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Home Avaliações

PORSCHE 718 CAYMAN GTS, NO USO

A PRECISÃO ALEMÃ NA SUA FORMA MAIS PURA

identicon por Gerson Borini
08/09/2024
em Avaliações, GB, Outros, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Quando se fala de esportividade e precisão, o Porsche 718 Cayman GTS 4.0 é, sem dúvida, uma das máquinas que vêm à mente. Este cupê compacto representa o suprassumo do prazer ao volante, combinando a elegância e sofisticação típicas da marca de Stuttgart com a visceralidade de um motor aspirado de seis cilindros. É possível afirmar que este modelo proporciona uma das melhores experiências de condução disponíveis no mercado hoje.

O veículo testado nesta semana tem preço-base de R$ 639 mil, que acrescido dos opcionais instalados alcança o preço final de R$ 764 mil.

O estilo do 718 Cayman agrada a todos os gostos

Motor e desempenho

No coração do 718 Cayman GTS encontra-se o motor boxer de 4 litros, capaz de entregar 400 cv de potência máxima a 7.000 rpm e 43,8 m·kgf de torque máximo a 5.500 rpm. Este motor aspirado é uma verdadeira obra de arte da engenharia alemã, oferecendo um desempenho linear e uma resposta imediata ao acelerador que só um motor de aspiração atmosférica pode proporcionar.

O motor fica instalado à frente do eixo traseiro, dando melhor distribuição de peso, mas como em outros Porsches não temos acesso direto pela tamba traseira

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 4,5 segundos, quando equipado com a câmbio manual de seis marchas — uma escolha que é um verdadeiro deleite para os puristas, pena que esta configuração não chega ao Brasil. O veículo testado tinha o câmbio robotizado por dupla embreagem de sete marcha, chamado de PDK pela fabricante (simples sigla, em alemão, de dupla embreagem Porsche), o tempo de aceleração é de 4 segundos, além de proporcionar trocas rápidas e precisas, perfeitas para quem busca máxima eficiência em circuitos.

 

Gráfico “dente de serra”

A velocidade máxima declarada é de 288 km/h e alcançada em 6ª marcha — a 7.000 rpm, rotação de potência máxima, o que indica tratar-se de um câmbio 6+E —, um número que impressiona, mas que, na prática, é apenas parte do que faz deste carro uma experiência única. Os alcances das marchas (7,000 rpm) são 1ª 58 km/h, 2ª 100, 3ª 145, 4ª 194 e 5ª 243 km/h. O real prazer do 718 GTS não está apenas nos números, mas sim na forma como ele entrega esse desempenho para um veículo de 1.435 kg ordem de marcha. O motor vira de forma melodiosa ao subir de giro, podendo alcançar 7.800 rpm, e a sensação de controle absoluto transmite uma confiança ímpar ao condutor, seja nas retas ou nas curvas mais fechadas.

Alternando entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus há um incremento na maneira como a resposta ao pedal do acelerador chegar à rodas traseiras, sempre mostrando muita competência dos sistemas de gerenciamento de motor, câmbio e diferencial..

Silhueta mostra uma linha contínua do teto até o aerofólio traseiro

Um dado de pouca importância e relevância para um esportivo é o seu consumo de combustível, mas sempre desperta a curiosidade daqueles que se aproximam do veículo. Durante a semana de teste o consumo médio ficou na casa de 8 km/l, porém no trecho entre São Paulo e Campinas, a 120 km/h o resultado foi de 9,2 km/l, causando admiração àqueles que esperam consumo maior. Com tanque de 64 litros, é possível rodar mais de 500 km sem precisar parar para reabastecimento.

A Porsche do Brasil não informa o consumo de homologação do Inmetro, mas a matriz diz ser de 9,9 km/l médio entre cidade e estrada com gasolina 98 RON, que na Europa não tem álcool.

Em condição de condução esportiva o aerofólio traseiro levanta, aumentando a downforce nas rodas traseiras

Dinâmica de condução

A verdadeira magia do 718 Cayman GTS está na sua afinação de chassi. Equipado com o Porsche Active Suspension Management (PASM) de série, o carro é 20 mm mais baixo que o 718 Cayman padrão. Isso contribui para um centro de gravidade mais baixo, essencial para a impressionante capacidade de contornar curvas que este carro oferece. A suspensão adaptativa ajusta automaticamente a carga dos amortecedores, garantindo um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho. Mas as lombadas brasileiras são um atentado à sanidade viária e castigam defletor dianteiro e em alguns casos nota-se o contato com o fundo do assoalho.

Rodas de 20″ com pneus 235/35R20 na dianteira e 265/35R20 na traseira

Outro ponto alto é a direção, que é direta com relação de esterço progressiva e assistência elétrica, oferecendo uma resposta excelente, comunicando ao motorista cada irregularidade do asfalto. A precisão ao contornar curvas é de tal magnitude que o Cayman GTS parece estar esculpindo o asfalto a cada curva, mantendo-se firme e controlado, mesmo sob condições adversas. Além disso, o diferencial com vetorização de torque e autobloqueio garante que a tração seja distribuída de forma ótima, permitindo uma aceleração limpa na saída de curvas e um comportamento neutro na entrada.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os freios também merecem destaque. Equipados com discos ventilados de aço carbono de 350 mm na dianteira e 330 mm na traseira, o sistema de frenagem oferece uma capacidade de desaceleração excepcional. A resistência ao fading é excelente, mesmo após sessões prolongadas de condução agressiva, o que é um testemunho da qualidade do sistema de arrefecimento dos freios e da qualidade dos materiais empregados.

