Quando se fala de esportividade e precisão, o Porsche 718 Cayman GTS 4.0 é, sem dúvida, uma das máquinas que vêm à mente. Este cupê compacto representa o suprassumo do prazer ao volante, combinando a elegância e sofisticação típicas da marca de Stuttgart com a visceralidade de um motor aspirado de seis cilindros. É possível afirmar que este modelo proporciona uma das melhores experiências de condução disponíveis no mercado hoje.
O veículo testado nesta semana tem preço-base de R$ 639 mil, que acrescido dos opcionais instalados alcança o preço final de R$ 764 mil.
Motor e desempenho
No coração do 718 Cayman GTS encontra-se o motor boxer de 4 litros, capaz de entregar 400 cv de potência máxima a 7.000 rpm e 43,8 m·kgf de torque máximo a 5.500 rpm. Este motor aspirado é uma verdadeira obra de arte da engenharia alemã, oferecendo um desempenho linear e uma resposta imediata ao acelerador que só um motor de aspiração atmosférica pode proporcionar.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 4,5 segundos, quando equipado com a câmbio manual de seis marchas — uma escolha que é um verdadeiro deleite para os puristas, pena que esta configuração não chega ao Brasil. O veículo testado tinha o câmbio robotizado por dupla embreagem de sete marcha, chamado de PDK pela fabricante (simples sigla, em alemão, de dupla embreagem Porsche), o tempo de aceleração é de 4 segundos, além de proporcionar trocas rápidas e precisas, perfeitas para quem busca máxima eficiência em circuitos.
A velocidade máxima declarada é de 288 km/h e alcançada em 6ª marcha — a 7.000 rpm, rotação de potência máxima, o que indica tratar-se de um câmbio 6+E —, um número que impressiona, mas que, na prática, é apenas parte do que faz deste carro uma experiência única. Os alcances das marchas (7,000 rpm) são 1ª 58 km/h, 2ª 100, 3ª 145, 4ª 194 e 5ª 243 km/h. O real prazer do 718 GTS não está apenas nos números, mas sim na forma como ele entrega esse desempenho para um veículo de 1.435 kg ordem de marcha. O motor vira de forma melodiosa ao subir de giro, podendo alcançar 7.800 rpm, e a sensação de controle absoluto transmite uma confiança ímpar ao condutor, seja nas retas ou nas curvas mais fechadas.
Alternando entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus há um incremento na maneira como a resposta ao pedal do acelerador chegar à rodas traseiras, sempre mostrando muita competência dos sistemas de gerenciamento de motor, câmbio e diferencial..
Um dado de pouca importância e relevância para um esportivo é o seu consumo de combustível, mas sempre desperta a curiosidade daqueles que se aproximam do veículo. Durante a semana de teste o consumo médio ficou na casa de 8 km/l, porém no trecho entre São Paulo e Campinas, a 120 km/h o resultado foi de 9,2 km/l, causando admiração àqueles que esperam consumo maior. Com tanque de 64 litros, é possível rodar mais de 500 km sem precisar parar para reabastecimento.
A Porsche do Brasil não informa o consumo de homologação do Inmetro, mas a matriz diz ser de 9,9 km/l médio entre cidade e estrada com gasolina 98 RON, que na Europa não tem álcool.
Dinâmica de condução
A verdadeira magia do 718 Cayman GTS está na sua afinação de chassi. Equipado com o Porsche Active Suspension Management (PASM) de série, o carro é 20 mm mais baixo que o 718 Cayman padrão. Isso contribui para um centro de gravidade mais baixo, essencial para a impressionante capacidade de contornar curvas que este carro oferece. A suspensão adaptativa ajusta automaticamente a carga dos amortecedores, garantindo um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho. Mas as lombadas brasileiras são um atentado à sanidade viária e castigam defletor dianteiro e em alguns casos nota-se o contato com o fundo do assoalho.
Outro ponto alto é a direção, que é direta com relação de esterço progressiva e assistência elétrica, oferecendo uma resposta excelente, comunicando ao motorista cada irregularidade do asfalto. A precisão ao contornar curvas é de tal magnitude que o Cayman GTS parece estar esculpindo o asfalto a cada curva, mantendo-se firme e controlado, mesmo sob condições adversas. Além disso, o diferencial com vetorização de torque e autobloqueio garante que a tração seja distribuída de forma ótima, permitindo uma aceleração limpa na saída de curvas e um comportamento neutro na entrada.
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Os freios também merecem destaque. Equipados com discos ventilados de aço carbono de 350 mm na dianteira e 330 mm na traseira, o sistema de frenagem oferece uma capacidade de desaceleração excepcional. A resistência ao fading é excelente, mesmo após sessões prolongadas de condução agressiva, o que é um testemunho da qualidade do sistema de arrefecimento dos freios e da qualidade dos materiais empregados.
Interior e conforto
Por dentro, o 718 Cayman GTS mantém a tradição Porsche de oferecer uma cabine voltada para o motorista, com todos os controles dispostos de maneira ergonômica e fácil de alcançar. O acabamento é impecável, com materiais de alta qualidade como couro Alcantara e detalhes em fibra de carbono, que reforçam o caráter esportivo do veículo.
