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Home Avaliações

FIAT TITANO RANCH 2,2 TURBODIESEL, NO USO

UMA PICAPE ROBUSTA COM ESTILO E TECNOLOGIA, MAS COM RESSALVAS NO CONFORTO DINÂMICO

identicon por Gerson Borini
29/09/2024
em Avaliações, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor

A nova Fiat Titano chegou ao mercado brasileiro como a nova aposta da marca no segmento das picapes médias, e traz uma combinação de estilo, tecnologia e força para enfrentar concorrentes como a Chevrolet S10, a Ford Ranger e a Toyota Hilux. Equipada com o motor 2,2 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas e tração 4×4, a picape busca atender tanto às necessidades de trabalho quanto ao uso diário. Após uma semana de testes, apresento seus principais atributos.

Porte de veículo grande, com boa altura livre do solo o que exige o uso constante dos estribos laterais para entrar e sair da cabine

Motor e desempenho

O motor de quatro cilindros 2,2 litros turbodiesel é capaz de entregar a potência máxima de 180 cv a 3.750 rpm com torque máximo de 40,4 m·kgf disponível a 2.000 rpm. Esse conjunto mecânico, combinado com o câmbio automático epicíclico de 6 marchas, se mostra adequado para o uso misto, oferecendo boas respostas tanto no trânsito urbano quanto em estradas e trechos off-road leves.

Motor com menor potência em relação aos líderes do segmento pode ser insuficiente com veículo carregado

Durante o teste a Titano Ranch apresentou um desempenho satisfatório em acelerações e retomadas, embora sua potência de 180 cv possa parecer limitada em comparação com algumas concorrentes. No entanto, o torque abundante em baixas rotações facilita o transporte de cargas e a condução em terrenos mais exigentes, como estradas de terra e aclives. O câmbio de seis marchas realiza trocas suaves, proporcionando uma condução confortável na maior parte do tempo, e ainda permite a troca de marchas em modo manual através da própria alavanca. O toque na alavanca para essas trocas é subir marcha para frente/reduzir para trás, que muitos amam e outros tantos odeiam, tendo sido alvo de muita discussão.

Comando de câmbio com opção de engate manual e seletor de tração no console central

A tração 4×4 é acionada através de um comando rotativo no console central podendo optar por 4×2, 4×4 high e 4×4 low. A caixa de transferência tem reduzida com relação de 2,72:1.

O consumo médio nesta semana foi de 11,1 km/l em 802 km percorridos por cidade e estrada, números razoáveis para uma picape desse porte e com motorização a diesel. No entanto, é importante considerar que esses valores podem variar significativamente dependendo da carga transportada e do tipo de condução. O valor homologado junto ao Inmetro indica 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l, na estrada.

Pneus Goodyear Territory AT 265/60 R18 têm baixo nível de ruído de rodagem em asfalto

Comportamento dinâmico e suspensão

Apesar do desempenho mecânico eficiente, o comportamento da suspensão da Titano Ranch mostrou-se um ponto de crítica. A suspensão dianteira é independente por braços triangulares superpostos com mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem. Já a suspensão traseira é por eixo rígido e feixe de molas semielípticas de duas constantes elásticas em cada lado. Todavia, a constante elástica para condição de baixa carga me parece alta demais, a julgar pelo certo desconforto de rodagem quando a picape está vazia ou com pouca carga. Durante o uso urbano e em rodovias, notei que a suspensão transmite muitos impactos para os ocupantes, especialmente em pisos irregulares e buracos.

Caçamba alta e sem opções para facilitar o acesso

Esse comportamento é comum em picapes focadas no trabalho pesado, mas para quem busca uma para uso diário em cidade, a rigidez da suspensão pode se tornar um problema, especialmente para os passageiros do banco traseiro. Os demais fabricantes nacionais de picapes médias já conhecem melhor as exigências dos consumidores desse tipo de veículo e ao longo do tempo implementaram diversas soluções, entre elas os coxins hidráulicos de cabine para melhorar essa resposta. A engenharia da Stellantis tem profissionais qualificados para trabalhar nessa direção e diminuir sua desvantagem na categoria. Acho que é só aguardar.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Design imponente e refinamento no acabamento