Desenho de linha retas no painel de instrumento alarga o tamanho do veículo e sua sensação de espaço interno

Interior e conforto

Por dentro, o 718 Cayman GTS mantém a tradição Porsche de oferecer uma cabine voltada para o motorista, com todos os controles dispostos de maneira ergonômica e fácil de alcançar. O acabamento é impecável, com materiais de alta qualidade como couro Alcantara e detalhes em fibra de carbono, que reforçam o caráter esportivo do veículo.

Alavanca de marchas do tipo convencional com possibilidade de trocas de marcha em manual pela propria alavanca ou pelas borboletas atrás do volante

Os bancos esportivos são confortáveis e oferecem suporte lateral excelente, essenciais para manter o condutor firme durante a condução em alta velocidade. O painel de instrumentos é clássico, com um grande conta-giros central, ladeado por dois mostradores que fornecem informações de velocidade à esquerda e computador de bordo à direita.

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O sistema de multimídia Porsche Communication Management (PCM) com tela de 7 polegadas é intuitivo e rápido, oferecendo conectividade com smartphones via cabo USB. No entanto, como esperado em um esportivo desta categoria, o foco aqui é mais na experiência de condução do que nas funcionalidades digitais.

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Conclusão

O Porsche 718 Cayman GTS 4.0 é, sem dúvida, uma das ofertas mais emocionantes no mercado de carros esportivos atualmente. Ele consegue reunir tudo o que se espera de um Porsche: desempenho, precisão e uma experiência de condução envolvente. Comparado a seus concorrentes europeus, o GTS se destaca não apenas pelos números, mas pela forma como esses números são entregues. Cada quilômetro percorrido no Cayman GTS é um lembrete de que a Porsche continua a ser a referência em carros esportivos, proporcionando uma condução que é, ao mesmo tempo, visceral e refinada.

Tradicional foto AE

Para os entusiastas que buscam uma experiência de condução pura, o 718 Cayman GTS é uma escolha difícil de superar. Ele oferece tudo o que um purista pode desejar: um motor naturalmente aspirado, tração traseira, e, acima de tudo, uma dinâmica de condução que é difícil de igualar. Em resumo, o 718 Cayman GTS não é apenas um carro, mas sim uma ferramenta precisa e envolvente para aqueles que realmente amam dirigir.

GB

FICHA TÉCNICA DO PORSCHE 718 CAYMAN GTS 4.0
MOTOR
Tipo 6 cil. horizonrais opostos,central-traseiro longitudinal, carcaça/cilindros/cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas por lado, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, dois levantamentos das válvulas de admissão, 4 válvulas por cilindro atuadas diretamente por tucho-copo hidráulico,  coletor de admissão variável, lubrificação por cárter seco e bomba de óleo de demanda controlada, filtro de material particulado, volante de duas massas, gasolina 98 RON
Diâmetro x curso (mm) 102 x 81,5
Cilindrada (cm³) 3.995
Potência máxima (cv/rpm) 400 / 7.000
Torque máximo (m·kgf/rpm) 43,8 / 5.500
Taxa de compressão (:1) 13
Corte de rotação (rpm) 7.800
Densidade de potência (cv/L) 105,1
Densidade de torque (m·kgf/L) 10,9
TRANSMISSÃO
Tipo Câmbio robotizado de duas embreagens, 7 marchas à frente e uma à ré, tração traseira, vetoração por torque, bloqueio do diferencial com distribuição variável de torque
Relações das marchas (:1) 1ª 3,91; 2ª 2,29; 3ª 1,58; 4ª 1,18; 5ª 0,94; 6ª 0,79; 7ª 0,62; Ré 3,55
Relação de diferencial (:1) 3,89
CHASSI
Suspensão e amortecimento Molas helicoidais e amortecimento variável, suspensão ativa e controle de rolagem ativo
Dianteira e traseira Independente McPherson
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade, relação de direção variável e esterçamento das rodas traseiras
Relação de direção (:1) 14,1 (centro) a 12,5
Diâmetro do volante de direção (mm) 360
Diâmetro mínimo de curva (m) 11
FREIOS
Sistema de freios Duplo circuito em paralelo, servo-freio eletromecânico, assistente frenagem de emergência, freio de estacionamento eletromecânico
Dianteiros (Ø mm) A disco ventilado e perfurado/ 380, pinça fixa de alumínio de 6 pistões
Traseiros (Ø mm) A disco ventilado e perfurado/380, pinça fixa de  alumínio de 4 pistões
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio,8J x 20 (diant.), 9J x 20 (tras.)
Pneus 235/35 R20 (diant), 265/35 R20 (tras.)
Estepe Kit de reparação
CONSTRUÇÃO
Arquitetura Monobloco de aço com para-lamas, portas e tampas de alumínio, subchassi dianteiro e traseiro, cupê de 2 portas, 2 lugares
Aerodinâmica (Cx) 0,34
Área frontal (m²) 2
Área frontal corrigida (m²) 0,68
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.405
Largura sem/com espelhos 1.801 / 1.994
Altura 1.276
Distância entre eixos 2,475
Bitola dianteira/traseira 1.538 / 1.534
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas (L) Dianteiro, 150, traseiro 275, total 425
Tanque de combustível (L) 64
Peso em ordem de marcha (kg) 1.435
Peso bruto admissível (kg) 1.730
Carga máxima (kg) 295
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,0
Aceleração 0-160 km/h 8,7
Aceleração 0-200 km/h (s) 13,7
Velocidade máxima (km/h) 288
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª (km/h) 52,6
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2.280
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) 6.968

 







Tags: carro esportivoGBGerson BoriniPorsche 718 Cayman GTS
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Foto: massanews.com

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