Os bancos esportivos são confortáveis e oferecem suporte lateral excelente, essenciais para manter o condutor firme durante a condução em alta velocidade. O painel de instrumentos é clássico, com um grande conta-giros central, ladeado por dois mostradores que fornecem informações de velocidade à esquerda e computador de bordo à direita.
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O sistema de multimídia Porsche Communication Management (PCM) com tela de 7 polegadas é intuitivo e rápido, oferecendo conectividade com smartphones via cabo USB. No entanto, como esperado em um esportivo desta categoria, o foco aqui é mais na experiência de condução do que nas funcionalidades digitais.
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Conclusão
O Porsche 718 Cayman GTS 4.0 é, sem dúvida, uma das ofertas mais emocionantes no mercado de carros esportivos atualmente. Ele consegue reunir tudo o que se espera de um Porsche: desempenho, precisão e uma experiência de condução envolvente. Comparado a seus concorrentes europeus, o GTS se destaca não apenas pelos números, mas pela forma como esses números são entregues. Cada quilômetro percorrido no Cayman GTS é um lembrete de que a Porsche continua a ser a referência em carros esportivos, proporcionando uma condução que é, ao mesmo tempo, visceral e refinada.
Para os entusiastas que buscam uma experiência de condução pura, o 718 Cayman GTS é uma escolha difícil de superar. Ele oferece tudo o que um purista pode desejar: um motor naturalmente aspirado, tração traseira, e, acima de tudo, uma dinâmica de condução que é difícil de igualar. Em resumo, o 718 Cayman GTS não é apenas um carro, mas sim uma ferramenta precisa e envolvente para aqueles que realmente amam dirigir.
GB
FICHA TÉCNICA DO PORSCHE 718 CAYMAN GTS 4.0 | |
MOTOR | |
Tipo | 6 cil. horizonrais opostos,central-traseiro longitudinal, carcaça/cilindros/cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas por lado, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, dois levantamentos das válvulas de admissão, 4 válvulas por cilindro atuadas diretamente por tucho-copo hidráulico, coletor de admissão variável, lubrificação por cárter seco e bomba de óleo de demanda controlada, filtro de material particulado, volante de duas massas, gasolina 98 RON |
Diâmetro x curso (mm) | 102 x 81,5 |
Cilindrada (cm³) | 3.995 |
Potência máxima (cv/rpm) | 400 / 7.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 43,8 / 5.500 |
Taxa de compressão (:1) | 13 |
Corte de rotação (rpm) | 7.800 |
Densidade de potência (cv/L) | 105,1 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 10,9 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio robotizado de duas embreagens, 7 marchas à frente e uma à ré, tração traseira, vetoração por torque, bloqueio do diferencial com distribuição variável de torque |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,91; 2ª 2,29; 3ª 1,58; 4ª 1,18; 5ª 0,94; 6ª 0,79; 7ª 0,62; Ré 3,55 |
Relação de diferencial (:1) | 3,89 |
CHASSI | |
Suspensão e amortecimento | Molas helicoidais e amortecimento variável, suspensão ativa e controle de rolagem ativo |
Dianteira e traseira | Independente McPherson |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade, relação de direção variável e esterçamento das rodas traseiras |
Relação de direção (:1) | 14,1 (centro) a 12,5 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 360 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 |
FREIOS | |
Sistema de freios | Duplo circuito em paralelo, servo-freio eletromecânico, assistente frenagem de emergência, freio de estacionamento eletromecânico |
Dianteiros (Ø mm) | A disco ventilado e perfurado/ 380, pinça fixa de alumínio de 6 pistões |
Traseiros (Ø mm) | A disco ventilado e perfurado/380, pinça fixa de alumínio de 4 pistões |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio,8J x 20 (diant.), 9J x 20 (tras.) |
Pneus | 235/35 R20 (diant), 265/35 R20 (tras.) |
Estepe | Kit de reparação |
CONSTRUÇÃO | |
Arquitetura | Monobloco de aço com para-lamas, portas e tampas de alumínio, subchassi dianteiro e traseiro, cupê de 2 portas, 2 lugares |
Aerodinâmica (Cx) | 0,34 |
Área frontal (m²) | 2 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,68 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.405 |
Largura sem/com espelhos | 1.801 / 1.994 |
Altura | 1.276 |
Distância entre eixos | 2,475 |
Bitola dianteira/traseira | 1.538 / 1.534 |
CAPACIDADES E PESOS | |
Porta-malas (L) | Dianteiro, 150, traseiro 275, total 425 |
Tanque de combustível (L) | 64 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.435 |
Peso bruto admissível (kg) | 1.730 |
Carga máxima (kg) | 295 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,0 |
Aceleração 0-160 km/h | 8,7 |
Aceleração 0-200 km/h (s) | 13,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 288 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª (km/h) | 52,6 |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.280 |
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) | 6.968 |