A nova Fiat Titano chegou ao mercado brasileiro como a nova aposta da marca no segmento das picapes médias, e traz uma combinação de estilo, tecnologia e força para enfrentar concorrentes como a Chevrolet S10, a Ford Ranger e a Toyota Hilux. Equipada com o motor 2,2 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas e tração 4×4, a picape busca atender tanto às necessidades de trabalho quanto ao uso diário. Após uma semana de testes, apresento seus principais atributos.
Motor e desempenho
O motor de quatro cilindros 2,2 litros turbodiesel é capaz de entregar a potência máxima de 180 cv a 3.750 rpm com torque máximo de 40,4 m·kgf disponível a 2.000 rpm. Esse conjunto mecânico, combinado com o câmbio automático epicíclico de 6 marchas, se mostra adequado para o uso misto, oferecendo boas respostas tanto no trânsito urbano quanto em estradas e trechos off-road leves.
Durante o teste a Titano Ranch apresentou um desempenho satisfatório em acelerações e retomadas, embora sua potência de 180 cv possa parecer limitada em comparação com algumas concorrentes. No entanto, o torque abundante em baixas rotações facilita o transporte de cargas e a condução em terrenos mais exigentes, como estradas de terra e aclives. O câmbio de seis marchas realiza trocas suaves, proporcionando uma condução confortável na maior parte do tempo, e ainda permite a troca de marchas em modo manual através da própria alavanca. O toque na alavanca para essas trocas é subir marcha para frente/reduzir para trás, que muitos amam e outros tantos odeiam, tendo sido alvo de muita discussão.
A tração 4×4 é acionada através de um comando rotativo no console central podendo optar por 4×2, 4×4 high e 4×4 low. A caixa de transferência tem reduzida com relação de 2,72:1.
O consumo médio nesta semana foi de 11,1 km/l em 802 km percorridos por cidade e estrada, números razoáveis para uma picape desse porte e com motorização a diesel. No entanto, é importante considerar que esses valores podem variar significativamente dependendo da carga transportada e do tipo de condução. O valor homologado junto ao Inmetro indica 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l, na estrada.
Comportamento dinâmico e suspensão
Apesar do desempenho mecânico eficiente, o comportamento da suspensão da Titano Ranch mostrou-se um ponto de crítica. A suspensão dianteira é independente por braços triangulares superpostos com mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem. Já a suspensão traseira é por eixo rígido e feixe de molas semielípticas de duas constantes elásticas em cada lado. Todavia, a constante elástica para condição de baixa carga me parece alta demais, a julgar pelo certo desconforto de rodagem quando a picape está vazia ou com pouca carga. Durante o uso urbano e em rodovias, notei que a suspensão transmite muitos impactos para os ocupantes, especialmente em pisos irregulares e buracos.
Esse comportamento é comum em picapes focadas no trabalho pesado, mas para quem busca uma para uso diário em cidade, a rigidez da suspensão pode se tornar um problema, especialmente para os passageiros do banco traseiro. Os demais fabricantes nacionais de picapes médias já conhecem melhor as exigências dos consumidores desse tipo de veículo e ao longo do tempo implementaram diversas soluções, entre elas os coxins hidráulicos de cabine para melhorar essa resposta. A engenharia da Stellantis tem profissionais qualificados para trabalhar nessa direção e diminuir sua desvantagem na categoria. Acho que é só aguardar.
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Design imponente e refinamento no acabamento
A Titano Ranch chama a atenção pelas suas dimensões, medindo 5.330 mm de comprimento, 1.963 mm de largura sem contar os espepalhos e 1.897 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 3.180 mm. A caçamba, com capacidade para 1.220 litros e capacidade de carga total de 1.020 kg, reflete sua vocação para o trabalho, enquanto os detalhes de acabamento, como os cromados na grade do radiador e os faróis de LED, reforçam a proposta de uma picape que também entrega sofisticação.
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O design externo é uma das qualidades mais marcantes da picape. As linhas robustas e modernas, combinadas com os faróis afilados e a grade cromada, dão à Titano Ranch um visual imponente. O uso de rodas de liga de alumínio de 18 polegadas e os apliques cromados nas laterais agregam um toque premium, que é reforçado no interior pelo acabamento em tecido sintético que imita couro, utilizado nos bancos e nas portas.
Tecnologia e segurança
A Fiat Titano vem equipada com bom pacote de tecnologia, trazendo tudo o que o cliente desse tipo de veículo precisa. Possui central multimídia de 10”, navegação residente da TomTom e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos utiliza mostradores analógicos com tela digital de 4,2 polegadas ao centro para computador de bordo, oferecendo uma leitura clara e personalizável das principais informações do veículo.
O ar-condicionado tem comando digital de duas zonas. O sistema de chave é presencial para acesso ao veículo e botão de partida. Além disso, um alerta de posição do volante ajuda o motorista a alinhar a direção antes de sair, prevenindo pequenas colisões.
A câmera 360° off-road é outro destaque. Ela auxilia no estacionamento e é ativada automaticamente ao detectar obstáculos. São quatro câmeras ao redor do veículo, sendo o único da categoria com essa função.
Em segurança, a Titano oferece seis bolsas infláveis, sete alças de segurança e recursos como alerta de saída de faixa, que reconhece as linhas da pista e avisa o motorista em caso de desvio. O sistema de controle de descida auxilia em descidas íngremes e escorregadias, mantendo o veículo sob controle em baixa velocidade.
A Titano também conta com monitoramento da pressão dos pneus, que informa o motorista sobre a perda de pressão e previne danos aos pneus, contribuindo para a segurança e economia de combustível.
