O Peugeot 208 chega ao mercado com algumas mudanças estéticas na linha 2025 e marca o retorno da versão GT, mas se você é entusiasta de esportivos raiz, saiba que o GT é esportivo apenas nos adereços estéticos, sendo toda a mecânica exatamente igual a versão Allure. Além das versões citadas, o hatchback fabricado na Argentina. em El Palomar, na Grande Buenos Aires, conta com duas outras: Active e Style.
O motor das versões Active e Style é o tricilindro 1,0 de 71/75 cv a 6.000 rpm e 10/10,7 m·kgf a 3.250/3.500 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Já as versões Allure e GT são tricilindro 1,0 turbo de 125/130 cv a 5.750 rpm e 20,4 m·kgf a 1.750 rpm associado a câmbio automático CVT de sete marchas.
O carro mede 4.055 mm de comprimento, 1.738/1.960 mm de largura (sem/com espelhos), 1.453 de altura e 2.538 mm de entre-eixos. O porta-malas é de 285 litros (VDA).
Style e GT possuem faróis de LED. As luzes de rodagem diurna, chamadas pela fabricante de “dentes se sabre” são opcionais na Active e de série nas demais; lanternas traseiras são de LED em todas as versões. Rodas são de aço de 15″ apenas para a versão de entrada e de liga de alumínio para as demais — 16″ para Style e Allure e 17″, para GT.
O GT possui quadro de instrumentos com tela 3D. No Allure a tela é 2D e as versões com motor 1-L contam com os tradicionais ponteiros, porém o conta-giros possui orientação invertida, com o ponteiro que se move no sentido anti-horário, algo incompreensível.
Principais itens de série da versão topo de linha são: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de motorista cansado , alerta e correção de permanência na faixa; e bolsas infláveis de cortina.
Computador de bordo, alarme, ar-condicionado digital, direção eletroassistida, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura e distância; auxílio de partida em subida e bolsas infláveis laterais são de série em todas as configurações, além das obrigatórias dianteiras. Câmera de ré, ar-condicionado automático e multimídia de 10″ estão disponíveis a partir da versão Style, e teto panorâmico de vidro são de série na Style e GT, sendo opcional na Allure.
Desempenho, consumo, peso, pneus
Active e Style
Aceleração 0-100 km/h (s): 15,4/14,5
Velocidade máxima (km/h): 164
Consumo (Inmetro, km/l): cidade 13,3/9,6, estrada 15,8/11,1
Peso em ordem de marcha (kg): 1.060/1.102
Pneus: Active 185/65 R15, Style 195/55 R16
Allure e GT
Aceleração 0-100 km/h (s): 9,2/9,1
Velocidade máxima (km/h): 206
Consumo (Inmetro, km/l): cidade 12,5/8,8 estrada 14,1/10,0
Peso em ordem de marcha: (kg): 1.177/1.057
Pneus: Allure 195/55 R16, GT 205/45 R17
A Peugeot não informou os preços. No seu site, até a presente data constam apenas os valores dos modelos 2024.
MF