O novo Peugeot 2008 é um suve compacto com design marcante e o primeiro modelo a apresentar a nova identidade da marca na América do Sul. Como principal lançamento da marca no ano, busca elevar os padrões de elegância, tecnologia e robustez no segmento.
Uma das grandes novidades é o retorno da versão GT, que exibe um visual ainda mais esportivo e imponente. O design do novo Peugeot 2008 é marcado por detalhes únicos, como a nova assinatura luminosa com três garras verticais de LED na frente e novas lanternas traseiras, que também seguem o tema das três garras, uma característica emblemática da Peugeot.
Externamente, o veículo conta com rodas de liga de alumínio diamantadas de 17” com desenho arrojado, maçanetas na cor do veículo e carcaças dos retrovisores em preto brilhante. A versão GT se destaca ainda mais com teto bitom preto e adesivos esportivos nas colunas traseiras. As dimensões do Novo Peugeot 2008 são ideais para o uso urbano, oferecendo 419 litros de capacidade no porta-malas (ou 434 litros na versão elétrica).
No interior, o destaque é o i-Cockpit 3D, que oferece uma experiência de condução diferenciada que agrada alguns e outros odeiam. Este conceito inclui um volante compacto, painel de instrumentos elevado e uma tela de fácil acesso. A versão GT tem detalhes exclusivos como sapatas dos pedais esportivas e acabamento em Alcantara.
O sistema multimídia Peugeot i-Connec, com tela tátil de 10,3 polegadas traz funcionalidades avançadas, como espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O interior combina sofisticação e esportividade, com um acabamento escurecido, detalhes cromados e revestimentos que variam textura e material, dependendo da versão.
O motor Turbo 200, presente em todas as versões, é um tricilindro 1,0 turbocarregado de 4 válvulas por cilindro e variação de fase no escapamento, sendo que na admissão há variação de fase e levantamento de válvulas pelo sistema MultiAir III. Entrega 125/130 cv de potência máxima e torque máximo de 20,4 m·kgf. Este motor está conectado por conversor de torque ao câmbio automático do CVT ajustado para sete marchas, que oferece modos de condução automático, manual e tem a função esportiva, garantindo uma dirigibilidade dinâmica e eficiente.
A segurança também é um ponto forte do novo Peugeot 2008, que vem equipado com uma série de sistemas de assistência ao motorista, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa. As versões GT incluem ainda o Peugeot Driver Assist, que agrega mais dispositivos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e detector de cansaço do motorista.
A versão Allure adiciona recursos como alerta de ponto cego e câmera 360º, enquanto a GT, topo de linha, vem com teto solar panorâmico e faróis totalmente de LED.
Produzido na Argentina, o novo Peugeot 2008 está disponível em cinco cores, incluindo uma exclusiva para a versão GT. Com um design atraente, tecnologia avançada e uma oferta robusta de segurança e conforto, o novo Peugeot 2008 se destaca como uma escolha ideal para quem busca um suve compacto que combina estilo, desempenho e inovação.
Versões e preços:
Active Turbo 200: R$ 119.990
Allure Turbo 200: R$ 129.990
GT Turbo 200: R$ 149.990
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
E-2008 GT, a versão elétrica
Em adição às versões de motor a combustão com motor 1,0 Turbo 200, o Novo Peugeot 2008 tem também a versão de propulsão elétrica, a E-2008 GT, aprimorada e com maior alcance, consolidando-se como uma opção atraente para quem quer passar para a mobilidade 100% elétrica. A potência do motor elétrico foi aumentada em 15%, passando de 136 cv para 158 cv, com torque de 26,5 m·kgf. A capacidade da bateria também cresceu, agora é de 54 kW·h, o que proporciona um alcance de até 261 km (PBEV/Inmetro).
O E-2008 conta com um sistema de carregamento de maior capacidade, permitindo recargas rápidas em estações de até 100 kW em corrente contínua. O modelo oferece os modos de condução Eco, Normal e Sport, facilitando uma experiência de dirigir ágil e adaptável ao estilo de condução do motorista.
O preço da versão elétrica não foi divulgado até o fechamento desta edição.
GB
Observação: por motivo de força maior não pudemos atender ao convite da Peugeot para conhecer e dirigir o novo Peugeot 2008 em Maceió, AL. Portanto, assim que possível faremos uma avaliação completa do novo veículo.
FICHA TÉCNICA PEUGEOT E-2008 GT | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assincrono transversal dianteiro |
Potência máxima (cv) | 158 |
Torque máximo (m·kgf) | 26,5 |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | 8 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra Panhard |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na árvore de direção, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | n.d. |
FREIOS | |
De serviço | A disco nas quatro rodas, duplo-circuito em diagonal, servoasstido a vácuo com bomba de vácuo dedicada, complementado por frenagem regenerativa |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/283 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/249 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico integrado às pinças de freio traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 18 |
Pneus | 215/55 R18 |
Estepe | Kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.623 |
Carga máxima | n.d. |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (m²) | 2,885 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.300 |
Largura sem/com espelhos | 1.815 / 1.987 |
Altura | 1.550 |
Distância entre eixos | 2.605 |
Bitola dianteira/traseira | 1.540/1.540 |
Distância mínima do solo | 174 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 434 |
Bateria kW.h/tipo | 54 / íons de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 11,4 (AC) / 100 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Três anos sem limite de quilometragem Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DO PEUGEOT E-2008 GT |
INTERIOR |
Acabamento dos bancos em couro |
Banco do motorista com ajuste manual longitudinal e duas direções elétrico |
Banco traseiro bipartido 70:30 |
Comandos no volante para computador de bordo e multimídia |
Descansa-braço dianteiro |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-luvas e porta-malas com iluminação |
Quadro de instrumentos configurável em 3D |
Seletor de marcha deslizante – e-Toggle |
Tomada 12 V e USB |
Vidros elétricos um-toque em todas as posições |
Volante com acabamento em couro |
EXTERIOR |
Faróis de neblina |
Limpador do para-brisa com velocidade intermitente e sensor de chuva |
Luzes de rodagem diurna em LED (DRL) |
Luzes traseiras em LED |
Maçanetas externas na cor do carro |
Retrovisores externos com regulagem elétrica |
Retrovisores externos com repetidoras de setas |
Rodas de liga de alumínio de 18 pol. e pneus 215/55R18 |
CONTORTO/TECNOLOGIA |
Acendimento inteligente dos faróis com ajuste automático de intensidade |
Ar-condicionado automático |
Carregador de 7,4 kW·h monofásico |
Chave presencial |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Modo de condução B – prioridade para freio regenerativo |
Modo de condução ECO – prioridade para preservação de energia |
Navegação 3D conectada com comando de voz, tela tátil de 10? HD, 2 tomadas USB no console dianteiro (1 Data tipo A e recarga tipo C, 2 tomada na traseira no console, função DAB |
Rádio com tela tátil em cores, função DAB (rádio numérica terrestre), Bluetooth e espelhamento Android Auto/Apple CarPlay/Mirror Link |
Visão 360º |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão com assistente de frenagem de emergência |
Alerta de cansaço |
Alerta de mudança de faixa |
Alerta de ponto cego |
Alerta de trafego transversal à retaguarda |
Auxilio de partida em aclives |
Bolsas de ar infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com ancoragem superior para dois bancos infantis atrás e um na dianteira |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Sinalização de frenagem de emergência |