A Titano Ranch chama a atenção pelas suas dimensões, medindo 5.330 mm de comprimento, 1.963 mm de largura sem contar os espepalhos e 1.897 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 3.180 mm. A caçamba, com capacidade para 1.220 litros e capacidade de carga total de 1.020 kg, reflete sua vocação para o trabalho, enquanto os detalhes de acabamento, como os cromados na grade do radiador e os faróis de LED, reforçam a proposta de uma picape que também entrega sofisticação.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O design externo é uma das qualidades mais marcantes da picape. As linhas robustas e modernas, combinadas com os faróis afilados e a grade cromada, dão à Titano Ranch um visual imponente. O uso de rodas de liga de alumínio de 18 polegadas e os apliques cromados nas laterais agregam um toque premium, que é reforçado no interior pelo acabamento em tecido sintético que imita couro, utilizado nos bancos e nas portas.

Grande área envidraçada favorece no uso urbano

Tecnologia e segurança

A Fiat Titano vem equipada com bom pacote de tecnologia, trazendo tudo o que o cliente desse tipo de veículo precisa. Possui central multimídia de 10”, navegação residente da TomTom e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.  O painel de instrumentos utiliza mostradores analógicos com tela digital de 4,2 polegadas ao centro para computador de bordo, oferecendo uma leitura clara e personalizável das principais informações do veículo.

Painel de instrumentos moderno com central multimídia de tela larga no topo e facilidade de acesso aos comandos

O ar-condicionado tem comando digital de duas zonas. O sistema de chave é presencial para acesso ao veículo e botão de partida. Além disso, um alerta de posição do volante ajuda o motorista a alinhar a direção antes de sair, prevenindo pequenas colisões.

Ar-condicionado automático de duas zonas e vários atalhos para acessar os principais comandos

A câmera 360° off-road é outro destaque. Ela auxilia no estacionamento e é ativada automaticamente ao detectar obstáculos. São quatro câmeras ao redor do veículo, sendo o único da categoria com essa função.

Boa distribuição dos comandos no console central e centro do painel

Em segurança, a Titano oferece seis bolsas infláveis, sete alças de segurança e recursos como alerta de saída de faixa, que reconhece as linhas da pista e avisa o motorista em caso de desvio. O sistema de controle de descida auxilia em descidas íngremes e escorregadias, mantendo o veículo sob controle em baixa velocidade.

A Titano também conta com monitoramento da pressão dos pneus, que informa o motorista sobre a perda de pressão e previne danos aos pneus, contribuindo para a segurança e economia de combustível.

Frene alta impõe respeito e aumenta a segurança na estrada

O modelo é equipado com assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, e de trailer, garantindo estabilidade ao reboque. O sistema de freios ABS com distribuição eletrônica das foças de frenagem proporciona fortes desacelerações seguras e eficientes, não tendo notado sinais de fading ou perda de assistência hidráulica durante as avaliações. A modulação do pedal de freio é compatível com o tamanho do veículo

Conforto interno e acabamento

O interior da Titano Ranch é bem-acabado e espaçoso. Os bancos possuem ajustes elétricos nesta versão topo de linha, oferecem boa anatomia para o motorista e o passageiro da frente. No entanto, o conforto dos passageiros traseiros fica comprometido devido à mencionada rigidez da suspensão e ao impacto transmitido pela carroceria em pisos irregulares. Apesar disso, o espaço interno é generoso, e a cabine é bem isolada, proporcionando uma experiência agradável em viagens mais longas em estradas boas.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Veredicto e preço

A Fiat Titano Ranch 2.2 Turbodiesel se apresenta como uma opção interessante para quem busca uma picape robusta, equipada com tecnologia e que combina desempenho e versatilidade. No entanto, seu comportamento dinâmico, especialmente no que diz respeito à suspensão, pode não agradar a todos, principalmente aqueles que buscam maior conforto no uso urbano.