O modelo é equipado com assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, e de trailer, garantindo estabilidade ao reboque. O sistema de freios ABS com distribuição eletrônica das foças de frenagem proporciona fortes desacelerações seguras e eficientes, não tendo notado sinais de fading ou perda de assistência hidráulica durante as avaliações. A modulação do pedal de freio é compatível com o tamanho do veículo
Conforto interno e acabamento
O interior da Titano Ranch é bem-acabado e espaçoso. Os bancos possuem ajustes elétricos nesta versão topo de linha, oferecem boa anatomia para o motorista e o passageiro da frente. No entanto, o conforto dos passageiros traseiros fica comprometido devido à mencionada rigidez da suspensão e ao impacto transmitido pela carroceria em pisos irregulares. Apesar disso, o espaço interno é generoso, e a cabine é bem isolada, proporcionando uma experiência agradável em viagens mais longas em estradas boas.
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Veredicto e preço
A Fiat Titano Ranch 2.2 Turbodiesel se apresenta como uma opção interessante para quem busca uma picape robusta, equipada com tecnologia e que combina desempenho e versatilidade. No entanto, seu comportamento dinâmico, especialmente no que diz respeito à suspensão, pode não agradar a todos, principalmente aqueles que buscam maior conforto no uso urbano.
Três versões estão disponíveis desde o lançamento em abril último, como ano-modelo 2025, com seguintes preços:
Fiat Titano Endurance – R$ 219.990
Fiat Titano Volcano – R$ 239.990
Fiat Titano Ranch – R$ 259.990 (versão testada)
Os valores são competitivos no segmento das picapes médias no Brasil. Apesar das ressalvas quanto ao conforto, ela se destaca por sua lista de equipamentos, capacidade de carga e estilo marcante, sendo uma boa escolha principalmente para quem precisa de um veículo para o trabalho.
Mais informações na matéria de lançamento em 4/04/2024 por Wagner Gonzalez.
GB
FICHA TÉCNICA FIAT TITANO RANCH | |||
MOTOR | |||
Tipo | Dianteiro longitudinal, 4 cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, injeção direta, turbocarregador de geometria variável, interresfriador, Diesel | ||
Cilindrada (cm³) | 2.179 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 85 x 96 | ||
Taxa de compressão (:1) | 16 | ||
Potência máxima (cv/rpm) | 180 / 3.750 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37.7 2.000 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Automático. 6 marchas | ||
Tração | 4×2 (traseira), 4×4 H, 4×4 L | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,065; 2{ 2,371; 3ª 1,551; 4ª 1,157; 5ª 0,853; 6ª 0,674; ré 3.200 | ||
Relação dos diferenciais (:1) | 4,200 | ||
Relação da Reduzida (:1) | 2,720 | ||
SUSPENSAO | |||
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo rígido, feixe de mola de 4 lâminas de duas constantes elásticas e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica | ||
Diâmetro mínimo. de curva (m) | 14 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 332, pinça flutuante de dois pistões | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 279, regulagem automática das sapatas pelo acionamento do freio de estacionamento | ||
Atuação e controle | Hidráulica, duplo circuito em paralelo, assistência a vácuo por bomba dedicada; ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem. | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas, material | Liga de alumínio | ||
Rodas, medida | 7,5J x 18 | ||
Pneus | 265/60 R18 | ||
CONSTRUÇÁO | |||
Tipo | Separada, cabine e caçamba sobre chassi, 4 portas, 5 lugares | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Caçamba (sem protetor/com protetor) | 1.220 / n.d. | ||
Tanque de combustível | 80 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 2.150 | ||
Carga útil | 1.020 | ||
Peso rebocável com freio | n.d. | ||
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 5.330 | ||
Largura sem/com espelhos | 1.963 / 2.221 | ||
Altura sem com barras longitudinais | 1.858 / 1.897 | ||
Distância entre eixos | 3.180 | ||
Bitola dianteira/traseira | n.d | ||
Distância mínima do solo | 235 | ||
Caçamba (comprimento/largura/altura) | 1.630 / 1.600 515 | ||
DADOS OFF-ROAD | |||
Ângulo de entrada (º) | 29 | ||
Ângulo de saída (º) | 27 | ||
Ângulo de transposição de rampa (º) | n.d. | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12,4 | ||
Velocidade máxima (km/h) | 175 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||
Cidade (km/l) | 8,5 | ||
Estrada (km/l) | 9,2 | ||
GARANTIA | |||
Tempo, anos | 5 | ||
Revisões | A cada ano ou 10.000 km | ||
Preços das revisões (R$) | 1ª 1.835,00; 2ª 1.802,00; 3ª 1.529,00; 4ª 3.161,00; 5º 2.075,00; 6ª 1.802,00 |
CONTEÚDO DA FIAT TITANO RANCH |
Acesso ao interior sem chave |
Alerta de saída de faixa |
Arco de proteção “Santantônio”) |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Assistente de partida em aclives |
Assoa revestido de carpete |
Assoalho revestido de vinil |
Bancos revestidos de couro |
Bancos traseiros modulares e rebatíveis |
Câmera 360º off-road |
Capota marítima e “Santantônio” cromado com barras de proteção nos vidros |
Capota marítima |
Câmera no retrovisor direito |
Central multimídia de 10″ |
Compartimento de armazenamento sob o assento do banco traseiro |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Descansa-braço dianteiro e traseiro |
Estribos laterais |
Faróis de neblina |
Faróis, lanternas e luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Maçanetas externas e carcaças dos retrovisores na cor do veículo |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Para-choque traseiro cromado |
Porta-luvas com refrigeração |
Protetor de caçamba |
Quadro de instrumento com tela digital em cores de 4,2″ |
Rodas de liga de alumínio de 18″ |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sensor de estacionamento dianteiro |
Volante multifuncional revestido de couro a acabamento preto piano |