A Kawasaki Motores do Brasil acaba de lançar a motocicleta KLX 300R, que disputa sua preferência entre os apreciadores do fora de estrada no segmento off-road acima de 250 cm3. A nova Kawasaki KLX 300R pode satisfazer uma ampla gama de pilotos, dos iniciantes aos experientes, já que, mesmo sendo um modelo especial para competições, a motocicleta se destaca pela suavidade no funcionamento, com desempenho superior ao de suas concorrentes.
O motor é um monocilindro de 292 cm3 arrefecido a líquido com dois radiadores, cabeçote de duplo comando e quatro válvulas. A potência declarada é de 29 cv a 8.000 rpm, com torque de 2,7 m·kgf a 7.000 rpm. A alimentação é feita por um sistema de injeção DFI com corpo Keihin de 34 mm e a partida é elétrica. O escapamento de aço inox tem dupla vantagem, a de proporcionar maior rendimento em relação aos sistemas convencionais e a maior durabilidade.
Com relação secundária de 3,57:1 (coroa de 50 dentes e pinhão de 14 dentes) e um câmbio de seis marchas com a última marcha alongada, a Kawasaki KLX 300R está apta para trilhas e enduros, mas é também uma boa opção para ralis, geralmente disputados em longas estradas de terra e com maior velocidade. O quadro da KLX 300R é do tipo perimetral com duas traves superiores de tubos de aço de seção retangular.
A suspensão dianteira é do tipo upside down (invertida), com bengalas de 43 mm de diâmetro e curso de 285 mm, com regulagem de compressão em 18 posições. Na traseira, o sistema Uni-Trak de mola única tem balança de alumínio, amortecedor a gás com reservatório externo e curso de 285 mm. As regulagens são na pré-carga da mola e na compressão e distensão da parte hidráulica.
A Kawasaki KLX 300R tem rodas raiadas com diâmetro de 21″ na dianteira e 18″, na traseira, com aros de alumínio anodizado na cor preta, da marca japonesa D.I.D. Os pneus são 80/100-21 M/C 51M MST na dianteira e e 100/100-18 M/C 59M NHS na traseira. Os freios são a disco de 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira.
O guidão pode ser ajustado em quatro posições, o tanque de combustível tem capacidade de 7,9 litros, a distância entre-eixos é de 1.435 mm, com 900 mm de altura do assento e 300 mm de vão livre. A motocicleta pesa 128 kg em ordem de marcha.
Como o modelo não tem Renavam e por isso dispensa equipamentos obrigatórios como Farol. lanterna traseira e piscas, não pode ser licenciado para poder circular nas vias públicas abertas ao trânsito.
Disponível exclusivamente na cor cinza Battle, a nova Kawasaki KLX300R 2025 tem preço público sugerido de R$ 37.990.
GM
(Atualizada em 26/9/24 às 20h20 com a inclusão da informação de que o modelo na pode ser licenciado).