Tradicional foto AE mostra bom ângulo de abertura das portas

Três versões estão disponíveis desde o lançamento em abril último, como ano-modelo 2025, com seguintes preços:

Fiat Titano Endurance – R$ 219.990
Fiat Titano Volcano – R$ 239.990
Fiat Titano Ranch – R$ 259.990 (versão testada)

Os valores são competitivos no segmento das picapes médias no Brasil. Apesar das ressalvas quanto ao conforto, ela se destaca por sua lista de equipamentos, capacidade de carga e estilo marcante, sendo uma boa escolha principalmente para quem precisa de um veículo para o trabalho.

Mais informações na matéria de lançamento em 4/04/2024 por Wagner Gonzalez.

GB

 

FICHA TÉCNICA  FIAT TITANO RANCH
MOTOR
Tipo Dianteiro longitudinal, 4 cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, injeção direta, turbocarregador de geometria variável, interresfriador, Diesel
Cilindrada (cm³) 2.179
Diâmetro x curso (mm) 85 x 96
Taxa de compressão (:1) 16
Potência máxima (cv/rpm) 180 / 3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm) 37.7 2.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático. 6 marchas
Tração 4×2 (traseira), 4×4 H, 4×4 L
Relações das marchas (:1) 1ª 4,065; 2{ 2,371; 3ª 1,551; 4ª 1,157; 5ª 0,853; 6ª 0,674; ré 3.200
Relação dos diferenciais (:1) 4,200
Relação da Reduzida (:1) 2,720
SUSPENSAO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de mola de 4 lâminas de duas constantes elásticas e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo. de curva (m) 14
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 332, pinça flutuante de dois pistões
Traseiros (Ø mm) Tambor / 279, regulagem automática das sapatas pelo acionamento do freio de estacionamento
Atuação e controle Hidráulica, duplo circuito em paralelo, assistência a vácuo por bomba dedicada; ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem.
RODAS E PNEUS
Rodas, material Liga de alumínio
Rodas, medida 7,5J x 18
Pneus 265/60 R18
CONSTRUÇÁO
Tipo Separada, cabine e caçamba sobre chassi, 4 portas, 5 lugares
CAPACIDADES (L)
Caçamba (sem protetor/com protetor) 1.220 / n.d.
Tanque de combustível 80
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.150
Carga útil 1.020
Peso rebocável com freio n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.330
Largura sem/com espelhos 1.963 / 2.221
Altura sem com barras longitudinais 1.858 / 1.897
Distância entre eixos 3.180
Bitola dianteira/traseira n.d
Distância mínima do solo 235
Caçamba (comprimento/largura/altura) 1.630 / 1.600  515
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 29
Ângulo de saída (º) 27
Ângulo de transposição de rampa (º) n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 12,4
Velocidade máxima (km/h) 175
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO
Cidade (km/l) 8,5
Estrada (km/l) 9,2
GARANTIA
Tempo, anos 5
Revisões A cada ano ou 10.000 km
Preços das revisões (R$) 1ª 1.835,00; 2ª 1.802,00; 3ª 1.529,00; 4ª 3.161,00; 5º 2.075,00; 6ª 1.802,00

 

CONTEÚDO DA FIAT TITANO RANCH
Acesso ao interior sem chave
Alerta de saída de faixa
Arco de proteção “Santantônio”)
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente de partida em aclives
Assoa revestido de carpete
Assoalho revestido de vinil
Bancos revestidos de couro
Bancos traseiros modulares e rebatíveis
Câmera 360º off-road
Capota marítima e “Santantônio” cromado com barras de proteção nos vidros
Capota marítima
Câmera no retrovisor direito
Central multimídia de 10″
Compartimento de armazenamento sob o assento do banco traseiro
Controle de descida
Controle de estabilidade e tração
Descansa-braço dianteiro e traseiro
Estribos laterais
Faróis de neblina
Faróis, lanternas e luz de rodagem diurna (DRL) de LED
Maçanetas externas e carcaças dos retrovisores na cor do veículo
Monitoramento da pressão dos pneus
Para-choque traseiro cromado
Porta-luvas com refrigeração
Protetor de caçamba
Quadro de instrumento com tela digital em cores de 4,2″
Rodas de liga de alumínio de 18″
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento traseiro
Sensor de estacionamento dianteiro
Volante multifuncional revestido de couro a acabamento preto piano

 

 

Tags: 4X4 off-roadFiat Titano RanchGBGerson Borinipicape média
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