• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home GB

GENERAL MOTORS ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS NO BRASIL

ESPANTA ASSIM O FANTASMA DA SAÍDA DO PAÍS QUE VINHA SENDO CONGITADO POR ALGUNS

identicon por Gerson Borini
04/09/2024
em GB, Notícias
Fotos: divulgação GM

Fotos: divulgação GM





Recentemente, a General Motors do Brasil anunciou dois investimentos significativos, reafirmando seu compromisso com o Brasil e afastando qualquer especulação sobre uma possível saída do país. Esses investimentos fazem parte de um total de R$ 7 bilhões e serão aplicados de 2024 a 2028, demonstrando a importância estratégica do Brasil para o fabricante, tanto em termos econômicos quanto operacionais.

O primeiro investimento, de R$ 1,2 bilhão, anunciado em julho último, é destinado à modernização da fábrica de Gravataí, RS, e considera um novo carro a ser lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região. Essa unidade é responsável pela produção dos modelos Chevrolet Onix, que deve também receber atualizações tecnológicas que visam aumentar a eficiência produtiva e a competitividade dos veículos. A adoção de tecnologias avançadas de automação e digitalização nas linhas de produção permitirá à GM não só melhorar a qualidade dos produtos, mas também manter preços competitivos tanto no mercado interno quanto o de exportação.

Modernização das fábricas é fundamental para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos

O segundo investimento anunciado hoje de R$ 5,5 bilhões, e será destinado às operações do Estado de São Paulo, sendo focado em novas tecnologias de veículos eletrificados, considerando dois com motorização híbrida e flex que já estão em estágio avançado de desenvolvimento, e a atualização de portfólio com modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado.

“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa”, afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors (foto de abertura).

Com o mercado automobilístico global caminhando em direção a veículos elétricos, a GM está se preparando para adaptar suas operações no Brasil a essa nova realidade. E busca reposicionar as operações brasileiras como um centro de inovação e produção de carros sustentáveis na América Latina.

Esses investimentos indicam claramente que a General Motors não só pretende continuar operando no Brasil, mas também enxerga o país como um mercado vital e um centro importante para exportações. A ideia de uma eventual saída da fabricante do país é inviável por diversas razões. Primeira, o mercado brasileiro, apesar de seus desafios, é um dos maiores do mundo em termos de volume de vendas de veículos, com possibilidade de crescimento, caso a economia do país se fortaleça.

Já são mais de 30 milhões de motores e caixas de câmbio produzidos no Brasil ao longo de sua história

Além disso, o Brasil possui uma cadeia de suprimento consolidada, com fornecedores de peças, serviços e logística bem estabelecidos. Esse ecossistema, desenvolvido ao longo de décadas, oferece à GM vantagens em termos de custo e eficiência que seriam difíceis de replicar em outro lugar. A saída do Brasil significaria a perda dessas vantagens competitivas e altos custos para recriar essa rede em outros mercados.

Outro fator crucial é o impacto econômico e social que a saída da GM teria no Brasil. A fabricante emprega milhares de pessoas diretamente e indiretamente por meio de sua cadeia de fornecedores e concessionárias. Além disso, a GM é um dos maiores contribuintes fiscais do setor automobilístico no país. A retirada da empresa causaria um impacto profundo na economia, com a perda de empregos e de receita tributária significativa.

Em suma, os recentes investimentos anunciados já totalizam R$ 6,7 bilhões até 2028, e confirmam que a GM vê o país como uma peça fundamental de sua estratégia global. Com um mercado robusto, uma cadeia de suprimentos eficiente e um papel estratégico nas operações globais, o Brasil deve continuar a ser um pilar essencial para a GM, que em 26 de janeiro de 2025 completará 100 anos de sua chegada aqui.

GB







Tags: ChevroletGBGeneral Motor SulaméricaGeneral MotorsGeneral Motors do BrasilGerson Borini
Próximo
Salão de Paris de 2022 (Foto: hopscotchgroup.com

RENAULT GROUP ESTARÁ NO SALÃO DE PARIS DESTE ANO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17