Esta matéria começou com o e-mail do amigo Valter Prieto Jr. que tinha visto um VW Fusca especial, vide foto de abertura, numa das exposições da edição de 2024 da Feira da Comunidade da cidade de Chelsea, no estado de Michigan nos Estados Unidos — a 93 quilômetros a sudoeste da capital Lansing indo pela US-127, depois I-94.
Estas Feiras de Comunidade nos Estados Unidos são eventos muito importantes para as comunidades e as empresas locais, e são gigantescas. No caso desta Feira da Comunidade de Chelsea são realizadas centenas de atividades que vão desde uma área com um parque de diversões, passando por uma infinidade de concursos com grande participação da comunidade, provas de arrasto de peso por tratores, corridas de destruição de carros e muitas exposições dedicadas às mais variadas coisas, etc.
Deu vontade de fazer uma matéria sobre o tal “VW Bug Woodstock”, vi que uma das fotos tinha um texto datilografado, logo me animei. Pensei: “Oba, esta veio com texto e tudo…”
Mas quando eu fui ler o texto percebi que era só a primeira página, faltava a foto da segunda página! Mas eu estava decidido a trazer esta história para esta coluna.
Entrei em contato com o Prieto para ver se ele teria tirado foto da página dois. Mas como não havia ninguém a quem pedir permissão para mexer naquele documento ele acabou não fazendo a foto da página dois.
Outra foto deu a dica de quem era o atual proprietário do “VW Bug Woodstock”, o que deu início à busca da página dois:
Na foto estava indicado que o “VW Bug Woodstock” pertence à Marshall Motors Classics de Jackson, Michigan. Procurei esta empresa na internet e encontrei o seu site. Parece ser uma empresa pequena, que fica ao lado de uma estrada, na 4500 Ann Arbor Road, que, além de um acervo particular, vende carros antigos e memorabilia automobilística como bombas de gasolina antigas, placas de propaganda, etc.
Enviei uma mensagem através da página de contato do respectivo site daquela empresa, mas isto não funcionou. De volta à estaca zero.
Decidi procurar alguma referência através de busca por imagem, usando uma das fotos do Prieto, e acabei encontrando uma foto semelhante na página no Facebook dos “amigos da Marshall Motors Classics” (friends of Marshall Motors classics) que havia sido publicada por Don Classics, certamente um pseudônimo.
Enviei uma mensagem para o Don e ele gentilmente foi lá e tirou fotos com o texto legível das duas folhas com o tão procurado texto! Pois é, nem sempre as coisas são fáceis.
Lendo o texto observei que ele foi redigido por uma pessoa que anotou o depoimento de uma mulher que conhecia o casal Effie e Bob, protagonistas desta história, mas não há a indicação do nome de quem fez estas anotações, tampouco de quem fez o relato.
Voltei a contactar o Don Classics pelo Facebook e ele disse que a Effie mesmo que contou sua história para seu sobrinho que a passou para aquelas duas páginas.
Mas numa das fotos Prieto registrou um texto escrito de próprio punho pela Effie com um resumo que confirma o texto das páginas datilografadas:
Este texto estava “pregado” no interior de uma caixa vazia de Pepsi afixada na parte de cima do mesmo tripé vermelho que em sua parte de baixo tinha a placa circular indicando que o “VW Bug Woodstock” pertence à Marshall, reproduzida acima. Pode-se ver este tripé, a placa e a caixa de Pepsi, colocados na frente do VW Fusca na foto de abertura.
Mas vamos ao causo dos dois jovens e seu VW Bug:
História do VW Bug e Woodstock
Relatada pela Effie para seu sobrinho que a datilografou
Em 1965, ela (Effie) tinha um namorado chamado Bob, que tinha 18 anos e acabara de se formar no ensino médio. Ela o conheceu trabalhando na fazenda de seu pai, cortando e pendurando tabaco. Ele recebia US$ 1,20 por hora.
Effie tinha apenas 14 anos na época e sabia que ficaria com Bob para sempre. Quando seu avô descobriu que eles estavam interessados um no outro, ele o expulsou e ela não o viu por quase um ano.
Avançando rapidamente para um dia quando a Effie estava na cidade e viu Bob dirigindo o VW Bug. Eles conversaram e secretamente decidiram se encontrar novamente naquele sábado, mas o que Bob não sabia é que quando Effie chegou à cidade naquele sábado, ela estava com suas malas.
Esta é a vida deles vivendo no LOVE BUG (VW Fusca do Amor) e viajando pelo país até 1970. Ela disse que Effie fez uma tela que pendurou no capô para poder dormir do lado de fora sob as estrelas. Bob era um homem muito alto e ocupou o interior do Fusca.
Eles dirigiram até Texarkana, Arkansas, quando saíram de West Virginia, ficaram lá por alguns meses, ganharam algum dinheiro com agricultura e outros trabalhos estranhos, e seguiram para Las Vegas.
Ela disse que nunca foi ao centro de Las Vegas porque sempre teve medo de que a polícia soubesse que ela havia fugido, então eles ficaram na periferia da cidade por dois meses.
A próxima aventura deles foi em San Francisco. Bob era um guitarrista e, assim que chegaram à Califórnia, ganharam dinheiro pedindo esmolas até encontrarem outras pessoas fazendo o mesmo, o que os levou a um acampamento que, na minha opinião, era um local para moradores de rua.
Ela disse que costumava ir a muitos protestos contra a Guerra do Vietnã e foi lá que conheceu muitos de seus amigos que estavam falando sobre o festival de música que se realizaria na localidade de Woodstock. Ela disse que Effie tinha ouvido falar de Woodstock seis meses antes do evento, mas não planejava ir porque Bob queria voltar para casa para ver seus pais.
Agora que tinha 18 anos, ela também queria voltar para casa e, por ser adulta, seus pais ou a lei não podiam fazer nada. Na metade do caminho de volta para casa, foi quando decidiram que iriam primeiro a Woodstock.
Assim, em vez de irem para West Virginia, eles foram para Nova York. Faltava uma ou duas semanas para Woodstock, então Bob começou a comprar toda a maconha que encontrava. Ele encontrou muito ácido líquido, então fez cubos de açúcar. Era assim que eles ganhariam dinheiro em Woodstock.
Assim, para facilitar a volta para casa quando saíssem de Woodstock, eles estacionaram a cerca de 800 metros do evento, pegaram seus equipamentos e escalaram uma cerca. Eles montaram barracas improvisadas e ficaram lá durante os dois dias do evento.
Bob não bebeu nem usou drogas durante todo esse tempo, mas Effie mal se lembrava de ter estado lá porque estava se drogando com ácido e fumando maconha, entre outras coisas.
No segundo dia, Bob havia ganhado mais de US$ 1.000,00 e estava pronto para voltar para casa, então colocou Effie no ombro, deixou tudo lá, voltou para o VW Bug e voltaram para West Virginia.
Eles se mudaram para Westland, Michigan, em 1972. O VW Bug foi usado até 1974 e depois ficou estacionado na garagem. Em 2022, o VW Bug foi dado ao sobrinho de Effie, que o vendeu.
E o resto é história…
Agradeço ao Valter Prieto Jr. por mais esta gentileza que acabou numa matéria, um causo americano. Também agradeço ao Don Classics pela ajuda que permitiu a elaboração desta matéria.
Todas as fotos, a não ser se indicado em contrário, são do Valter Prieto Jr.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.