividades. Exemplos: ambulâncias, carros fúnebres, carro para camping, carro policial com módulo celular (presos), transporte de valores, captura de cães, veículos escolares etc.

Por isso mesmo que deparamos com tantos veículos Gurgel com adaptações especiais em nossas pesquisas. Isto certamente resultava em custos elevados de desenvolvimento de umas poucas unidades específicas para atender alguns clientes. Aqui não se falava muito de produção em massa.

O que em outros fabricantes era feito por empresas customizadoras terceiras, a Gurgel fazia “em casa”. Chegar ao ponto de adaptar um veículo para captura de cães vadios (carrocinha)!

Por exemplo, no caso da Volkswagen, os VW Kombis ambulância eram adaptados pela Karmann-Ghia do Brasil ou pela Carbruno; enquanto a Volkswagen mantinha o seu foco na produção em massa de veículos de série. Mas na Gurgel a ambulância já saía de sua fábrica de Rio Claro.

Gurgel X-15 é rebatizado G-15

Esta foi só uma troca de nomenclatura, pois o veículo permaneceu o mesmo, como se pode ver na ilustração abaixo:

Observe a nova nomenclatura “G-15” na lateral dianteira do veículo (Foto: gurgelbrasil.net)

Tanto os X-15 como os G-15 tinham um chassi executado em Plaststeel (chassi em perfis de seção quadrada em aço embebidos em compósito de fibra de vidro) formando um monobloco com a carroçaria, que, segundo a fábrica, era incorrosível. Com isso, estes veículos eram monobloco cujo conjunto pesava apenas 206 kg.

Chassi em plastseel comum ao X-15 e G-15 (Foto: catálogo GURGEL)

Adiante vamos ver alguns exemplos de veículos de emergência adaptados para serviços especiais pela Gurgel, a saber: ambulância, bombeiros e polícia.

Os veículos G-15 CS para serviços de emergência mantinham as mesmas características técnicas dos demais veículos GURGEL, Dispunham de suspensão independente nas quatro rodas e bloqueio seletivo nas rodas traseiras pelo exclusivo sistema Selectraction™ o que facilitava a movimentação em terrenos lamacentos e difíceis, pois permitia travar a roda sem aderência naquele momento, deslocando toda a tração para a outra roda auxiliando na saída do atoleiro. Isto permitia um desempenho superior do veículo nestas condições.

Ambulância

Na foto o exemplar do cliente Carbocloro pronto para ser entregue, fotografado no pátio da fábrica em Rio Claro (Foto: divulgação Gurgel)

Os G-15 CS para serviços de emergência, inclusive ambulância normalmente saíam providos de:

-Sinalizadores visuais rotativos
-Sirene eletrônica com megafone
-Banco interno removível (para até 2 acompanhantes)
-Maca deslizante (até duas) com trilhos, colchonete e cintos de segurança
-Suporte para cilindros de oxigênio
-Suporte para aparelhagem de soro

Opcional para a ambulância: motor a álcool.

Carro de bombeiros

Veículo desenvolvido para missões de busca e salvamento.

Veículo pronta e equipado num quartel do Corpo de Bombeiros (Foto: divulgação Gurgel)

Os veículos para o Corpo de Bombeiros normalmente eram providos de sinalizadores visuais rotativos, sirene eletrônica com megafone, suporte para transporte de aparelho de poço (dispositivo para içar vítimas) e escada telescópica, engate para reboque, tomada para luzes e suporte de gerador.

O módulo tinha divisões projetadas para instalação de motosserra, oxicorte, minicompressor, equipamento completo para mergulho, gerador estático, lança-chamas para combates a enxames, holofotes, megafone, cordas diversas, equipamentos para primeiros socorros, maca leve e ressuscitador.

Como opcionais havia o aumento do alcance com um tanque de 160 litros e motor a álcool.

Veículo policial

Desenvolvido para patrulhamento e transporte de presos.

GURGEL G-15 CD – Viatura Policial (Foto: divulgação Gurgel)

O modelo com cabine dupla possibilitava melhor atendimento das diligências que exigiam participação de maior contingente policial (até 7 pessoas). Outras unidades podiam ser desenvolvidas com cabine simples para até 3 ocupantes e compartimento maior para presos.

Os equipamentos eram adaptados de acordo com as exigências de cada órgão solicitante. Como opcionais neste caso também havia o aumento do alcance com um tanque de 160 litros e motor a álcool.

Ficha técnica do modelo Gurgel G-15 CD

Válida para as três versões descritas acima.

Motor
Localização traseira Válvulas no cabeçote com balancim
Nº de cilindros: 4, horizontais opostos Cilindrada: 1.584 cm³
Taxa de compressão 7.2.1-Potência bruta máxima: 60 cv a 4.600 rpm.
Transmissão
Câmbio de 4 marchas sincronizadas à frente e uma à ré com alavanca de mudança no assoalho.
Freios
Freio de serviço hidráulico nas quatro rodas (circuito duplo e servoassistidos a vácuo)
Freio de estacionamento mecânico com ação nas rodas traseiras.
Selectraction™
Bloqueio seletivo das rodas traseiras
Suspensão
Independente nas quatro rodas
Amortecedores hidráulicos
Suspensão dianteira com feixes de lâminas de torção e traseira com molas helicoidais.
Segurança e Utilidade
Guincho manual com 25 m de cabo de aço no para-choque dianteiro
Placas protetoras da suspensão dianteira e no conjunto motor-câmbio
Capacidade do tanque: 80 litros
Alcance aproximado: 750 km
Peso em ordem de marcha: 1.100 kg


Esta matéria se baseou em catálogos que recebi anos atrás do amigo Fábio Fábrega Loureiro, do Rio de Janeiro, a quem agradeço novamente.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsGURGEL G-15VW
Próximo
Ford F-150 Lariat Black (Fotos: Divulgação Ford)

FORD INICIA PRÉ-VENDA DA NOVA F-150

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17